Raio-X: Flamengo de Pedro é mais eficiente do que o de Gabigol na mesma função; compare

4/4/2023 14:01

Raio-X: Flamengo de Pedro é mais eficiente do que o de Gabigol na mesma função; compare

Raio-X: Flamengo de Pedro é mais eficiente do que o de Gabigol na mesma função; compare
Gabigol e Pedro comemoram um gol do Flamengo Marcelo Cortes / Flamengo

Com a dupla Gabigol e Bruno Henrique em alta no Flamengo, a contratação do atacante Pedro, então com 22 anos em janeiro de 2020, era vista como opção de reserva de luxo e um ativo para o futuro próximo. Três anos e uma Copa do Mundo depois, o atual dono da camisa 9 é hoje titular absoluto e, de quebra, deslocou Gabriel Barbosa da posição de homem-gol. O debate se os dois goleadores devem jogar juntos ou separados marcou a passagem de diversos técnicos e voltou a se intensificar no último fim de semana, quando o camisa 10 ficou no banco na vitória sobre o Fluminense, no jogo de ida da final do Carioca — e a discussão continua às vésperas da estreia do rubro-negro na Libertadores, diante do Aucas, nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), em Quito.



Levantamento feito pelo EXTRA considerando apenas as partidas em que os jogadores atuaram como centroavantes titulares — ou seja, não levando em conta quando a dupla foi escalada junta para iniciar um duelo — mostra a evolução de Pedro e o espaço adquirido ano a ano. Sobretudo a partir de 2022, após a grave contusão sofrida pelo atacante Bruno Henrique, que teve lesão multiligamentar no joelho direito e ainda se recupera.


LEIA TAMBÉM: Problema com Gabigol é pior que o esperado e futuro no Flamengo assusta: "Pode ficar de fora da..."




Em 2020, por exemplo, Pedro foi titular em pouco mais de um terço dos jogos do Flamengo. Em 25 partidas, ele marcou 16 gols (média de 0,64) e o time teve um aproveitamento de 75% dos pontos disputados. Quando Gabigol foi titular da posição, o time teve aproveitamento de 67,5% em mais da metade das partidas — a média de gols do atacante foi a mesma.

Na temporada de 2021, Pedro jogou menos ainda. Vale ressaltar que, além de disputar vaga com Bruno Henrique, o atacante sofreu com lesões ao longo da temporada e precisou fazer uma artroscopia no joelho no fim do ano. Dos 75 jogos, ele iniciou como o centroavante do time em 24 oportunidades e fez somente 15 gols. Com ele no comando do ataque, o Flamengo teve aproveitamento de 66%. Já quando Gabigol assumiu a posição, o rubro-negro conquistou 72,5% dos pontos e o jogador marcou 36 vezes em 40 partidas, média de 0,9, sendo extremamente decisivo.

Ano passado, no entanto, Pedro ganhou o espaço de vez como centroavante do time. Como titular, ele marcou 29 gols em 35 partidas (79% de aproveitamento e teve 0,82 de média). Gabigol só atuou sem Pedro como titular em 31 jogos e marcou 16 gols — aproveitamento e média bem abaixo do esperado. Ainda assim, ele marcou o gol do título da Libertadores sobre o Athletico, em Guayaquil.

No somatório, o Fla do centroavante Pedro tem sido mais eficiente do que o de Gabigol na mesma posição: 75% x 63,9% de aproveitamento — ressaltando que o levantamento não considera quantos minutos ficaram em campo como titular ou reserva. Vale destacar que o aproveitamento do time com a dupla como titular é semelhante ao de Pedro sem Gabigol ao seu lado. Ambos começaram juntos 43 jogos e marcaram 54 gols, no total.

diferença é que Pedro mantém sua média de gols alta; já a de Gabigol cai para 0,48. Afinal, fora da área, o atacante, que agora veste a camisa 10, tem tido outras funções táticas e, muitas vezes, serve de garçom para o atual camisa 9.

Sem Thiago Maia
Gabigol viajou ontem com a delegação para o Equador apesar das dores musculares. O camisa 10 treinou normalmente pela manhã. Ele não fez os treinamentos por três dias seguidos na semana passada antes do primeiro jogo contra o Fluminense pela final do Carioca, o que havia colocado sua presença contra o Aucas em dúvida. A decisão de não iniciar o duelo com o tricolor, no entanto, foi uma opção tática de Vítor Pereira. Assim como outros jogadores considerados titulares, ele entrou no segundo tempo da partida vencida pelo rubro-negro por 2 a 0.



Por outro lado, o Flamengo não contará com Thiago Maia. Titular sábado, o volante foi cortado — o clube não divulgou o motivo da ausência. Sem o volante, Vítor Pereira deve optar por Vidal ao lado de Gerson. Outra possibilidade seria o jovem Igor Jesus. No total, o Flamengo levou 27 jogadores.

Além de Thiago Maia, o zagueiro Gabriel Noga, o lateral-direito Matheuzinho, os volantes Erick Pulgar e Daniel Cabral, o meia Arrascaeta e o atacante Bruno Henrique estão fora da partida.

602 visitas - Fonte: Extra.globo


VEJA TAMBÉM
- UM DOS MAIORES! Gabigol pode receber mais de 2 milhões em possível renovação; Veja
- NOVO DIDA?! Goleiro Ex-Flamengo brilha e vira destaque na Europa
- HERANÇA! Filipe Luís adota mantra de Jorge Jesus antes de vitória do Flamengo



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo