27/6/2013 08:16
Mano prioriza marketing e evita polêmica com torcedores do Fla no Twitter
Conhecido como um dos maiores entusiastas do Twitter no futebol brasileiro, o técnico do Flamengo, Mano Menezes, adota uma postura cautelosa na rede social. O treinador utiliza a ferramenta exclusivamente para a divulgação de seu trabalho e mantém o distanciamento de seus quase três milhões seguidores para evitar polêmicas. A postura é diferente do antecessor Jorginho, que chegou a excluir o seu microblog após sofrer duras críticas de rubro-negros pela internet.
Enquanto Jorginho operava a ferramenta diretamente, Mano conta com a ajuda de sua filha e assessora de imprensa, Camila Menezes, para usar o Twitter. É ela quem faz os posts e que formulou a estratégia de comunicação do treinador na rede social.
“Não dá para responder ao torcedor por dois motivos: é impossível atender a todos e porque poderia gerar discussões desnecessárias. Nossa intenção é mostrar o trabalho do Mano e sentir a opinião do torcedor”, explicou Camila Menezes.
Os passos de Mano na rede social são cuidadosamente pensados. Além de evitar polêmicas, o perfil do treinador prioriza informações estritamente profissionais. Em seus posts, o treinador conta pequenos detalhes de sua rotina de trabalho. Isso causou o baixo ritmo de atualização nos últimos sete meses, entre a queda na seleção brasileira e a chegada ao Flamengo, tempo no qual não tinha uma função fixa. Foram apenas sete mensagens durante este período, média de uma por mês.
“Focamos mais na rotina profissional. Quando o Mano dava entrevista para algum veículo, avisava ao torcedor pelo Twitter. Quando via jogos também, por exemplo. Mas, como na rotina não tínhamos tanto a falar, dávamos mais uma pincelada ou outra apenas”, contou Camila.
A postura também contrasta com a de Jorginho. O antecessor de Mano usava o Twitter com bastante frequência e raramente passava um dia sem postar algo, de frases de auto-ajuda a respostas a torcedores. O técnico deletou a sua conta após a vitória por 1 a 0 sobre o Remo, no dia 3 de abril, a sua primeira no comando do Flamengo em cinco jogos.
A conta de Mano Menezes foi aberta em 2009, quando o treinador estava no Corinthians, pouco antes da popularização da rede social no Brasil. A ferramenta surgiu como alternativa ao formato tradicional de blogs, considerado pelo técnico difícil de manter por conta de sua rotina de trabalho.
No entanto, quem espera que o técnico anuncie uma bomba através da rede dificilmente será atendido. A intenção é que o técnico use o Twitter só para contar detalhes de sua rotina profissional. Segundo sua filha, Mano nem mesmo costuma usar a ferramenta para se atualizar sobre o mundo do futebol.
“O Mano não usa o Twitter para acompanhar as notícias, faz isso pelos sites. Tanto que ele só segue o perfil do Flamengo, mais até para reforçar a relação com o clube. Como é a conta oficial, achamos que ele tem que ter, até para que saibam que aquele é o original”, encerrou Camila.
1095 visitas - Fonte: Uol
VEJA TAMBÉM
- BRIGA COM RIVAL! Flamengo decide sobre contratação de Andreas Pereira após descobrir negócio com Palmeiras
- ADEUS DO CAPITÃO? David Luiz, exemplo de liderança no Flamengo e possível saída com nova diretoria.
- REJEITOU? Bap cancela negócio de contratação fechado por Marcos Braz no Flamengo.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -