15/3/2014 10:26
Macarrão, oxigênio e viagem relâmpago: a tática do Fla contra a altitude
Alexandre Vidal - Fla Imagem
O Flamengo montou uma autêntica estratégia de guerra para a importante partida contra o Bolívar-BOL, quarta-feira, na altitude de 3.600m de La Paz. A classificação na Copa Libertadores é o principal objetivo do Rubro-negro. Por isso, a logística da viagem foi traçada para evitar o desgaste dos atletas e promover a recuperação dos pontos perdidos recentemente no empate com os bolivianos por 2 a 2 no Maracanã.
A vitória fora de casa é tratada como fundamental em pelo menos um dos confrontos (Bolívar-BOL e Emelec-EQU). Para diminuir os efeitos da altitude, o Flamengo sobe para La Paz apenas três horas antes do jogo. A delegação viaja no domingo e fica baseada na cidade de Santa Cruz de la Sierra.
Os treinamentos serão realizados no clube Blooming nos dois dias anteriores ao confronto. A delegação retorna ao Rio de Janeiro logo após o apito final. Na bagagem rubro-negra estão inclusos oxigênio e medicamentos com sulfato ferroso em caso de problemas com os jogadores.
Outro segredo para driblar os efeitos da altitude está na alimentação. O elenco terá uma dieta rica em carboidrato, principalmente macarrão, tudo supervisionado pelo departamento médico e equipe de nutrição.
"A principal diferença é subir para La Paz apenas na hora do jogo. A alimentação também ajuda bastante. Existe a preocupação, pois jogos na altitude não deveriam acontecer. Vamos tomar as medidas necessárias e levar oxigênio em caso de qualquer problema", afirmou o médico José Luiz Runco.
O diretor executivo Paulo Pelaipe está confiante na estratégia idealizada pelo Flamengo para o confronto decisivo pelo grupo 7 da Copa Libertadores. Inclusive, o dirigente deixou claro não temer a altitude e mostrou confiança no desempenho rubro-negro fora de casa.
"O futebol não preocupa. O Flamengo tem condições e não precisa temer a altitude. O fator casa pode até ajudar ao Bolívar, mas o nosso pensamento é buscar o melhor. Jamais vamos reclamar de altitude, estado do campo e arbitragem. Temos todas as condições para trabalhar no Flamengo", encerrou.
O Rubro-negro entra em campo domingo no mesmo horário da viagem para a Bolívia. O terceiro time será comandado pelo técnico dos juniores Marcelo Buarque. O jogo contra o Bangu, às 16h, em Volta Redonda, integra a penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Carioca.
776 visitas - Fonte: UOL
VEJA TAMBÉM
- Transferência de David Luiz ao Fortaleza tem reviravolta confirmada pelo agente.
- Flamengo propõe trocar Allan por Martinelli em negociação com Fluminense.
- MATHEUS CUNHA QUEBRA O SILÊNCIO! Goleiro fala sobre perda da titularidade e projeta retorno em 2025 no Mengão!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -