Por que o Léon foi excluído do grupo do Flamengo? A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou no último domingo um plano para organizar uma partida entre Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e Club América, do México. O confronto visa definir quem ocupará a última vaga no Grupo D do Campeonato Mundial de Clubes, que também conta com a presença do Flamengo. Inicialmente, essa vaga estava destinada ao León, também do México.
No entanto, a FIFA decidiu pela exclusão do León da competição, uma vez que o clube pertence ao mesmo conglomerado que administra o Pachuca, outra equipe mexicana. O Pachuca está alocado no Grupo H do torneio, que tem o Real Madrid como destaque.

Conforme informações da FIFA, o Los Angeles FC ganharia a oportunidade de disputar o Mundial por ter sido o vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf em 2023. Na ocasião, o time foi derrotado na final pelo próprio León, que garantiu sua vaga no Mundial ao conquistar o título da competição regional. Por sua vez, o Club América se qualificaria para disputar a vaga com base no seu desempenho no ranking de clubes da FIFA. Sob a liderança do técnico André Jardine, ex-São Paulo, a equipe mexicana tem se destacado e é a atual tricampeã do campeonato nacional.

Impedimentos legais podem afetar vaga no Mundial. A FIFA esclareceu que a equipe vencedora deste confronto terá sua participação no Mundial de Clubes assegurada, “a menos que ocorram impedimentos legais que alterem essa decisão”. Essa cláusula ressalta a possibilidade de eventuais desenvolvimentos judiciais interferirem no desfecho do processo de qualificação. A decisão ocorreu após a exclusão do León, do México, devido a questões de governança.
O Mundial de Clubes está agendado para começar em 14 de junho deste ano, com a final marcada para 13 de julho. Os Estados Unidos foram escolhidos como sede do torneio, o que adiciona um atrativo extra para a participação do Los Angeles FC, que jogaria em casa caso vença o play-off. Na nota oficial divulgada pela FIFA, a federação destacou a importância do jogo de desempate, que decidirá qual das duas equipes terá a honra de competir no prestigioso torneio de clubes. A entidade também reiterou que o Club León foi desclassificado devido à decisão do Comitê de Recurso da FIFA, que avaliou a situação de governança dos clubes mexicanos envolvidos.
Comentários do Facebook -