Grêmio e Flamengo fazem, neste sábado (4), o segundo de uma série de três jogos no período de duas semanas. A partida das 19h (de Brasília), válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, é o pano de fundo para uma relação amistosa e com doses de admiração. Cada lado reconhece no adversário os méritos recentes para transformar o cenário nos últimos anos.
Nem mesmo o confronto decisivo pela Copa do Brasil deve mudar isso. Dirigentes se falam, jogadores trocam elogios nas entrevistas e o clima de tranquilidade prevalece. As semelhanças estão nos bastidores.
Tanto Flamengo quanto Grêmio passaram por um processo de reestruturação financeira. O clube carioca investiu em infraestrutura e tem realizado grandes operações para reforçar o time. Já em Porto Alegre houve plano para ajuste de contas, mas o caminho escolhido para o triunfo é a base ou contratações de baixo custo.
A boa relação é comprovada em pequenos detalhes. O Grêmio, em recentes visitas ao Rio de Janeiro, usou a Gávea como local de treinamento. A escolha fez, inclusive, o clube gaúcho fugir do protocolo com um patrocinador. A rede de hotéis parceira tem unidade em solo fluminense, mas longe da sede social do clube. Assim, a delegação usou outro local para pernoitar.
No primeiro semestre, Renato Gaúcho foi assediado pelo Flamengo. A direção do Grêmio ouviu do treinador que não haveria saída, mas até escutar a posição dele se manteve firme. Não adjetivou a investida dos dirigentes cariocas. Ao fim, não houve espaço para atritos pela figura de Renato ter atuado diretamente com os interessados.
Para vários dirigentes do Grêmio, o Flamengo merece reconhecimento pela transformação administrativa, com processos fortes, reajuste financeiro e evolução de estrutura. Uma espécie de modelo, mesmo que no campo os resultados ainda estejam abaixo do projetado.
Os dois buscam títulos no segundo semestre na expectativa de coroar o trabalho desenvolvido. O Grêmio aposta em um time reserva por conta da partida pela Libertadores com o Estudiantes. Já o Flamengo escalará os jogadores menos desgastados na expectativa de manter a liderança do Campeonato Brasileiro.
GRÊMIO X FLAMENGO
Data/hora: 04/08/2018, às 19h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
GRÊMIO
Paulo Victor; Madson (Léo Gomes), Bressan, Paulo Miranda e Juninho Capixaba; Jaílson, Thaciano, Marinho, Douglas e Pepê; Hernane Brocador
Técnico: Renato Gaúcho
FLAMENGO
Diego Alves; Rodinei, Thuler, Juan e Renê; Cuéllar, Jean Lucas, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Vitinho; Uribe
Técnico: Maurício Barbieri
Comentários do Facebook -