24/8/2013 10:02
Narrador ignora rivalidades e vira voz do futebol americano carioca
Jogador do Botafogo na praia, Merlin Calazans é narrador oficial até do Flamengo, que joga neste sábado contra o Botafogo-SP no Luso-Brasileiro
Se você já esteve em um jogo de futebol americano no Rio de Janeiro, provavelmente ouviu a frase "se tem flag, é falta". O bordão é repetido diversas vezes pelo narrador Merlin Calazans, que, aos poucos, vai virando a voz do FA carioca. Atualmente, três dos quatro times da cidade costumam convidá-lo para narrar suas partidas. E, neste sábado, às 14h, ele estará mais uma vez comandando o microfone no duelo entre Flamengo e Botafogo-SP Challengers, no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Quando não há conflito de horário, Merlin narra as partidas de Flamengo, Botafogo FA e Botafogo Reptiles. A única exceção é o Vasco da Gama Patriotas, curiosamente o time que estava em sua primeira experiência na narração.
- Sempre fui muito interessado pelos bastidores do futebol americano, eu jogo futebol americano de praia há nove anos, e desenvolvi uma amizade com o André José Adler pela internet, por e-mails. Um dia ele me chamou para aparecer em um jogo em Bangu, do Vasco da Gama Patriotas contra o Vila Velha Tritões. Quando eu cheguei lá, ele perguntou se eu não queria ajudar, sendo repórter de campo. Ele gostou muito da interação que teve e, no jogo seguinte, me chamou para a cabine para comentar com ele. Uma coisa foi levando a outra e um dia minhas amigas do Saquarema Big Riders me convidaram para narrar um torneio feminino. Eu fui, narrei, tomei gosto pela coisa e fui narrando – contou.
Nem mesmo a ligação com o Botafogo atrapalha Merlin. Ele é jogador do Mamutes, representante alvinegro no futebol americano de praia. Mesmo assim, foi convidado para narrar todos os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro, inclusive no clássico contra o time de General Severiano.
- O pessoal sempre entendeu. O Botafogo FA é o braço na grama do Botafogo Mamutes, e vice-versa, só que há uma certa separação e há um respeito total. Nunca ninguém do Botafogo reclamou, e (no clássico) fui convidado para narrar a pedido do Flamengo. Vou narrar todos os jogos do Flamengo e do Botafogo no ano – explicou Merlin.
Se a rivalidade entre os times é deixada totalmente de lado, Merlin Calazans não consegue admitir ter a mesma imparcialidade ao narrar a jogada de algum amigo ou companheiro de equipe.
- Eu tento muito separar. Trabalhei muito isso durante a semana (do clássico) porque tem jogadores que jogaram comigo anos e anos também no Flamengo. O Rato é meu vizinho e tinha falado com ele “Rato, querendo ou não, o seu touchdown eu vou gritar com mais vontade, porque você é meu amigo”. O touchdown dos meus amigos, eu vou gritar com um pouquinho mais de vontade, não posso negar isso. Tem recebedores que eu passo a bola nos treinos, nos jogos, que já completaram touchdowns meus. Mas tento disfarçar um pouquinho para o pessoal não perceber muito – disse Merlin, que narrou um touchdown de Rato no clássico entre Flamengo e Botafogo.
Além de André José Adler, a quem chama de patrono, Merlin explica que procura se inspirar nos narradores americanos para melhorar seu trabalho.
- Procuro fazer um bom trabalho, me inspirar em grandes narradores, o pessoal lá de fora, o Adler que é meu patrono mesmo. É o cara que me espelho, me ensinou tudo que sei sobre narração. Quando vejo NFL, procuro prestar atenção em como os caras lá fora narram.
Em um esporte ainda se popularizando no Brasil, o narrador destaca que seu papel não é apenas descrever as jogadas, mas também fazer com que o público se familiarize com as regras e o funcionamento de uma partida de futebol americano.
- Uma preocupação que sempre tive é narrar para a galera no estádio, independentemente se o pessoal veio pela primeira vez, se joga futebol americano há cinco ou dez anos, se é amigo de jogador, ou se é da torcida dos grandes clubes que agora estão fazendo parte. Procuro narrar para todo mundo. Procuro fazer com que o jogo seja uma experiência informativa e divertida. Quem conhece as regras do futebol americano tem que se divertir, e quem não conhece também, e tem que conhecer um pouquinho. A pessoa que veio uma vez e achou divertido, vai vir uma próxima vez já sabendo um pouquinho – explicou.
1069 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- GABIGOL SE DESPEDE DO FLAMENGO! Jogador anuncia saída e gera polêmica após críticas à diretoria!
- PEDRO EVOLUI BEM E TORCIDA SE ANIMA! Retorno antecipado pode ser possível para 2025!
- FLAMENGO ENFRENTA PROBLEMAS! Bruno Henrique suspenso e Pedro ainda longe de voltar!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -