Falta "DNA"? O que Santos e Atlético-MG do Sampaoli tinham que o Flamengo não tem?

19/9/2023 14:58

Falta "DNA"? O que Santos e Atlético-MG do Sampaoli tinham que o Flamengo não tem?

Falta DNA? O que Santos e Atlético-MG do Sampaoli tinham que o Flamengo não tem?

- Não consegui o que fiz nos outros times ainda ,colocar a maneira de sentir o futebol em um ano difícil do Flamengo . Chegamos aqui com um crise com muitas finais perdidas. Tentei implantar um DNA. Continua sendo minha responsabilidade. Sigo tentando até aqui. Estamos longe dos times que já tive e que pretendo.

A declaração é de Jorge Sampaoli em entrevista coletiva no último domingo, após a derrota do Flamengo para o São Paulo por 1 a 0 no Maracanã, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Mas não é de agora que o técnico argentino admite não conseguir dar a "sua cara" ao time. No mês passado, por exemplo, após o empate em 1 a 1 com os reservas do São Paulo pelo Brasileiro, ele afirmou:

+Trio Gabigol, Pedro e Bruno Henrique pode funcionar no Flamengo? +Quanto o Flamengo leva da renda recorde de R$ 26 milhões na final da Copa do Brasil? Veja

- Se você observar meus times anteriores, são totalmente diferentes. Há uma adaptação aos jogadores. (...) Minhas equipes têm um grau de intensidade, pressão e ataque muito altos. Há facetas que ainda não consegui.

Sampaoli já dirigiu Santos, Flamengo e Atlético-MG no Brasil — Foto: Ivan Storti / André Durão / Pedro Souza

Sampaoli já dirigiu Santos, Flamengo e Atlético-MG no Brasil — Foto: Ivan Storti / André Durão / Pedro Souza

O Flamengo é apenas o terceiro clube no Brasil que Sampaoli assumiu. Campeão da Copa América de 2015 com a seleção chilena e da Sul-Americana de 2011 com a Universidad de Chile, o treinador de 63 anos chegou ao futebol brasileiro já consagrado e dirigiu o Santos em 2019 e o Atlético-MG em 2020. E os números no Rubro-Negro são bem parecidos com seus trabalhos anteriores no país:

No Santos, Sampaoli teve 61,5% de aproveitamento em 65 jogos, com média de 1,58 gol pró e de 0,86 gol sofrido por jogo. No Atlético-MG, o rendimento foi de 64,4% em 45 partidas, com média de 1,77 gol feito e 1,08 gol tomado por partida. E no Flamengo , até agora são 37 duelos com 62,1% de aproveitamento e média de 1,70 gol pró e 1,08 gol contra por rodada.

Seleção SporTV debate: demitir Sampaoli ou não?

Mas então por que Sampaoli balança no cargo? Enquanto no Santos o argentino foi vice-campeão brasileiro com a maior pontuação do clube desde o título de 2004, e no Atlético-MG foi campeão mineiro e disputou até o fim o título da Série A (terminou em terceiro), no Flamengo o trabalho é bastante questionado.

+Comentaristas discordam de gesto de Gabigol, do Flamengo, com Dorival: "Não faria"

- São inúmeras as diferenças do Flamengo de Sampaoli para os trabalhos anteriores do técnico argentino aqui no Brasil. Desde a falta de imposição do time, passando pela desorganização, que leva à pouca intensidade e dificuldade para pressionar o adversário no campo de ataque. O Flamengo também é um time muito vulnerável defensivamente, mas essa é uma marca (negativa) já conhecida dos trabalhos de Sampaoli. Suas equipes normalmente têm uma média relativamente alta de gols sofridos - opinou Pedro Moreno, comentarista do Grupo Globo, complementando:

- Mas o que mais me chama a atenção é a falta de repertório ofensivo de um Flamengo com o elenco reco de grandes jogadores. O Flamengo tem se mostrado um time engessado e previsível, muito distante das características do time vitorioso das últimas temporadas e das convicções do seu próprio treinador. É um time absolutamente sem identidade.

Jogadores do Flamengo não falaram com Sampaoli na parada técnica

Para Henrique Fernandes, também comentarista do Grupo Globo, o elenco do Flamengo se encaixa com o DNA de Sampaoli, porém, a forma como o treinador se relaciona com os jogadores dificultou a implementação do modelo.

- Quando o Sampaoli fechou com o Flamengo , eu imaginei que o clube tinha encontrado o treinador certo pra si, porque algumas das ideias que ele aplicou muito bem no Atlético, se encaixam perfeitamente com o que o elenco do Flamengo oferece. A ideia de fazer um jogo de posse e volume (até para se defender com a bola), a possibilidade de utilizar todo um ótimo elenco do Flamengo (pra mim o melhor que o clube montou nos últimos anos) para escalar equipes de acordo com os adversários e, assim, manter sempre uma equipe fisicamente apta para fazer o jogo de pressão e intensidade que ele exige sem bola - disse antes de continuar:

- A questão é que para implantar seu modelo, Sampaoli precisa do choque, da competição interna, de treinamentos intensos, fortes, e ele é o tipo de treinador que não se preocupa tanto com as relações humanas no desenvolvimento do seu trabalho. Ele paga o preço de algumas insatisfações dos que não se adaptam ao modelo que deseja aplicar no time e não hesita em sacar jogadores, mesmo os que vinham bem sob o comando de outro treinador, ou que tenham uma posição de "hierarquia" alta dentro do elenco, ou prestígio junto a torcida.

Para Henrique, o temperamento de Sampaoli pode estar prejudicando sua relação com o elenco.

- A grande questão no Flamengo foi que um treinador tão exigente e rígido no seu modelo caiu em um elenco que só aceitou plenamente treinadores que evitaram esse tipo de confronto. O grupo não conseguiu, portanto, executar as ordens do treinador, a insatisfação foi aumentando e a relação de confiança entre o grupo e Sampaoli acabou quebrada. Se o jogador não acredita que vai vencer sob as ordens de um técnico, mesmo que ele seja titular absoluto, não vai entregar um rendimento consistente na maioria dos jogos. Eventualmente, o time consegue jogar bem porque, mesmo com todos os problemas, trabalha e a qualidade técnica resolve jogos, mas o time não conseguiu ser regular na aplicação das ideias do treinador em partidas consecutivas - encerrou.

O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, às 19h, contra o Goiás, em Goiânia, pelo Brasileiro. No domingo, faz o jogo de volta da final da Copa do Brasil contra o São Paulo, no Morumbi.

+ Leia mais notícias do Flamengo

?? Ouça o podcast ge Flamengo ??

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

50 vídeos

517 visitas - Fonte: ge


VEJA TAMBÉM
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.
- Gerente do Bragantino Destaca Semelhanças no Estilo de Jogo do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu