14/4/2014 12:59
Melhor ataque, reservas eficientes e só uma derrota; relembre campanha do título carioca do Fla
Melhor campanha, melhor ataque do campeonato com 44 gols, 14 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. 11 titulares, mas um elenco de 37 atletas em que apenas o terceiro goleiro César não teve a chance de entrar em campo no torneio. E reservas decisivos, que marcaram pelo menos a metade dos gols do time e foram fundamentais na campanha do título. Este é o Flamengo, campeão carioca de 2014.
Da estreia com vitória sobre o Audax por 1 a 0, com gol do zagueiro Welinton, no dia 19 de janeiro, até o empate com o Vasco, por 1 a 1, com gol do volante Márcio Araújo neste domingo dia 13 de abril, o time do técnico Jayme de Almeida mostrou ter um grupo de qualidade para revezar jogadores e superar as dificuldades. Entre lesões, suspensões e estratégia de poupar algumas peças para jogos da Libertadores, o Flamengo soube usar titulares e reservas para conquistar a taça do Estadual pela 33ª vez.
O atacante Alecsandro, goleador rubro-negro no Carioca com dez gols e vice-artilheiro do campeonato (Edmilson, do Vasco, fez 11 gols), virou titular apenas nas finais por causa da lesão de Hernane. Dos 19 jogos do Flamengo no torneio, Alecsandro atuou em 14, mas foi titular apenas em sete deles. Logo em sua estreia pelo Fla, ele saiu do banco de reservas e marcou no empate com o Duque de Caxias, por 2 a 2. Depois, no primeiro jogo que teve oportunidade de ser titular e atuar os 90 minutos, fez três gols na vitória sobre o Boavista, por 5 a 2.
Além dele, o meia Gabriel com quatro gols, o atacante Nixon e o meia argentino Lucas Mugni, com três gols cada, o zagueiro Welinton, o lateral Léo e o atacante Negueba, com dois gols cada, e o lateral João Paulo, e o volante Luiz Antônio, com um gol cada, foram reservas que balançaram as redes neste Estadual.
As lesões de Cáceres, Léo Moura, André Santos e Elano, por exemplo, abriram espaço para Amaral, Léo, Luiz Antônio, entre outros jovens do elenco flamenguista.
"Eu nunca vi nenhuma equipe assim, o único atleta que não pôde jogar foi o César. Campeonato Carioca é de todo mundo. Todo mundo tem de pegar medalhinha e tirar foto de campeão. Isso dá um orgulho danado. Foi muito simples. Juntamos os atletas e dissemos que íamos utilizar todos. Se estão no Flamengo é porque têm condição. No dia a dia, nunca tive o receio de colocar esse ou aquele jogador", disse o técnico Jayme de Almeida, neste domingo.
Na vitória sobre o Botafogo na primeira fase, Léo e Gabriel garantiram o placar de 2 a 0. No segundo jogo da semifinal contra a Cabofriense, João Paulo e Lucas Mugni, duas vezes, fizeram os gols da vitória por 3 a 1.
Mas se os reservas foram eficientes, os titulares também não decepcionaram. Apesar de não ter mantido o mesmo alto nivel da temporada anterior, o Brocador Hernane fez cinco gols no Carioca de 2014, quatro deles na goleada por 5 a 2 sobre o Macaé. A única derrota aconteceu no clássico contra o Fluminense, que fez 3 a 0, mas nada que atrapalhasse a melhor campanha do Flamengo na primeira fase e a conquista da Taça Guanabara.
Nos dois empates por 1 a 1 na decisão contra o Vasco, Paulinho fez na primeira partida e o volante Márcio Araújo, que chegou ao clube no meio do campeonato e ganhou a vaga de Muralha. foi o herói do título ao marcar o gol aos 45 minutos do segundo tempo no segundo jogo.
Relembre a campanha do Flamengo no Carioca-2014:
- 19 jogos, 14 vitórias, 4 empates e 1 derrota
- 44 gols marcados e 19 gols sofridos
- Primeira fase:
Flamengo 1 x 0 Audax (gol de Welinton)
Volta Redonda 0 x 1 Flamengo (Welinton)
Flamengo 2 x 2 Duque de Caxias (Alecsandro e Gabriel)
Friburguense 0 x 2 Flamengo (Samir e Elano)
Flamengo 5 x 2 Macaé (4 de Hernane e Negueba)
Boavista 2 x 5 Flamengo (3 de Alcsandro, Gabriel e Léo)
Flamengo 0 x 3 Fluminense
Vasco 1 x 2 Flamengo (Elano e Gabriel)
Flamengo 2 x 0 Madureira (Negueba e Léozão (contra))
Resende 0 x 3 Flamengo (2 de Alecsandro e Everton)
Flamengo 2 x 1 Nova Iguaçu (Hernane e Jorge Fellipe (contra))
Bonsucesso 0 x 2 Flamengo (Alecsandro e Nixon)
Botafogo 0 x 2 Flamengo (Gabriel e Léo)
Flamengo 2 x 2 Bangu (2 de Nixon)
Flamengo 5 x 3 Cabofriense (2 de Alecsandro, Paulinho, Lucas Mugni e Luiz Antônio)
- Semifinais
Cabofriense 0 x 3 Flamengo (Everton, Paulinho e Alecsandro)
Flamengo 3 x 1 Cabofriense (2 de Lucas Mugni e João Paulo)
- Finais
Vasco 1 x 1 Flamengo (Paulinho)
Flamengo 1 x 1 Vasco (Márcio Araújo)
1053 visitas - Fonte: ESPN
VEJA TAMBÉM
- DINHEIRO NO CAIXA! Flamengo convoca reunião para decidir 3 patrocínios
- ADEUS DE TITULARES? Time comandado por Sampaoli quer a contratação de 3 jogadores do Flamengo
- ADEUS DO TÉCNICO? BAP decide futuro de Filipe Luís no Flamengo
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -