Com dificuldade para abrir vantagem em casa, Fla tem alento no Atlético-MG e cautela no Corinthians

28/10/2014 07:44

Com dificuldade para abrir vantagem em casa, Fla tem alento no Atlético-MG e cautela no Corinthians

Com dificuldade para abrir vantagem em casa, Fla tem alento no Atlético-MG e cautela no Corinthians
Gabriel foi decisivo contra o América-RN, quando o Flamengo decidiu em casa mais uma vez. Gazeta Press

Abrir vantagem fazendo o primero jogo dentro de casa não tem sido uma tarefa nada fácil para o Flamengo nos últimos anos pela Copa do Brasil, situação que a equipe terá de encarar agora diante do Atlético-MG. Ano passado, quando foi campeão, o Rubro-Negro jogou a partida de ida de todos os sete confrontos como visitante, tendo a chance de decidir com o apoio de sua torcida. Em 2009 e 2011, no entanto, últimas participações antes disso, o time teve dificuldades até diante de adversários teoricamente mais fáceis e foi eliminado das duas edições por não ter feito bem a sua parte como mandante.

A partida entre Cruzeiro e Santos terá transmissão ao vivo da ESPN Brasil e da Rádio ESPN, quarta-feira, a partir das 21h30. Já a ESPN mostra o duelo entre Flamengo e Atlético-MG, com Abre o Jogo também a partir das 21h30.

O alento desta situação para os flameguistas, porém, é justamente o Atlético-MG, adversário da semifinal agora em 2014. O duelo de ida entre as duas equipes acontece nesta quarta-feira, às 22h, no Maracanã, e a vaga será definida na próxima semana, dia 5 de novembro, no Mineirão.

A última vez que o Flamengo conseguiu abrir boa vantagem no primeiro jogo em casa foi exatamente contra o Galo, nas quartas de final de 2006. Naquela ocasião, o time do técnico Waldemar Lemos goleou por 4 a 1 no Maracanã, com gols de Renato Abreu, duas vezes, Obina e Jônatas, e avançou para a próxima fase com um empate, por 0 a 0, na volta em Belo Horizonte. Depois, passou pelo Ipatinga, bateu o Vasco na final e conquistou o título, já com Ney Franco no comando.

Em 2009, o primeiro tropeço do Flamengo aconteceu contra o Fortaleza, nas oitavas. Dentro de casa, time carioca ficou apenas no empate por 0 a 0, mas mesmo assim conseguiu a vaga ao vencer por 3 a 0 como visitante. Nas quartas de final, no entanto, o 0 a 0 com o Internacional no Maracanã foi decisivo para a eliminação rubro-negra, com a derrota por 2 a 1 no jogo de volta, no Beira-Rio.

Dois anos depois, na edição de 2011, o Flamengo se enrolou nas oitavas de final contra o modesto Horizonte, ao empatar por 1 a 1 no Engenhão. Apesar da desconfiança, o time se recuperou bem na segunda partida e ganhou por 3 a 0, no Ceará. Na sequência, pelas quartas de final, outro adversário do mesmo Estado, o Ceará, e o Rubro-Negro desta vez se complicou de vez. A equipe dirigida por Luxemburgo e que tinha Ronaldinho Gaúcho como grande estrela, perdeu por 2 a 1 no Rio de Janeiro, empatou por 2 a 2 em Fortaleza e ficou fora da competição. Vale lembrar que em 2007, 2009, 2010 e 2012 o Fla não participou da Copa do Brasil por ter disputado a Libertadores.

Se o retrospecto quando faz o primeiro jogo dentro de casa não é bom e o Atlético-MG é o alento, o Corinthians é o modelo a ser usado como cautela mesmo no caso de um bom resultado nesta quarta-feira no Maracanã. O técnico Vanderlei Luxemburgo citou a eliminação do Corinthians diante da equipe mineira na fase anterior. Mesmo depois de vencer por 2 a 0 em São Paulo, o time paulista desperdiçou a vantagem que tinha, foi goleado por 4 a 1 no Independência e deu adeus ao torneio.

"Tem que jogar os 180 minutos mais os acréscimos dos dois jogos. O Corinthians fez 2 a 0, saiu com vantagem, mas tomou quatro gols. São coisas que acontecem no futebol. Qualquer coisa que acontecer nesse primeiro jogo não define nada. Nosso time vai ter que se expor um pouco mais (por jogar em casa), mas não sair para cima de qualquer maneira e deixar jogadores de qualidade soltos", afirmou Luxemburgo.

Flamengo fazendo jogo de ida em casa nas última edições da Copa do Brasil:

2013

Jogou o segundo jogo em casa em todos os sete confrontos

2011
Oitavas: Flamengo 1 x 1 Horizonte (em casa) / Fla venceu por 3 a 0 fora
Quartas: Flamengo 1 x 2 Ceará (em casa) / empate por 2 a 2 fora, e Fla eliminado

2009
Oitavas: Flamengo 0 x 0 Fortaleza (em casa) / Fla venceu por 3 a 0 fora
Quartas: Flamengo 0 x 0 Internacional (em casa) / Fla perdeu por 2 a 1 fora e foi eliminado

2006
Quartas: Flamengo 4 x 1 Atlético-MG (em casa) / empate por 0 a 0 fora, e Fla classificado

2007, 2008, 2010 e 2012
Não participou da Copa do Brasil por ter disputado a Libertadores.

1122 visitas - Fonte: ESPN


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu