Completamente reformulado, muito mais moderno e confortável. Apesar de os saudosistas reclamarem que o Maracanã perdeu a indentidade, é inegável que o principal palco de futebol do Rio de Janeiro passou por diversas melhorias. Depois de quatro meses de atraso da previsão inicial, o evento-teste realizado neste sábado, no entanto, mostrou um estádio com obras inacabadas e reaberto às pressas para cumprir mais um dos prazos dados. Com muito trabalho a ser feito para ficar 100% concluído, a organização ainda tentou esconder os problemas existentes durante o amistoso entre amigos de Ronaldo e de Bebeto.
Por um lado, o novo Maracanã apresentou uma visão do campo melhor do que antigamente, sistema de som, iluminação e telões perfeitos, assentos em toda a arquibancada e mais espaço nos camarotes, área vip e vestiários para os jogadores, por exemplo. Por outro lado, porém, o estádio recebeu apenas 30% da capacidade de público (27 mil pessoas), teve só duas das quatro grandes entradas abertas, partes da arquibancadas fechadas, área de imprensa improvisada e, principalmente na área externa, o cenário ainda é um canteiro de obras. Era possível notar várias máquinas e materiais de construção cobertos por lonas ou atrás de tapumes. Muita coisa ainda precisa ser testada de maneira adequada.
Ciente de que o estádio ainda não está totalmente pronto para uso, a organização fez questão de explicar que a partida deste sábado seria um "evento-teste" e que o Maracanã somente será inaugurado oficialmente no dia 2 de junho, com o amistoso entre as seleções de Brasil e Inglaterra.
Várias ruas nos arredores do complexo foram fechadas para o trânsito horas antes do jogo. Além isso, os jornalistas credenciados foram obrigados a chegar ao local transportados por vans que partiam desde o Sambódromo. Desta forma, evitou-se que a imprensa se deslocasse pelo estádio, já que o desembarque dos veículos era feito em uma porta já no perímetro interno do complexo, levando diretamente a um setor reservado. O aviso era bem claro de que os repórteres não podiam circular por outras áreas do Maracanã, nem mesmo nas arquibancadas, rampas e corredores de acessos onde estavam os torcedores. Quem tentava, era impedido por seguranças e funcionários.
Sem venda de ingressos para o evento-teste, apenas operários que trabalharam nas obras do Maracanã, familiares e convidados puderam assistir ao jogo deste sábado. Em conversa com a reportagem do ESPN.com.br, boa parte deles aprovou a modernização do Maracanã, mas muitos também reclamaram das mudanças após a reforma em relação à inauguração em 1950 e mesmo em comparação o estádio fechado em 2010.
"Ficou muito bonito, mas o estádio antigo tinha mais emoção. Eu sempre frequentei a geral, ficava em pé nos jogos, e agora isso não existe mais", disse o geraldino Aristides Teles.
Na festa de reabertura deste sábado, houve protestos contra a privatização do Maracanã e contra as demolições de equipamentos esportivos do complexo, o que gerou confusão nas ruas. Outro ponto negativo foi a venda de ingressos por parte dos operários, que atuaram como verdadeiros cambistas nos arredores. O fator positivo foi a empolgação dos 27 mil torcedores presentes, a maioria deles flameguistas, que se animaram ao som das músicas de Neguino da Beija-Flor, Naldo, Preta Gil e Martinho da Vila. Com a bola rolando, o time dos amigos de Ronaldo venceu a equipe de Bebeto, por 8 a 5, e Washington, o "Coração Valente", marcou o primeiro gol do novo Maracanã.
Previsto inicialmente para ficar pronto em dezembro de 2012, o prazo foi adiado diversas vezes. No evento-teste deste sábado, o Maracanã mostrou potencial para ter sucesso, mas ainda precisa correr contra o tempo para ser finalizado até a inauguração oficial, em 2 de junho, no amistoso entre Brasil e Inglaterra. Na Copa das Confederações, o estádio receberá três jogos: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a final (30 de junho.
Confira abaixo os principais pontos da reforma do Maracanã:
Visibilidade
O anel da arquibancada avançou em direção ao campo, fazendo com que o torcedor assista ao jogo de posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, muito mais perto do campo. Não existem mais os chamados “pontos cegos”. A nova arquibancada ganhou maior inclinação e é contínua, com os setores superior e inferior unificados. A distância entre a primeira fileira de cadeiras e o campo será de apenas 14 metros - antes, em alguns pontos, chegava a quase 30 metros.
Assentos e conforto
Ao todo, são 78.838 assentos. A setorização permite ao torcedor saber exatamente por onde deve chegar à área da arquibancada, fazendo com que seja mais rápido e cômodo entrar e sair do estádio.
Camarotes
Os 110 camarotes ocupam dois pavimentos no lado oeste e um no leste. Cada um terá, em média, 50 metros quadrados e são climatizados. Além de banheiro e sala de estar exclusivos, cada um terá cadeiras em área descoberta exclusiva.
Acessos
O público terá muitas alternativas para entrar e sair do Maracanã, graças aos novos acessos implementados. O tempo de evacuação total será de oito a 12 minutos, conforme determinação da Fifa. Para atender o quesito, foram construídas quatro rampas de acesso ao longo do anel do estádio e duas alças anexadas à rampa do Bellini e recuperadas e reativadas as duas rampas monumentais (Bellini e Uerj). Além disso, há 17 novos elevadores e 12 escadas rolantes.
Cobertura
A nova cobertura é feita de fibra de vidro e teflon e tem 68 metros de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Como o Maracanã possui forma elíptica, 5% do total dos assentos não puderam ser cobertos.
Iluminação
O campo de jogo será iluminado por 396 refletores, eliminando sombras e permitindo uma visibilidade perfeita em qualquer área do campo. Cada um dos 396 projetores utiliza uma potência de dois mil watts. Além disso, o estádio terá 23.500 luminárias.
Som
O estádio ganhou um sistema de som de alto nível, com 78 alto-falantes na arquibancada e campo e outros 3.860 nas áreas internas.
Videoprojeção
Além dos quatro placares eletrônicos, o Maracanã ganhou 360 monitores de TV de 46 polegadas e 64 time displays.
Banheiros e bares
Ao todo foram construídos 292 banheiros e 60 bares em vários pontos dos cinco pavimentos - eram 24 - e ficam próximos aos banheiros. Os banheiros possuem 1.222 vasos sanitários, 969 lavatórios e 857 mictórios.
Centro de controle/segurança
Outra novidade implantada é um avançado centro de controle, com qualidade semelhante à dos existentes nas melhores arenas esportivas do mundo. No Maracanã, o chamado BMS (Building Management System) será composto por três salas. Uma das salas será destinada ao monitoramento de imagens geradas por 360 câmeras espalhadas por todos os cantos do estádio e controle dos monitores de TV de 42 polegadas, com o intuito de garantir a segurança dos torcedores.
Campo de jogo
Por determinação da Fifa, o campo de jogo teve as dimensões reduzidas de 113 metros de comprimento por 78 metros de largura para 105 metros de comprimento x 68 metros de largura.
Vestiários
No novo Maracanã, os vestiários estão localizados no lado oeste do estádio. Separados pela zona mista, há dois conjuntos de dois vestiários, cada um. São espaços amplos e confortáveis, com 1,8 mil metros quadrados de área construída, e dotados de mobiliário e equipamentos de qualidade. Antes localizados abaixo do nível do campo no setor oeste, agora ficam no térreo.
Comentários do Facebook -