De Glaybson a Pikachu, a aventura de um Pokémon artilheiro no Papão

24/8/2015 11:05

De Glaybson a Pikachu, a aventura de um Pokémon artilheiro no Papão

Com apelido inspirado em desenho, lateral do Paysandu vive sua melhor fase aos 23 anos e é comparado a R10. Após fazer bonito no Rio, torce por proposta do Flamengo

De Glaybson a Pikachu, a aventura de um Pokémon artilheiro no Papão
Na hora do descanso, celular é um dos passatempos de Pikachu (Foto: João Paulo Maia)

"Nossos sonhos a gente é quem constrói". Esse é o verso da música "Acredite", da cantora carioca Jamily, que Glaybson Yago Souza Lisboa, 23 anos, usa para definir seu atual momento. O lateral-direito mais cobiçado do país veste a camisa do Paysandu, onde é o xodó da torcida. Inspirado no Pokémon do desenho animado, o apelido o persegue até hoje. Yago Pikachu foi comparado até com Ronaldinho Gaúcho, seu ídolo, mas prefere ter personalidade própria.

Especulado como reforço do Flamengo, o jogador torce por uma proposta oficial que vá além das especulações. Após se destacar no Rio contra Fluminense e Botafogo, ele recebeu a equipe do GloboEsporte.com no hotel onde o Papão ficou hospedado. Poucas horas antes de pegar o voo de volta para Belém, não deixou nada fora do papo, do início da carreira até o status de celebridade no Pará.

O início já parece distante. Foi aos 9 anos, no futsal da Tuna Luso, do Pará. Aos 13, passou a atuar na categoria de base de futebol do Paysandu. Ficou alternando entre a quadra e o campo até 2010. Quando subiu para o profissional, no mesmo ano, optou por ficar apenas no gramado. O apelido, acredite, nasceu antes.

- Meu primeiro treinador do futsal (Capitão) costuma colocar apelido nas crianças e botou Pikachu por eu ser o menor (1,69m de altura) e o mais rápido da turma. Quando fui para o Paysandu, com mais dois amigos, eles continuaram me chamando e fui levando. No começo não gostava, pelo fato de eu ter meu nome, mas depois fui acostumando e hoje não tem problema - contou.

Depois de dois gols e grandes atuações em dois jogos no Rio (contra Fluminense na Copa do Brasil e Botafogo na Série B), Pikachu foi o assunto dos principais programas esportivos. O apresentador André Rizek, do Redação SporTV, chegou a comentar que o lateral, hoje, é mais jogador que Ronaldinho Gaúcho. O paraense, apesar da boa fase, prefere ter cautela e personalidade.


Lateral marcou um e deu passe para outro contra o Botafogo (Foto: Agência Estado)

- Não podíamos escolher adversário naquele momento (do sorteio da Copa do Brasil), porque eram os times que vinham da Libertadores. Todo jogo seria complicado e num grande estádio. Estávamos treinando e só ficamos sabendo depois do treino. Claro que quando houve o sorteio teve aquela euforia de jogar contra o Ronaldinho, contra o Fluminense no Maracanã. Fico feliz pela comparação, mas Ronaldinho é um grande jogador. Tento fazer apenas a minha parte. Agradeço os elogios, mas prefiro ser o Yago mesmo, com tranquilidade e humildade. Seleção é um sonho de todos, e comigo não é diferente. Tenho certeza que uma hora a oportunidade pode aparecer e tenho que saber aproveitar.

Enquanto R10 brilhava em anos anteriores com as camisas de Barcelona e Milan, Pikachu o admirava, em outra realidade. Na quarta, jogou contra o ídolo, no Maracanã dos sonhos, mas não conseguiu a camisa do jogador tricolor. No jogo de volta, em Belém, R10 não vai escapar.

- Ronaldinho é ídolo de todos. Ele já demonstrou mundialmente. A gente admira muito o jogador que é, a pessoa que é, mas depois que entrou em campo procura esquecer e focar no trabalho. Pedi para trocar (camisa) não só com ele (Ronaldinho), mas com Fred também. Mas tiveram amigos meus que conseguiram. Se eu tiver a oportunidade na quarta de pedir e ele der, ficarei muito grato.


Na hora do descanso, celular é um dos passatempos de Pikachu (Foto: João Paulo Maia)

A rotina do xodó bicolor é de muito assédio na capital paraense. Não à toa. Neste ano, marcou 16 vezes e, em 202 jogos pelo Paysandu, já são 58 gols numa posição que raramente produz artilheiros. Um dos hobbies dele e da família, de passear no shopping, chega a ser interrompido pelos fãs.
- Às vezes é tranquilo, às vezes nem tanto. A euforia é grande, principalmente depois de vitória. É complicado sair, ir ao shopping, fazer as compras. O torcedor tem um carinho muito grande por mim, e eu tento agradar a torcida dentro de campo, dando vitórias ao clube.

E isso pode mudar em breve. No fim deste ano, termina o contrato com o Paysandu, onde está há uma década. A renovação é incerta. Pikachu quer mais, quer voos mais altos na carreira.

- Até o momento nem o presidente nem o diretor me chamaram para conversar. Creio que eles possam me ajudar numa possível liberação para algum clube. Vamos esperar. Tem quatro meses, e tudo pode acontecer. Agora vou focar no Paysandu, na Série B, porque é uma oportunidade boa para aparecer e ter uma verdadeira proposta.

Fico feliz pelo meu nome estar rondando pelo Flamengo, e falaram também no Vasco. Fiquei sabendo através da mídia. Não houve contato com nenhum clube, e espero que possa aparecer. Só depende de mim. Não só meu pai (é flamenguista), parte da família também, mas vou querer o melhor para mim. Vou analisar com cuidado. Vamos esperar primeiro chegar (a proposta) - revelou.

Primeira vez no Maraca
Foi a primeira vez que Pikachu jogou na capital do Rio. Antes, tinha defendido o mesmo Paysandu contra o Macaé, em dois jogos pela Série C. Agora, além de jogar contra um ídolo, pôde fazer parte de um dos lugares que mais admira: o Maraca.

- Todo mundo sonha em jogar no Maracanã, e comigo não foi diferente. Na hora é totalmente diferente, dá aquele frio na barriga por jogar contra um adversário de Série A, que tem grandes jogadores. A gente fica admirando a beleza que é (o Maracanã), tanto interno quanto o campo. Foi uma experiência boa, e espero um dia poder jogar novamente, já que foi a primeira vez - comentou.

O lado turista de Yago Pikachu não teve a chance de passear na Cidade Maravilhosa. Com o período de descanso limitado e impossibilidade de sair do hotel, o jogador deixou para conhecer o Rio na próxima visita.

- Gostaria de conhecer a cidade toda. Não tive a oportunidade, porque os jogos foram em cima e tivemos que descansar. Como todos os turistas que vêm ao Rio, queria conhecer o Cristo. Espero um dia poder - completou. Veja no vídeo acima o belo gol de falta contra o Fluminese, e abaixo, o gol contra o Botafogo.


Pikachu fez gol no Maraca e vibrou com a torcida bicolor (Foto: André Durão)

Embalo do Papão
Com duas vitórias seguidas, o Paysandu voltou a brigar por uma vaga no G-4 da Série B - um ponto a menos que o último da zona do acesso, o Sampaio Corrêa, que tem 34.

Voltar para a elite e avançar na Copa do Brasil são os próximos passos de Pikachu e do Bicolor paraense.
- O objetivo principal é a Série B. Conseguimos vencer um adversário direto e estamos na briga novamente. Ficamos uns jogos sem vencer e nos afastamos lá da frente, mas com essa vitória já temos a possibilidade de entrar no G-4 na próxima rodada. E também agora focar no Fluminense. Tenho certeza de que, na quarta, o Mangueirão estará lotado - previu.

Com desafios desse tamanho, nada melhor do que seguir o conselho de Jamily no primeiro verso da música favorita: "Acredite, é hora de vencer".

15145 visitas - Fonte: ge


VEJA TAMBÉM
- VALEU A PENA?! Gabigol: da contratação milionária à saída gratuita do Flamengo
- TOMOU CALOTE? Flamengo notifica Internacional por não pagamento de Thiago Maia.
- BRILHO DO CRIA! Ex-jogador do Flamengo se destaca na Premier League e Seleção recebe informações.



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Ter - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo -
X
Fortaleza EC
Flamengo

Brasileiro

Qua - 19:00 - Arena Pantanal
1 X 2
Cuiaba
Flamengo