Técnico há mais tempo no cargo na Série A, Zé foge de instabilidade com resultados

17/6/2017 09:37

Técnico há mais tempo no cargo na Série A, Zé foge de instabilidade com resultados

Comandante do Flamengo supera instabilidade e é, também, o treinador há mais tempo no clube nos últimos anos desde a passagem de Luxemburgo, de 2010 a 2012

Técnico há mais tempo no cargo na Série A, Zé foge de instabilidade com resultados
Zé Ricardo resistiu à pressão da eliminação na Libertadores. Resiste, também, à instabilidade da equipe nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Completou, no mês passado, um ano à frente do Flamengo. E, agora, é o técnico há mais tempo no cargo entre os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro (era Dorival Júnior, demitido do Santos na última semana), além de ter passado seus antecessores no comando do Rubro-Negro.



O melhor momento de Zé Ricardo à frente do Flamengo foi em 2017, apesar das turbulências já citadas. Neste ano, o treinador conquistou seu primeiro título pela equipe: foi campeão carioca invicto, mesmo atuando quase toda a Taça Rio com time misto por causa da Libertadores.

Ainda no primeiro ano como técnico da equipe principal do Flamengo, Zé Ricardo quase conseguiu algo maior: ficou perto de ser campeão brasileiro. Até as últimas rodadas, apesar de ter terminado na terceira posição, atrás de Palmeiras e Santos, o Rubro-Negro brigava pelo título. Ficou com 71, ao lado do vice e nove pontos atrás do campeão.

Zé Ricardo assumiu o Flamengo, depois da passagem pela equipe sub-20, em maio de 2016. E admite que não esperava ficar tanto tempo no cargo. O treinador admite que a pressão, apesar dos bons resultados no ano passado, é grande e entende que o momento de instabilidade ainda não passou, mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, na última quarta-feira, na Ilha do Urubu.

– A média de demissões ainda é muito alta. Não imaginava ficar aqui um ano quando entrei para ser o treinador. Por minha experiência na base, onde normalmente os técnicos ficam médio a longo prazo, não acredito que esse seja um bom caminho. Mas acredito que as coisas tendem a melhorar. Há dirigentes com cabeça pensando mais em relação a isso. Um trabalho sendo interrompido, além de ser sinal de derrota, é realmente a indicação de que toda hora tem que buscar reinício do trabalho. De começar do zero. Tanto para treinador, como para jogador. Mas sei que isso faz parte da vida do treinador. Sabia que a pressão ia ser muito grande, não ia achar que comigo ia ser diferente. Estamos passando por momento instável, de maus resultados dentro do campo. Isso tem que passar também dentro de campo – disse.



A sequência de maus resultados nas seis primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro (quatro empates, uma vitória e uma derrota) fez Zé Ricardo mexer no time. Muralha perdeu a vaga para Thiago; Willian Arão foi substituído por Cuéllar; Pará deu lugar a Rodinei; Vaz saiu para a entrada do experiente Juan.

O discurso da diretoria do Flamengo sempre foi o de não fazer “caça às bruxas”. Durante a sequência negativa, Zé Ricardo se reuniu com Rodrigo Caetano (diretor executivo), Mozer (gerente de futebol) e o presidente Eduardo Bandeira de Mello, mas não para ser demitido. Foram discutidos, ali, caminhos para a evolução da equipe.

O tempo de permanência no Flamengo fez Zé Ricardo superar recentes comandantes da equipe: Jayme de Almeida ficou de junho de 2013 a maio de 2014 (11 meses) e Dorival Júnior trabalhou de julho de 2012 a março de 2013 (oito meses). Seguindo no cargo, passará Luxemburgo, que de outubro de 2010 a janeiro de 2012 dirigiu o time.

Os números de Zé Ricardo são positivos. Ao todo, o treinador disputou 74 jogos, venceu 40, empatou 21 e perdeu apenas 13, com 118 gols marcados e 66 sofridos. O aproveitamento é de 63,51%. Dorival Júnior, por exemplo, deixou o Santos recentemente com 65% de aproveitamento.

9739 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Transferência de Artur para o Flamengo agita mercado brasileiro de futebol
- FLAMENGO ANTECIPA FÉRIAS! Jovens promessas se preparam para brilhar no Campeonato Carioca 2025!
- GABIGOL VAI RENOVAR? Futuro do atacante no Flamengo segue como mistério!



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Quando tínhamos um técnico de renome é conhecido no mercado, a maioria ficava reclamando, agora que têm um que trabalha no clube já algum tempo ainda têm muitos reclamando... Foi assim com o Jaime e o Andrade e na verdade pode contratar o Guardiola que á maioria ainda sim, irão reclamar!!!

A galera que critica o Zé Ricardo. Blz, tira ele. Ai contrata quem para o lugar?

Vamos lá Zé Ricardo. Mostre o potencial que ainda acreditamos que você tem. Você tem um dos melhores elencos do País, só falta usá-lo melhor.

qeem quiser entra no grupo do flamengo me chame no zap 061 99969 2754

esse merda , com um time desse não consegui se classificar em porra nenhuma, ainda tem torcedor que defende zé ruela

confio no Zé Ricardo ele tem muito potencial.
Flamengo estar com um bom elenco, agora só pensar em ganhar.. Domingo no clássico contra o Fluminense temos que mostrar jogo.
vamos mengo.

é porq ter só elenco so no papel n dá n Poh bora ganha destrui pora nos tem time Poh bora mengão

Realmente o aproveitamento do Zé não é o ideal, mas também não está ruim. Porém precisamos de títulos pra esse ano pra mostrar que somos o maior do Brasil, o Brasileiro, Copa do Brasil, Sulamericano e de quebra a Liga. Elenco pra isso nós temos...

vamos midar esse panorama recente agora, vamos mengao rumo aos tituços

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - -
X
Flamengo
Internacional

Brasileiro

Ter - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
0 X 0
Fortaleza EC
Flamengo