Eleito presidente do Flamengo para comandar o clube de janeiro de 2025 até dezembro de 2027, Luiz Eduardo Baptista, o BAP , terá algumas missões à frente do clube carioca. E o ESPN.com.br separou cinco das principais 'bombas' que o novo mandatário terá de resolver quando tiver a caneta em mãos. De contratações a estádio, BAP terá de dar respostas rápidas às perguntas que estão na ponta da língua do torcedor. Filipe Luís continua no técnico? Quem será o diretor responsável por comandar o futebol? E o substituto de Gabigol ? Confira abaixo alguns tópicos importantes para os primeiros dias da gestão de BAP, que vai começar em janeiro.
Estrutura do departamento do futebol: Uma das principais missões para BAP será montar uma nova estrutura do departamento de futebol. Desde janeiro de 2019, Marcos Braz e Bruno Spindel, vice-presidente de futebol e diretor executivo, respectivamente, tocaram o futebol neste período vencedor dos últimos anos. Durante o debate da ESPN , BAP não revelou nomes que integrariam o departamento caso vencesse a eleição, mas afirmou que vai seguir o caminho da profissionalização. Um executivo de mercado será contratado para tocar o futebol em um modelo diferente da gestão Landim, que tinha um dirigente estatutário como o homem forte da pasta.
Manter o clube no topo das finanças: Desde 2013, com ou sem títulos, o Flamengo ficou marcado pela austeridade financeira. De lá para cá, ocupou o topo do futebol brasileiro nas finanças. Clube que mais fatura, o Rubro-Negro diminuiu sua dívida nos últimos quatro mandatos e passou a ser referência nas finanças. Tem a maior folha salarial e o maior potencial de investimento para reforços. Com a exigência da torcida por títulos e mais títulos a cada ano, o investimento terá de ser parecido com o que vem sendo feito nos últimos anos, mas sem perder a austeridade financeira que mudou o patamar do clube.
Substituto para Gabigol: Uma das principais missões no futebol será no ataque. Quem será o substituto de Gabigol? Essa é a pergunta que todo torcedor rubro-negro vai fazer para o presidente em seu primeiro dia após ser eleito. A saída de um dos maiores ídolos da história do clube se soma ao fato de Pedro ainda estar em recuperação de uma grave lesão no joelho. Com o Mundial de Clubes no meio do ano, a contratação de um centroavante de impacto é prioridade dentro do clube.
Filipe Luís: Durante o debate da ESPN , BAP foi acusado por Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral de Landim e derrotado nas eleições, de ser contrário à efetivação de Filipe Luís como técnico do clube. BAP negou e, à ESPN , garantiu que Filipe Luís segue como treinador do Flamengo. No entanto, afirmou que todas as decisões do futebol, incluindo técnico e jogadores durante sua gestão, passarão pelo diretor de futebol que vai escolher para comandar o clube.
Estádio: O tema mais polêmico para BAP certamente estará no estádio do Flamengo. O terreno do Gasômetro foi comprado na gestão Rodolfo Landim e se tornou um dos maiores 'trunfos' dos antigos membros da diretoria. Por outro lado, Luiz Eduardo Baptista tem visão diferente sobre o estádio. Acusado por Landim de ser contra a construção da nova casa rubro-negra, BAP passou o período eleitoral dizendo que o estádio precisa 'se pagar'. O novo presidente falou em aumentar a receita do clube e a rentabilidade em 50% para que assim essa construção seja saudável. Sem isso, BAP vê o investimento correndo risco de diminuir e afetar consequentemente a performance esportiva.
Comentários do Facebook -