A temporada de 2024 do Flamengo foi longe do que os torcedores esperavam, mesmo com a conquista do Carioca e da Copa do Brasil. O time teve um início muito bom, mas não teve evolução nas mãos de Tite. No entanto, Filipe Luís assumiu o comando e mostrou novo estilo de jogo. Por fim, a torcida ainda viu a despedida do ídolo Gabigol, que pintou e bordou fora de campo. Assim, o Jogada10 relembra como foi o ano do clube, o campeão da Copa do Brasil de 2024. Porém, uma temporada com um gosto "agridoce" para os torcedores. Veja como foi o ano de 2024 do Flamengo
JANEIRO:
Sob o comando de Tite, o Flamengo chegou em 2024 com alta expectativa para brigar por títulos, especialmente, a Libertadores. Assim, o ex-técnico da Seleção Brasileira iniciou o foco no Campeonato Carioca após pré-temporada nos Estados Unidos. Pensando nos reforços, o Flamengo fez contratações pontuais para a temporada. O volante Nico De La Cruz, que estava no River Plate, foi o nome de peso da primeira janela de transferências. Além dele, o lateral-esquerdo, Matías Viña, ex-Roma, chegaram em janeiro. O primeiro, aliás, teve anúncio em dezembro de 2023. Na estreia pelo Campeonato Carioca, o técnico Tite utilizou os titulares para a partida contra o Audax, em Manaus. O time, aliás, goleou por 4 a 0 e iniciou bem a competição. Léo Pereira, Pedro, Cebolinha e Varela marcaram para os rubro-negros.
FEVEREIRO:
No mês do Carnaval, o Flamengo fez um verdadeiro desfile no Carioca. Em seis jogos, foram cinco vitórias e apenas um empate, que foi justamente contra o Vasco. O time de Tite venceu o Botafogo por 1 a 0 e também passou pelo Fluminense com uma vitória por 2 a 0, ao final do mês. Além das vitórias, o técnico Tite abordou diversas em coletivas sobre o equilíbrio do ataque e também de defesa. O time construia gols e também não deixava os adversários balançaram as redes. No recorte de seis jogos, foram 13 gols marcados e nenhum sofridos. Tornou-se uma marca do treinador.
MARÇO:
Logo no dia primeiro de março, Gerson passou por uma cirurgia no rim esquerdo. O meia passou por um procedimento de pieloplastia para correção de uma estenose congênita do ureter. O "Coringa" foi um dos principais do elenco e só voltou a ser relacionado em abril. Era só o início do mês agitado do clube fora de campo. Poucos dias depois, o Flamengo anunciou seu terceiro reforço para a temporada de 2024. Léo Ortiz, protagonista da negociação mais longa da atual janela, assinou contrato até o fim de 2028. Comprado por 7 milhões de euros (R$ 37,6 milhões na cotação atual), o defensor foi o terceiro zagueiro mais caro da história do clube. O time manteve o bom desempenho em campo.
ABRIL:
Poucos dias depois da partida de ida da final do Campeonato Carioca, o Flamengo estreou contra o Millonarios, da Colômbia, pela Libertadores. O Rubro-Negrou saiu na frente com Pedro, mas sofreu empate nos minutos finais, em Bogotá. A equipe da casa ainda teve um jogador expulso. Era o início do calendário intenso da temporada. Na sequência, o Flamengo venceu o Nova Iguaçu por 1 a 0 e faturou o título do Carioca de forma hegemônica. Foi ainda a sétima vez que o clube ergueu o troféu de forma invicta, com 11 vitórias e quatro empates na campanha de 2024. O time sofreu apenas um gol em toda a competição. Tudo parecia correr bem.
MAIO:
No dia 1º de maio, o Flamengo estreou pela Copa do Brasil. Pedro marcou o único gol da vitória sobre o Amazonas, no Maracanã. A partida ainda marcou o retorno de Gabigol, que conseguiu efeito suspensivo para voltar a atuar. Mesmo com o triunfo, o técnico Tite foi vaiado e xingado pelos torcedores. Neste mês, o Flamengo voltou a mostrar fraquezas e se complicou na Libertadores. O time jogou mal e perdeu para o Palestino por 1 a 0, no Chile. Naquele momento, a derrota deixou a equipe carioca na 3ª colocação do grupo E, com quatro pontos. O time está fora do mata-mata da competição.
JUNHO:
O início do mês começou com um clássico que ficou marcado na história do clube. O Fla aplicou uma goleada por 6 a 1 sobre o Vasco no Maracanã. Dominante do início ao fim e se aproveitando da fragilidade do adversário, o baile foi regido principalmente pela dupla formada por Everton Cebolinha e Arrascaeta. Ao todo, o Flamengo entrou em campo sete vezes em junho, em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Destes, o Rubro-Negro venceu cinco, empatou um e perdeu outro. Sendo assim, o aproveitamento nesse ínterim foi de 76,1%. No fim do mês, o empresário de Gabigol relatou o jogador trabalhava uma saída do clube.
JULHO:
Fora de campo, o Flamengo seguiu muito agitado. A Prefeitura do Rio divulgou, no início do mês, o edital do leilão do terreno do Gasômetro, que pertencia a um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal e foi desapropriado. O Flamengo já faria o movimento para adquirir o local para construção do estádio. Assim como junho, o mês também foi marcado por jogos do Brasileirão. Isto porque estava ocorrendo a Copa América. Foram nove jogos: cinco vitórias, dois empates e duas derrotas.
AGOSTO:
Foi, sem dúvidas, o mês do desgosto para o clube. O Fla conviveu com lesões, queda de desempenho e ainda foi obrogado a ir ao mercado. Dentro das quatro linhas, foram oito jogos, com três vitórias, um empate e quatro derrotas. Mesmo assim, conseguiu avançar para as quartas de final da Copa do Brasil. Na Libertadores, o Flamengo passou pelo Bolívar. No primeiro jogo,o time venceu no Maracanã por 2 a 0. Contudo, na altura de La Paz, a equipe perdeu por 1 a 0, mas mesmo assim garantiu a classificação. Neste jogo, aliás, o técnico Tite teve uma arritmia por conta da altitude e precisou ser levado ao hospital após chegada ao Brasil. Além de Tite, o Flamengo teve mais de 12 problemas em 28 dias de agosto.
SETEMBRO:
O mês também não foi nada fácil para o Flamengo. Em campo, o time seguia com muitas oscialações e previsível, Assim, o técnico Tite começou a ficar pressionado. Ao todo, a equipe teve um aproveitamento de 38% no mês. Ao todo, foram duas vitórias, dois empates e três derrotas. A equipe foi eliminada na Libertadores, mas avançou na Copa do Brasil. Para piorar a situação, o artilheiro Pedro teve diagnosticada a ruptura do ligamento cruzado anterior após treino pela Seleção Brasileira. Assim, o atacante só volta a jogar em 2025. Um baque para o elenco.
OUTUBRO:
Posteriormente, o clube apresentou Filipe Luís como novo técnico do profissional. Depois de comandar as categorias Sub-17 e Sub-20 do clube ao longo de 2024, ele foi escolhido para substituir Tite, na condição de técnico efetivo, com contrato até dezembro de 2025. Logo em seu anúncio, ele declarou ser ofensivo. Ainda fora de campo, o clube deu uma passo importante para construção do estádio. O presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, assinou o documento que formalizou a propriedade em cerimônia no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro.
NOVEMBRO:
No início do mês, o clube definiu o título da Copa do Brasil. No Maracanã, Gabigol voltou a jogar bem e marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético. O jogador deu passo para o clube ganhar a competição. Soberano em campo, o Flamengo segurou o Galo na Arena MRV e venceu por 1 a 0.
DEZEMBRO:
Já sem chances de título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo encerrou a competição de forma digna. O time encerrou sua participação na terceira posição da tabela, acumulando 70 pontos. Com um total de 61 gols marcados, o Flamengo superou os demais times em desempenho ofensivo. Desses gols, 11 foram por Pedro antes de sua contusão. A última rodada do Brasileirão, aliás, também marcou a despedida de Gabigol do Flamengo após ano conturbado. No empate com o Vitória por 2 a 2, Gabriel Barbosa marcou dois gols e finalizou a sua passagem de forma gloriosa.
Comentários do Facebook -