9/4/2013 16:07
Rabello diz que auxiliar não viu toque de Hernane. Árbitros são afastados
Após reunião na sede da Ferj, presidente da Comissão de Arbitragem do Rio explica gol anulado e critica 'teses inúteis' sobre interferência externa
Eliminado da Taça Rio a duas rodadas do fim da fase de grupos, o Flamengo lamenta desde domingo o gol anulado no segundo tempo do empate com o Duque de Caxias, em Moça Bonita.
A polêmica sobre a posição legal ou não de Hernane, no entanto, foi ofuscada pela decisão da arbitragem, que voltou atrás após validar o lance. De acordo com o presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabello, o auxiliar Paulo Vítor Carneiro lhe revelou que não viu o toque de cabeça do atacante rubro-negro, após chute de Elias. E isso teria causado o atraso e a consequente confusão. Como punição, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, decidiu afastar os profissionais envolvidos no jogo.
Na sequência, Paladino correu para o meio de campo para confirmar a jogada, mas, segundo Rabello, que se reuniu com o sexteto na sede da Ferj nessa segunda-feira, ouviu via rádio comunicador a ponderação do adicional, Lenílton Rodrigues, a respeito do desvio. Por isso, o árbitro Pathrice Maia teria ido em sua direção, e as autoridades decidiram, em 40 segundos, marcar o impedimento. O dirigente, então, rechaçou mais uma vez a tese de interferência externa - no caso, da imagem da televisão - e detalhou a conversa com os envolvidos.
- As pessoas comentam que não tinham visto isso ou aquilo antes e se espantam. É preciso que se entenda que vai acontecer mais vezes. É uma nova cultura. Não é interferência. Quero descaracterzar que foi o árbitro adicional que marcou o impedimento. O auxiliar entendeu que o chute foi direto. No nosso entendimento, foi precipitado. Deveria ter dúvidas. Aí, o adicional é acionado - e eles são treinados para isso - e responde: "O Hernane cabeceou e me pareceu que estava adiantado". Então, o Paulo (Carneiro) para, volta e avisa que houve o impedimento, mas só porque não tinha visto o toque - esclareceu Rabello, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
O ex-árbitro ressalta o curto tempo para a mudança e cita outro gol anulado na quinta rodada, em Volta Redonda, cuja decisão final foi equivocada.
- As pessoas estabelecem as verdades sem saber. Eles têm um código próprio de frequência no rádio, só falam entre os aparelhos, ninguém consegue captar. Como poderiam ter certeza se o tira-teima (do Flamengo) foi no domingo à noite? Ao vivo, ninguém cravou (o impedimento) tão rapidamente. A câmera original de replay não está nem na linha do penúltimo defensor. Não há tempo nem condição (para interferência). São teses inúteis. Se tivéssemos ajuda externa, poderia ter sido utilizada no jogo Botafogo,com o gol anulado do Fellype Gabriel (contra o Olaria, que não tocou no braço do meia alvinegro). Foi até o adicional que passou o toque que não houve e errou - informou.
Afastamento de sexteto e voto de confiança
Jorge Rabello pediu que o público e a mídia se acostumem a ver cenas semelhantes daqui para a frente, com a evolução da tecnologia.
- A finalidade de ter isso tudo (adicional, rádio comunicador) é para alguém não ser prejudicado. Como tem gente que defende chip na bola, na linha do gol... se colocar um desafio imediato, também vai demorar os 40 segundos. A crítica geral até o ano passado era que eles (adicionais) ficavam ali sem fazer nada e havia o gasto. Mas eles estão agindo cada vez mais dentro do limite deles. A equipe está ali para se corrigir eventualmente.
Precisamos nos acostumar a isso, é o futebol de hoje. Por coincidência o auxiliar que errou no Flamengo foi o mesmo de Vasco x Botafogo e acertou ao indicar no lance em que o goleiro do Vasco (Alessandro) sai da área e toca com a mão - frisou.
Rabello se manifestou de forma curta, direta e aparentemente contrariada sobre o afastamento.
- Decisão presidencial não se discute, se cumpre.
1172 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Gabigol inicia contagem regressiva após saída do Flamengo
- REFORÇO DE PESO! Flamengo analisa fazer proposta por Roberto Firmino
- DE SAÍDA? Matheus Cunha tem futuro incerto no Flamengo e recebe sondagens
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -