O Flamengo encerrou a sua excursão por território europeu em grande estilo e com uma taça na bagagem nesta reta de julho de 2026. O Rubro-Negro sagrou-se campeão do Troféu de Algarve, em Portugal, ao derrotar o gigante Benfica por 2 a 1 no último sábado (11). Mais do que o resultado positivo, o torneio amistoso cumpriu perfeitamente o papel planejado pelo técnico Leonardo Jardim: testar novas variantes táticas e consolidar de vez a ascensão do jovem lateral-esquerdo Johnny Góes, de 19 anos.
O camisa 77 foi uma das principais figuras da delegação carioca em solo português. Johnny Góes desbancou a concorrência e fincou o pé na equipe titular tanto no triunfo decisivo diante dos Encarnados quanto na vitória por 2 a 0 sobre o Lausanne-Sport, da Suíça, na última quarta-feira (8). O excelente desempenho ofensivo e a imponência física chamaram a atenção de olheiros do Velho Continente de forma imediata.
De acordo com informações apuradas pela Agência RTI Esporte, o Flamengo já se antecipou ao forte assédio do mercado internacional. Johnny Góes, que tem contrato assinado com o clube da Gávea até dezembro de 2027, está blindado por uma multa rescisória estipulada em 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 291,7 milhões na cotação atual) para transferências para o exterior. A diretoria não tem interesse em negociá-lo por valores abaixo do mercado.
A trajetória do defensor impressiona pelo dinamismo. Capturado para o Ninho do Urubu em novembro de 2025 após passar pelas divisões de base dos rivais Vasco e Boavista, Johnny empilhou 73 exibições de alto nível no sub-20 antes de estrear nos profissionais em dezembro passado. Na ocasião, jogou os 90 minutos no eletrizante empate por 3 a 3 com o Mirassol pela rodada final do Brasileirão, quando o elenco principal já havia embarcado para o Catar para a disputa da Copa Intercontinental.
A afirmação sob o comando de Leonardo Jardim no segundo semestre de 2026 coroa um processo de resiliência do atleta. No início do ano, Johnny Góes viveu um verdadeiro drama ao sofrer uma grave lesão no ombro esquerdo durante o confronto contra o Bangu, no dia 14 de janeiro, pelo Campeonato Carioca. O choque forte exigiu uma intervenção cirúrgica imediata, interrompendo o que seria uma sequência natural na equipe de cima.
Aquele período, inclusive, foi turbulento para os garotos da base, que assumiram a responsabilidade de defender o Flamengo na Taça Guanabara enquanto os titulares gozavam de férias prolongadas. A campanha irregular da garotada chegou a flertar com riscos na tabela do Estadual, competição que, curiosamente, terminou com o Flamengo levantando o título de campeão após o retorno das estrelas. Totalmente recuperado fisicamente e esbanjando vitalidade nos desarmes, Johnny Góes deixa Portugal credenciado a brigar por espaço definitivo no time principal ao longo da temporada.
E aí, Nação Rubro-Negra? O Johnny Góes mostrou nos testes em Portugal que merece ser o titular absoluto da lateral-esquerda do Flamengo com o Leonardo Jardim? Deixe seu comentário abaixo e participe da resenha do Mengão!
194 visitas - Fonte: TorcidaFlamengo
VEJA TAMBÉM
- Flamengo define futuro de Everton Cebolinha após atacante anunciar fim de ciclo
- Johnny Góes brilha em intertemporada do Flamengo e atrai olhares do exterior
- Daniel Sales vira alvo de gigante europeu e Flamengo já decide sua resposta
Comentários do Facebook -