Evento de apresentação do elenco rolou neste segunda-feira, na Gávea (Foto: Bárbara Mendonça/LANCE!
Vai começar a temporada para o basquete do Flamengo! Nesta segunda-feira, o clube apresentou ao público seu elenco para a disputa da temporada 2018/2019. Em evento realizado na Gávea, na sede social do clube, as novas caras do baquete do Flamengo foram introduzidas já de olho no Campeonato Carioca, na Liga Sul-Americana e no NBB.
O grupo para o próximo ciclo do basquete rubro-negro conta com os já conhecidos Marquinhos e Olivinha, mas eles são apenas dois dos quatro remanescentes de 2017/2018, junto com Anderson Varejão e João Vitor. Para a nova temporada, o Flamengo investiu na renovação de seu elenco, com sete caras novas na equipe.
Além disso, uma das grandes novidades é o treinador Gustavo de Conti, o Gustavinho, que será responsável por comandar o plantel de basquete do Rubro-Negro pelas próximas duas temporadas.
Flamengo estreia no Campeonato Carioca no sábado
O Flamengo estreia no próximo sábado no Campeonato Carioca de Basquete 2018 - e logo contra o rival Botafogo. Maior campeão da competição estadual com 44 títulos, o Rubro-Negro terá no clássico seu primeiro duelo oficial da temporada esportiva.
Em 2017, o Campeonato Carioca não aconteceu graças a um boicote coletivo. Flamengo, Vasco, Botafogo e Macaé - quatro das cinco equipes que disputariam o torneio estadual - decidiram não participar, alegando que a infraestrutura oferecida pela Federação de Basquete do Rio de Janeiro (FBERJ) não era suficiente para a disputa dos clássicos; o Macaé deixou o torneio por falta de condições financeiras. Como só sobrou o Campos, a FBERJ deu o campeonato como cancelado. De lá pra cá, o que mudou?
- O que mudou foi um posicionamento do próprio GEPE, que vivia um momento muito complicado. Hoje a gente tem um relacionamento muito bom, nossos esportes olímpicos propiciam isso com os VPs de Botafogo, Vasco. Conseguimos organizar os clássicos. (...) Temos mais ginásios, Deodoro, a Arena Carioca 1, apenas para a final. Quem sabe a gente convença o GEPE até lá a ter torcida dividida. A falência do esporte é a torcida única - revelou Alexandre Póvoa, VP de esportes olímpicos do Flamengo.
Gustavinho e o desafio de assumir o Flamengo
Na beira da quadra, uma figura também desperta interesse na equipe do Flamengo: é Gustavo de Conti (ou Gustavinho), novo treinador do Rubro-Negro, contratado pelo clube carioca em junho de 2018.
O novo comandante assumiu a vaga deixada por José Neto, que permaneceu por seis anos na equipe da Gávea e conquistou diversos títulos, com destaque para a Copa Intercontinental, a Liga das Américas e quatro edições do NBB.
Vindo do Paulistano, onde também tem muitas histórias para contar - afinal, foram 21 anos no clube e um título inédito no NBB 10 -, Gustavinho não nega que José Neto tenha deixado um legado no basquete do Flamengo. Para o treinador, as diversas conquistas dos últimos anos com o ex-comandante servem como uma inspiração para o trabalho que se inicia.
- A gente pode se inspirar nesses quatro anos muito vitoriosos com o basquete do Flamengo. Além disso, tem também a estrutura oferecida ao basquete, que é muito boa. (...) Essa é a equipe de maior qualidade que já dirigi, individualmente. Se aproxima muito do que vi na Seleção Brasileira - disse.
Internacionalização da marca e duelo contra o Orlando Magic
Vale lembrar que, no dia 5 de outubro deste ano, o Flamengo viaja aos Estados Unidos para enfrentar o Orlando Magic. O confronto amistoso faz parte da pré-temporada da NBA para o time da Flórida. Os clubes de Rio de Janeiro e Orlando já se enfrentaram em duas ocasiões na história, com vitórias por 106 a 88 e 90 a 73 para os americanos.
Na opinião de Alexandre Póvoa, VP de esportes olímpicos do Rubro-Negro, a temporada nos Estados Unidos é estratégica. O primeiro duelo, em 2014, registrou o recorde de público em um jogo da temporada do Magic. A relação entre os clubes cresceu e hoje o duelo faz parte de um planejamento do clube para a internacionalização da marca Flamengo, levando o basquete carioca a novos patamares ao redor do planeta.
- É fundamental estarmos na rota dos times da NBA. Queremos sempre estar participando de jogos lá ou trazendo para jogar aqui de novo. O Flamengo foi o primeiro time da América Latina a participar de uma pré-temporada da NBA. Em outubro, é pra ir lá e ganhar, fazer, fazer história a tentar uma vitória lá dentro sobre um time da NBA - declarou o VP.
Olivinha vê briga por titularidade e força no elenco do Flamengo
Queridinho pela torcida do Flamengo, Olivinha é uma das poucas peças que se manteve após o fim da temporada 2017/2018. De lá para cá, apenas quatro atletas permaneceram no Flamengo (Olivinha, Marquinhos, Varejão e João Vitor), que contratou sete novos jogadores para integrar o plantel do basquete.
Na opinião do ala-pivô, a renovação no plantel rubro-negro aumenta a disputa interna, com um evidente crescimento na briga pela titularidade. Ao LANCE!, Olivinha demonstrou confiança na qualidade do elenco do Flamengo, com muitos jogadores acumulando passagens pela Seleção Brasileira.
- Fico muito feliz por ser um dos remanescentes na equipe. (...) A equipe que está send formada é muito boa, de qualidade muito grande. A briga pela titularidade vai ser boa. Vou trabalhar bastante para que eu possa ajudar de alguma maneira, sendo titular ou não - afirmou Olivinha.
O atleta do Rubro-Negro falou ainda sobre a nova filosofia implantada por Gustavinho desde que chegou ao clube. O novo técnico investe muito na atleticismo e na rapidez dos jogadores, aliando tudo isso a treinos de alta intensidade, como revelou o ala-pivô do Flamengo.
- Nossa equipe está bastante motivada, o clima é muito bom. Já conhecia a maioria dos jogadores que chegaram, ou por ter jogado contra ou por ter jogado junto na Seleção brasileira. Espero que tenhamos uma temporada de muito sucesso. A intensidade que o Gustavinho tem cobrado é muito grande - declarou o camisa 16 ao L!.
Olivinha não pôde deixar de citar suas expectativas para o Campeonato Carioca 2018 - principalmente pelo retrospecto recente do torneio estadual. Em 2016, o Flamengo foi campeão por WO sobre o rival Vasco; já em 2017, a disputa foi cancelada devido a um boicote promovido pelos clubes.
- Minha expectativa é a melhor possível. Acho que esse vai ser o Carioca mais disputado dos últimos tempos, principalmente pela qualidade das equipes de Botafogo e Vasco. Acredito muito que nossa equipe está pronta, é uma mescla de juventude e experiência. Espero que dê tudo certo e a gente possa conquistar de novo esse título para começar bem a temporada - completou.
Confira a relação completa de atletas do Flamengo para 2018/2019:
Armadores - Franco Balbi, Davi Rossetto, Matheusinho e João Matheus
Ala-armadores - Deryk Ramos e Kevin Crescenzi
Alas - Marquinhos, Jhonathan Luz, Aieser Batista
Alas-pivôs - Olivinha, David Nesbitt e Ruan Miranda
Pivôs - Anderson Varejão, Rafael Mineiro e João Vitor
Comentários do Facebook -