Flamengo retorna ao Brasileirão como favorito e enfrenta dilema sobre poupar jogadores.

14/4/2024 14:37

Flamengo retorna ao Brasileirão como favorito e enfrenta dilema sobre poupar jogadores.

Flamengo busca quebrar o tabu de 114 rodadas sem liderar o Brasileirão e inicia a jornada contra o Atlético-GO.

Flamengo retorna ao Brasileirão como favorito e enfrenta dilema sobre poupar jogadores.

O Flamengo começa o Brasileirão de 2024 entre os favoritos, mas com uma marca incômoda: não lidera a competição desde 2020, quando conquistou o oitavo título*. Já são 114 rodadas distante da primeira colocação e a missão para espantar o fantasma começa neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-GO no Serra Dourada. Na última vez em que foi campeão, o Flamengo só assumiu a liderança na 37ª rodada do Brasileirão 2020. O clube, que vinha em uma arrancada com Rogério Ceni, venceu o Internacional de virada no Maracanã e assumiu a primeira colocação.

Foi para a última rodada dependendo só de si para carimbar o título, mas não teve vida fácil. A derrota para o São Paulo no Morumbi fez o Rubro-Negro ficar ligado no confronto entre Internacional e Corinthians. Os jogadores do Flamengo acompanharam pelos celulares os minutos finais do empate em Porto Alegre e explodiram ao serem informados do fim do jogo. De lá para cá, o Flamengo não dormiu sequer uma rodada na liderança nas três temporadas. Em 2021, o Rubro-Negro terminou na segunda colocação e viu o Atlético-MG ser campeão com 13 pontos de diferença.

Em 2022, ano em que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores, o Brasileirão ficou em segundo plano para o clube, que acabou na quinta posição. Já em 2023, o Flamengo viu o Botafogo se distanciar na liderança com a melhor campanha da história no primeiro turno. No entanto, o rival caiu de produção e deixou o título em aberto. O Rubro-Negro chegou a sonhar com a taça, mas a derrota para o Atlético-MG na antepenúltima rodada praticamente o tirou da briga. O Palmeiras foi o campeão com 70 pontos enquanto o Fla ficou na quarta posição com 66.

Flamengo levanta a taça de campeão brasileiro de 2020
Foto: Marcos Ribolli

O Flamengo terminou o Brasileirão de 2023 já com Tite no comando. O treinador chegou ao clube em outubro com a missão de classificar direto para a fase de grupos da Libertadores e pavimentar o trabalho para a temporada 2024. A missão foi concluída e, agora, o técnico é visto internamente como um ponto forte para a disputa da competição. Mesmo sem ocupar a liderança há três anos, o Flamengo é o terceiro clube que mais conquistou pontos na competição desde aquela edição.

Tite, treinador do Flamengo, durante partida contra o Palestino, na Libertadores
Foto: André Durão

O assunto tomou conta do noticiários do Flamengo às vésperas do início do Brasileirão após a declaração de Tite depois da vitória por 2 a 0 sobre o Palestino na Libertadores. - Eu não tenho a dimensão. Vamos sentar com a direção para estabelecer prioridades. É humanamente impossível trabalhar com competições de tamanha grandeza, e a equipe se repetindo quarta e domingo.

Como disputa a Copa do Brasil e a Libertadores também, o Flamengo não descarta a necessidade de precisar priorizar determinada competição em função das análises da ciência (através da fisiologia e do departamento médico). Vice-presidente de futebol rubro-negro, Marcos Braz disse que a diretoria não interfere nas decisões da comissão técnica e afirmou que o fato de não desfrutar da liderança há mais de três anos já foi colocado na mesa nos bastidores com o elenco.

Dorival Junior teve maior média de trocas no Flamengo nos últimos anos
Foto: André Durão / ge

267 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Novidades na Escalação do Flamengo para o jogo contra o Amazonas, confira
- Flamengo desembarca em Manaus para jogo da Copa do Brasil com festa para Gabigol
- Gabigol é ovacionado por torcedores do Flamengo em chegada a Manaus.



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar