Em 16 de agosto, após tirar o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil, Jorge Sampaoli mostrou-se cético em relação ao futuro no Flamengo e disse que não sabia nem se chegaria à decisão (clique aqui e leia) . Mesmo aos trancos e barrancos, ele chegou à sua primeira e muito provavelmente última final pelo clube.
+ Emenda por extensão de mandato é rejeitada no Flamengo, mas sessão é suspensa e termina em confusão
"Flamengo está pior com Sampaoli do que estaria sem ele", diz André Rizek
Dirige o time no domingo, às 16h, contra o São Paulo, no Maracanã, na primeira partida da final. E, após 30 dias, sua situação não mudou. Está cada vez mais distante do Flamengo . Tanto no aspecto da continuidade ou não quanto no relacionamento com os atletas e funcionários do CT.
Tentativa de aproximação em vão
Curioso que a declaração foi dada num dia em que os jogadores fizeram um movimento de aproximação. Arrascaeta marcou o gol da vitória e, gesticulando com as mãos, pediu que todos se juntassem em torno de Sampaoli. Pedido aceito, e Gabigol e Fabrício Bruno foram inserindo o treinador na roda com alguns tapinhas na cabeça.
Jogadores do Flamengo comemoram gol com Sampaoli
Na coletiva pós-jogo, Sampaoli disse que "um mês corresponde a um ano no Flamengo " e que por isso não poderia precisar se continuaria ou não até os jogos com o São Paulo. Além disso, quando questionado sobre o abraço coletivo, afirmou que a união tinha de aparecer especialmente nos momentos de dificuldade. Ou seja, repeliu a aproximação.
Sampaoli minimiza comemoração com grupo do Flamengo: "A solidão do treinador na derrota teria acontecido hoje"
Torcida pela ruptura em diferentes setores do Ninho
Por mais que Rodolfo Landim tenha dito à CNN que "está feliz com Sampaoli", a grande maioria no Ninho do Urubu não está.
A relação com Marcos Braz e Bruno Spindel, os comandantes do futebol, é fria. Outros funcionários que participam do dia a dia têm contato ainda mais distante.
Ainda há dentro do clube quem o considere excelente treinador nos aspectos tático e técnico, além de um profissional super disposto ao trabalho. Em contrapartida, há uma percepção quase que unânime sobre o quanto peca na condução do trato com as pessoas.
Jorge Sampaoli em Botafogo x Flamengo — Foto: André Durão
Quem convive no ambiente de treinamento qualifica o clima como "péssimo". Não especificamente por desavenças ou discussões, como as acontecidas entre Pablo Fernández e Pedro e Gerson e Varela. Mas também pela falta de harmonia e pouca descontração no local de trabalho.
Relatos dão conta de que as conversas são escassas, e não são raros os profissionais que contam as horas para o Flamengo decidir sua vida na Copa do Brasil e começar a reestruturação do ambiente de trabalho sem Jorge Sampaoli.
Jogadores confiantes de que é possível ser campeão
Com o clima azedo e a certeza nos bastidores rubro-negros de que Jorge Sampaoli não vira o ano no Flamengo , somente a conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil pode protelar a saída do argentino.
Apesar da polêmica escalação na dura derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR, com David Luiz de volante e Thiago Maia na lateral esquerda, o grupo acredita no título por conta do potencial técnico.
Internamente, falam em "dar a vida" pela conquista e mostrar o melhor rendimento dentro do que Jorge Sampaoli pedir a eles.
O otimismo se reforça com as voltas de Erick Pulgar e Bruno Henrique, os dois melhores jogadores do Flamengo sob orientação de Jorge Sampaoli.
O "mês com duração de um ano" aos olhos de Sampaoli passou. O Flamengo venceu o Coritiba jogando mal, empatou com os reservas do Internacional e conseguiu vitória sobre o Botafogo, no Nilton Santos, que indicava mudança de rumo. Não passou de indicação. Uma escalação polêmica associada a um vexame contra um desfalcadíssimo Athletico trouxeram muita agitação.
Sampaoli, contrariando as próprias expectativas, chegou à final. Mas, mesmo às vésperas de tentar seu primeiro título importante no Brasil, o fim do trabalho no Flamengo também parece próximo.
+ Leia mais notícias do Flamengo
?? Ouça o podcast ge Flamengo ??
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
Comentários do Facebook -