Preferido pela torcida para assumir novamente o Flamengo após a demissão de Vítor Pereira, Jorge Jesus ainda tenta repetir no futebol europeu o mesmo sucesso que emplacou enquanto comandou o Rubro-Negro. Mas o cenário do ‘Mister’ desde que retornou ao Velho Continente, no entanto, tem sido muito diferente.
Convencido pelo presidente Luís Filipe Vieira a retornar ao Benfica pouco tempo após renovar seu contrato com o time do Rio de Janeiro, o treinador voltou à Luz em julho de 2020, pouco tempos depois de conquistar o título do Campeonato Carioca.
Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!
A volta, que aconteceu marcada pelas fortes críticas de parte da torcida, começou turbulenta. E assim se daria toda a segunda passagem de Jorge Jesus pelo clube português.
No primeiro compromisso de peso com os Encarnados, o treinador foi eliminado ainda na fase preliminar da Champions League para o modesto PAOK (GRE) de...Abel Ferreira.
Sem conseguir repetir o sucesso da primeira passagem pelo Benfica, quando conquistou três vezes o Campeonato Português (2009/10, 2013/14 e 2014/15), além de sete títulos de copas, Jorge Jesus colecionou críticas de torcedores, insucessos em campo e acabou após um racha com o elenco.
O treinador acabou demitido em 28 de dezembro de 2021 após afastar Pizzi, um dos capitães da equipe e ídolo do clube. A medida estremeceu ainda mais a relação turbulenta entre Jesus e os jogadores, marcando o fim de sua passagem pela Luz.
A queda ainda teve como contexto importante a viagem de dirigentes do Flamengo a Portugal para tentar contratar o treinador após a demissão de Renato Gaúcho. Após dias de conversas arrastadas, Jorge Jesus decidiu permanecer no Benfica e azedou um pouco mais a relação no clube carioca.
Fora dos Encarnados, o treinador voltou a ser ligado ao Rubro-Negro quando viajou ao Brasil para o carnaval no Rio de Janeiro. Com o compatriota Paulo Sousa empregado na Gávea, mas sem conseguir fazer o time embalar, Jesus chegou a indicar um prazo para ‘esperar’ até que uma definição acontecesse no Flamengo.
E isso gerou mais um ponto de estresse entre o treinador e a diretoria rubro-negra.
Sem acordo para voltar ao Flamengo, Jorge Jesus foi anunciado como treinador do Fenerbahçe em junho de 2022, com contrato até o fim desta temporada na Europa.
Questionado recentemente sobre sua permanência no futebol turco, onde tem proposta para renovar seu contrato, Jesus desconversou.
“Falta pouco para o fim do campeonato. Acho que não é o momento certo para falar sobre isso. Estamos nas semifinais da Copa, podendo jogar a final. Acreditamos que temos boas chances no campeonato. Se as coisas correrem normalmente, veremos a situação no final da temporada. No final do campeonato, voltamos a olhar para a situação e avaliamos”.
Segundo publicou a ESPN na última terça-feira, Jorge Jesus é tratado como um nome forte no Flamengo. É ele a vontade de Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e também de parte da direção, que enxerga o Mister como a única opção de "paz" interna no atual momento.
A grande questão é que sua saída conturbada no início de 2020 ainda deixa marcas, principalmente com o presidente Rodolfo Landim, que não aceitou bem a ida ao Benfica na ocasião. A conversa frustrada por seu retorno, no fim de 2021, quando Paulo Sousa acabou contratado, piorou a situação.
Maringá (F) - 13/04, às 20h (de Brasília) - Copa do Brasil
Coritiba (C) - 16/04, às 16h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Ñublense (C) - 19/04, às 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
430 visitas - Fonte: ESPN
VEJA TAMBÉM
- INDO PRO RIVAL? Negociação avança para possível retorno de David Luiz ao Vasco da Gama.
- Outra saída: Flamengo dispensa mais um medalhão
- ADEUS DO CAPITÃO? David Luiz, exemplo de liderança no Flamengo e possível saída com nova diretoria.
Comentários do Facebook -