Apesar do recente veto da Prefeitura do Rio de Janeiro, a possibilidade de haver público nas finais do Campeonato Carioca segue sendo debatida. Flamengo, Fluminense (finalistas da competição), Vasco e Botafogo (finalistas da Taça Rio) se reuniram com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) nesta quarta-feira para discutir, entre outros assuntos envolvendo a logística das partidas, a chance de liberar torcida nas partidas decisivas do estadual.
Após a reunião, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, se encontrou com Eduardo Paes para conversar sobre a possibilidade de liberação do público. O diretor de marketing da Ferj, Leonardo Ferraz, foi convidado e acompanhou o encontro.
Procurada pelo ge, a assessoria da Prefeitura voltou a afirmar em nota: "O Decreto Rio Nº 48425, de 13 de janeiro de 2021, que suspende temporariamente a presença de público em estádios e ginásios esportivos, está em vigor". E afirmou que, "portanto, competições esportivas podem ser realizadas, porém sem público presente".
Na terça, a Ferj publicou uma resolução da diretoria a favor da possibilidade de haver torcida tanto nas partidas entre Flamengo e Fluminense, pela final do Carioca, quanto nos confrontos entre Vasco e Botafogo, pela final da Taça Rio. A Prefeitura, por meio de sua assessoria, no entanto, vetou a possibilidade e informou que só são permitidos jogos com os portões fechados, exatamente a mesma informação repassada nesta quarta.
O Flamengo insiste com a possibilidade de presença de torcedores nas arquibancadas. Em discurso oficial, a entidade se coloque a favor da "coletividade". Nos bastidores, a postura é de evitar atritos e deixar os clubes tomarem as rédeas da questão.
O Fluminense é contra e já se manifestou publicamente. Por sua vez, Botafogo e Vasco disseram em posicionamentos recentes que não são a favor da volta do público a essa altura da pandemia, mas não responderam ao ge sobre suas opiniões com relação às finais do Carioca até o fechamento desta reportagem.
Uma nova reunião foi marcada para esta quinta-feira, às 14h (de Brasília).
Nos bastidores, o Flamengo se mostra confiante no lobby com a Prefeitura do Rio para obter a autorização à presença de público nos jogos. Na reunião desta quarta, foi dito que o Maracanã tem capacidade para receber os torcedores sem infringir os protocolos de segurança e que, inclusive, já teria elaborado um plano operacional para as finais do Carioca.
A principio sem público, o jogo de ida entre Fluminense e Flamengo está marcado para o próximo sábado, às 21h05 (de Brasília), no Maracanã; e o primeiro jogo da final da Taça Rio entre Botafogo e Vasco acontece no domingo, às 11h05 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos.
FLAMENGO
Cabem 72 mil pessoas no estádio, colocar umas 10 mil espalhadas pelo estádio nao faz mal algum. Se teatro, onde é um lugar fechado podem entrar 25%, pq a dificuldade em liberar uns 15% de ocupação do estádio?