Ex-árbitro critica conduta de assistente no clássico Fla-Flu: Falta de postura

14/10/2016 17:55

Ex-árbitro critica conduta de assistente no clássico Fla-Flu: Falta de postura

Paulo Cesar de Oliveira aponta que problema começa com falta de firmeza de Emerson Augusto de Carvalho, e também cita erro do árbitro Sandro Meira Ricci

Ex-árbitro critica conduta de assistente no clássico Fla-Flu: Falta de postura
Gol de Henrique foi anulado depois de grande confusão no gramado (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

A polêmica do clássico Fla-Flu desta última quinta-feira provavelmente nunca terá fim, mas há análises a serem feitas sobre a decisão da arbitragem que gerou uma grande confusão no fim do jogo vencido por 2 a 1 pelo Rubro-negro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Seleção SporTV, o ex-árbitro e hoje comentarista Paulo Cesar de Oliveira apontou que o problema se originou na falta de personalidade do auxiliar Emerson Augusto de Carvalho.

- Primeiro ponto: é um lance de interpretação fácil. A jogada era uma falta, bola parada, os jogadores do Fluminense Cícero, Henrique e Gum estavam em posição de impedimento e o Henrique acabou fazendo o gol, que foi imediatamente anulado pelo assistente da Fifa, um dos mais experientes do Brasil, Emerson Augusto de Carvalho. Na sequência tem toda a pressão e reclamação e, com todo respeito que tenho ao Emerson, por ser um assistente “mundialista”, por ter marcado corretamente o impedimento, ele tinha que ter mantido a sua postura e não ter deixado se levar pela reclamação dos jogadores do Fluminense. Ontem li muita crítica ao Sandro Ricci, que o Emerson anulou corretamente e o Sandro resolveu dar o gol, mas a gente tem uma imagem muito clara que quando o Emerson marca o impedimento o Sandro apita, levanta os braços fazendo o gesto de que o gol estava anulado. Era só dar sequência ao jogo. O Flamengo bateria o tiro livre indireto, recomeçaria o jogo e ponto final. A gente hoje não estaria aqui discutindo. O que levou a toda confusão foi a falta de personalidade do assistente, o Emerson, que deveria ter mantido a sua posição, mas infelizmente se deixou levar pela reclamação dos jogadores do Fluminense. (...) O problema é, na minha visão, todo ele causado pelo assistente, pela falta de postura e personalidade de manter sua primeira decisão, que era a posição correta.

Aos 39 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo já vencia por 2 a 1 no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, Gustavo Scarpa cobrou falta pela esquerda do ataque e Henrique cabeceou para empatar a partida. O auxiliar Emerson Augusto de Carvalho levantou a bandeira e anulou o lance dando impedimento do zagueiro. Só que, após pressão do jogador e uma conversa rápida com o árbitro Sandro Meira Ricci, o gol acabou validado. Mas apenas por alguns minutos. Logo depois, ele voltou atrás e anulou mais uma vez.

Questionado pelo apresentador do Seleção SporTV, Marcelo Barreto, se era comum que os personagens do jogo como jogadores e técnicos alegassem terem tido informações vindas da TV, Paulo Cesar de Oliveira apontou naturalidade no fato.

- Isso é muito comum. Hoje a informação chega instantaneamente para a comissão técnica, para os jogadores do banco, às vezes para os jogadores que estão ali atrás do gol aquecendo. É muito natural jogador ou treinador dizer: "Paulo, a televisão mostrou que estava impedido". Ou: "Paulo, a televisão mostrou que não foi gol". Isso é muito normal, muito natural quando parte de jogadores, torcedores, até gandulas, isso é um fato corriqueiro. O que não pode é o assistente se deixar levar por esse tipo de pressão, que é normal num jogo quente, num lance decisivo aos 40 minutos de jogo. Essa contestação do Henrique no calor do jogo é normal, e a contestação por parte das equipes, comissão técnica, jogadores, também é muito normal. O que não pode é a arbitragem se deixar levar por essa pressão ou o quarto árbitro receber informação de alguém da imprensa ou algum agente externo e passar a informação para a arbitragem. Isso é proibido pela regra.

Apesar de apontar o início da confusão na postura do auxiliar, o ex-árbitro também criticou a forma como o árbitro Sandro Meira Ricci conduziu o problema e deixou criar uma grande confusão à beira do gramado.

- (...) O que a gente tem que discutir é o procedimento adotado pelo Sandro Ricci e pelo Emerson Carvalho e toda a equipe de arbitragem, uma equipe experiente. Ele não poderia em momento algum ter mantido esse diálogo durante 12 minutos, que é um tempo exagerado, ali na lateral do campo com a interferência dos jogadores das duas equipes, do policiamento, do delegado do jogo, do inspetor do jogo, que se aproximou, que é o Sergio de Oliveira Santos. Ele tinha que ter ido para o centro do campo, chamado o Emerson Carvalho, e longe de pressão e tumulto tomar a decisão (...). Demora 12 minutos para tomar uma decisão. Como é um tempo muito longo, acaba levantando suspeitas e todos os indícios de uma interferência externa - concluiu o comentarista.

598 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Presentão: Lorran surpreende mãe com camisa do jogo contra o Corinthians
- O jogo mais importante do ano! Flamengo busca a classificação na Libertadores contra o Bolívar
- NOVO CRAQUE! Joia do Flamengo fala sobre gol contra o Corinthians



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




esse eis árbitro falar que arbitragem não teve postura e um babaca

Foi falta de respeito dos jogadores do Flu ao bandeirinha q fez o papel dele apitar o q estava acontecendo no campo.Deveriam ser suspensos por 5 jogos esses jogadores q já estão se acostumando á jogar uns contra outros.foi contra o Corintias e agora o Mengão.Q aparecer coloca uma melância no pescoso.punição severa pra esses jogadores palhações e trapalhãoes pelo bem do futebol......

fluminense q é muito otario idiota flu vai pagar muito caro os jogadores do fluminense estão completamente errados eles sabem que estava impedidos arrumar essa briga de graça tomam vergonha na cara seus tricolores safados

louvo o seu comentário Paulo Cezar Oliveira ( Ex Árbitro)

o bandeirinha só apenas teve caráter e marcou o coreto .. aí vão e falão que o sistema da árbitros quando funciona e ruim .. e uma vergonha!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Bolívar

Brasileiro

Sáb - 16:00 -
2 X 0
Flamengo
Corinthians