12/4/2014 17:17
Jayme volta no tempo e lembra título do Fla sobre o Vasco ao lado de Zico
Às vésperas da decisão do Campeonato Carioca deste ano contra o rival, técnico fala sobre a conquista da competição em 1974, com apenas 21 anos de idade
Jayme de Almeida comanda o treino do Flamengo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
Neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Vasco, no Maracanã, Jayme de Almeida terá a chance de ser campeão carioca como técnico pela primeira vez, justamente no momento em que vive maior pressão no comando do Flamengo. Mas a conquista não é inédita em sua carreira. Em 1974, com apenas 21 anos, teve a chance de vencer a competição, justamente contra o mesmo rival, em um empate em 0 a 0, no mesmo palco, com 165.358 pagantes.
Na época, o time do Flamengo era formado por uma série de jovens promessas e, segundo o treinador atual, não despertava confiança em quem acompanhava a competição. Entre as revelações, Zico. O técnico Joubert havia promovido jogadores das categorias de base comandados por ele nos juniores, inclusive Jayme.
- A gente havia sido campeão nos juniores duas vezes em cima do Vasco. Tinha Zico, Geraldo, Rondinelli, Cantarelli, Júnior. Não acreditavam muito na gente e quando acordaram nosso time estava na final. Isso marca. Acho que foi o maior público para o qual joguei. Fico arrepiado até hoje. Ser campeão naquele dia foi fantástico - contou Jayme.
Na ocasião, o campeonato foi disputado em três turnos e teve um triangular final para decidir o campeão. O Flamengo venceu o América, com gols de Júnior e do próprio Jayme. Como Vasco e América haviam empatado em 2 a 2, o Flamengo chegou na última rodada com a vantagem do empate, como agora, e sagrou-se campeão com o 0 a 0.
- Todo mundo torcia contra. Ninguém gosta do Flamengo. O Flamengo é fogo. Domingo, vai ser igual. Legal é a rivalidade, disso que gosto no esporte. Não tem obrigação. Vamos tentar vencer, mas nem sempre vence. Para isso, estamos bem preparados - comentou.
Com essa lembrança, Jayme, hoje com 61 anos, se sente ainda mais motivado para a decisão de domingo, mas com seu nome na berlinda, correndo sério risco de queda em caso de derrota. Campeão da Taça Guanabara, o time precisa do empate para conquistar o Campeonato Carioca. A expectativa é grande e deixa o treinador com sede de entrar em campo.
- Uma decisão entre Flamengo e Vasco não precisa muito mais para se motivar. Pelo que sei de futebol e passei aqui, vale muito ser campeão sobre o rival. Dá vontade até de jogar, dá saudade. Temos que entrar fortes, sabendo que se não for assim o Vasco será campeão - avisou o treinador.
1142 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- DINHEIRO NO CAIXA! Flamengo convoca reunião para decidir 3 patrocínios
- ADEUS DE TITULARES? Time comandado por Sampaoli quer a contratação de 3 jogadores do Flamengo
- ADEUS DO TÉCNICO? BAP decide futuro de Filipe Luís no Flamengo
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -