Com cerca de 40 milhões de torcedores, é certo que o Flamengo se faz conhecido em diversas partes do mundo. Entretanto, nos últimos anos, o clube tem desenvolvido projetos para reforçar a sua marca dentro e fora do território nacional. Parcerias com empresas internacionais e competições de futebol de base em países estrangeiros já se tornaram comuns. Agora, em 2019, o Rubro-Negro dará mais um passo para se fortalecer no mercado externo, que é disputar a Flórida Cup, torneio realizado nos Estados Unidos, com presença de clubes europeus.
Para saber mais detalhes do planejamento, a reportagem do Coluna do Flamengo conversou com Bruno Spindel, diretor-geral do clube da Gávea. Ao explicar a ideia, o dirigente garantiu que a participação no torneio não vai prejudicar a pré-temporada do Fla. Além disso, ele destacou que equipes de renome mundial, como Manchester United e Real Madrid, têm a prática de realizar jogos fora de seus respectivos países, justamente para expandir a marca.
— Na verdade a gente vai jogar com clubes que estão no meio de temporada. É um clube holandês (Ajax) e outro alemão (Eintracht Frankfurt). A gente entende que não vai atrapalhar a pré-temporada. Vamos fazer os exames e os procedimentos de rotina aqui, viajamos para lá (Estados Unidos), fazemos a pré-temporada, dois jogos, e completamos mais uma parte da pré-temporada aqui no Rio. Os times europeus já fazem isso. Desde 1990 que o Manchester United faz pela Ásia. O Real Madrid também faz. O Corinthians jogou a Flórida Cup e, se eu não me engano, foi campeão brasileiro do mesmo ano. Tem o outro lado que é importante: jogar contra clube estrangeiro, levar a marca do Flamengo para o mundo inteiro. O jogo (da Flórida Cup) é transmitido para 180 países. Acho que abre oportunidade de relacionamento. Vai passar ao vivo nos Estados Unidos. Os dois jogos vão ser no estádio do Orlando City. Eu espero que a torcida do Flamengo de lá compareça. Tem consulado, embaixada… Tem os rubro-negros que viajam para lá também. Estamos focados em fazer diferente e levar a Nação para o mundo. Essa é uma oportunidade interessante. Brasil é um dos países que manda mais turistas para a Flórida. Pode trazer oportunidade de patrocínio para o Flamengo. Com isso, fica mais fácil de conseguir patrocínios e obter receitas. Óbvio que começa pequeno, depois o clube começa a ser reconhecido. A gente consegue coisas maiores ainda. Esse é o primeiro passo. Tem o direito de TV internacional, que voltou para os clubes. São pequenos grãos. Você vai ver lá na frente e nem acredita o quanto construiu. De quando eu comecei a trabalhar no Flamengo para agora, eu olho para trás, e muita coisa do que foi feita, é acreditar no sonho. Se eu puder, quero estar no Flamengo daqui a 10, 15 anos, para poder ver os avanços.
Apesar de ter o plano traçado para os jogos no território norte americano, é possível que o Rubro-Negro fique fora da competição. Isso acontece porque, apesar de estar bem encaminhado para se classificar diretamente à fase de grupos da Libertadores, há a possibilidade de que o Fla tenha que disputar a etapa preliminar do campeonato continental. Caso isso aconteça, o clube da Gávea não terá disponibilidade para fazer parte da Flórida Cup.
O crescimento da marca no mercado externo tem sido planejado e gradativo. Mas se engana quem pensa que os olhos da diretoria estão voltados apenas para fora. Recentemente, o clube lançou plano de sócio-torcedor exclusivo para quem mora fora do Rio de Janeiro. Mas isso não foi o suficiente para satisfazer as metas do Flamengo, que visa também o incentivo à proliferação de embaixadas e consulados nas regiões norte e nordeste, além de implantação de lojas oficiais e, até mesmo, academias de musculação.
— O Flamengo é líder em torcida no Brasil. São quase 50 milhões de torcedores. A gente evoluiu em patrocínio, em sócio-torcedor, em bilheteria, contrato de material esportivo… temos projeto de embaixadas e consulados, outros também relacionados a licenciamento, lojas oficias e projeto de academias de musculação para o Brasil inteiro. A gente precisa melhorar esse relacionamento com torcedores em todo o território nacional. Obviamente, tem o meio digital também. Temos que aprender a estar mais próximo do torcedor em todas as regiões do país. No meio digital é muito importante. O vídeo publicado no Dia das Crianças, por exemplo, teve grande repercussão. Esse tipo de coisa é o desafio do futuro mais próximo. A gente tem feito bem. Chama atenção o fato de que, até mesmo quem está longe da sede do Flamengo, não se sente longe do Flamengo. Pessoas falam que vivem e sentem o Flamengo muito perto.
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