Considerada uma das melhores gerações já formada pelo CT de Cotia, a equipe sub-17 do São Paulo inicia nesta terça a disputa pelo título da primeira edição da Copa do Brasil da categoria. O rival da decisão é o Flamengo, que chega ao Morumbi com uma de suas maiores promessas nos últimos anos.
A ESPN Brasil transmite, ao vivo, a primeira partida da decisão da Copa do Brasil sub-17, direto do Morumbi, a partir de 19h20.
Desde que apresentou nomes como Oscar, Casemiro e Lucas para o futebol brasileiro, o São Paulo tem em seu time de jogadores nascidos em 1996 sua grande aposta. A equipe que já era forte, ainda ganhou reforços e, hoje, são 10 jogadores no elenco que já tem ao menos uma passagem pela seleção nacional.
Entre os jovens que estão no centro de formação tricolor desde pequenos, os destaques ficam por conta do zagueiro Lucas Silva, o Lucão, que participou da excursão do time profissional pela Europa e Japão, e o atacante Joanderson, descoberto em Limeira há oito anos e artilheiro são-paulino na Copa do Brasil.
Além dos dois, a geração 96 de Cotia ainda tinha o lateral-direito Auro, os volantes Matheus Queiroz e Gustavo Hebling e o meia-atacante Ewandro, que se destacam no São Paulo deste o sub-15. Mais tarde, a direção reforçou o time com o meia Gabriel Boschilia, ex-Guarani, e o lateral Foguete, ex-Vasco.
Com exceção de Joanderson, Auro e Matheus, os outros cinco são-paulinos formaram a base da seleção brasileira que disputou o Sul-americano sub-17, na Argentina. Na convocação seguinte, para um período de treinos em Itu, Joanderson e Auro também ganharam chance com o técnico Alexandre Gallo.
Embora galática, a equipe do São Paulo terá trabalho para conquistar o título da Copa do Brasil. Além da pressão por títulos que sempre assombrou a base tricolor, o Flamengo também tem ótima geração em sub-17. O destaque é Caio Rangel, artilheiro do time e aposta até dos patrocinadores rubro-negros.
Desde os 15 anos, Caio chama atenção no Flamengo e é olhado com carinho pela direção rubro-negro. Nascido no Complexo do Alemão, o habilidoso camisa 10 já é patrocinado pela Adidas e foi um dos escolhidos para apresentar o novo uniforme do clube, em maio, ao lado de Hernane e Marcelo Moreno.
Duelo entre gerações são-paulina e rubro-negra já tem história na base
Com dois dos melhores times do país, Flamengo e São Paulo já se encontraram em uma decisão em 2013. No mês de março, na Future Cup Sub-17 - torneio patrocinado pela Mongeral Aegon, empresa parceira do Ajax, da Holanda -, os paulistas levaram a melhor sobre os rubro-negros e foram campeões.
A competição, disputada em Porto Feliz, também contou com Cruzeiro e Santos, superados por São Paulo e Flamengo. Após os triunfos, tricolores e rubro-negros se encontraram ainda na primeira fase e, com os paulistas poupando alguns atletas, a partida terminou empatada em 1 a 1.
Na decisão, novo jogo equilibrado, mas desta vez com vitória do São Paulo, por 1 a 0. O gol do título teve a assinatura da dupla Joanderson e Boschilia: o primeiro deu passe de calcanhar para o segundo, que soltou o pé esquerdo de fora da área para vencer o goleiro Thiago, também da seleção brasileira.
Comentários do Facebook -