25/6/2022 11:05

Caldeirão no Flamengo deixa Landim como equilibrista na corda

Caldeirão no Flamengo deixa Landim como equilibrista na corda

Rodolfo Landim (Imagem: Jorge Adorno / Reuters)

No período de apenas uma semana, o Flamengo perdeu duas vezes do Atlético-MG, um dos principais membros da diretoria deixou cargo no futebol e um grupo político de peso cobrou publicamente em carta por mudanças no clube. O presidente Rodolfo Landim é alvo de pressão de todos os lados por mudanças no departamento de futebol. É um incógnita se esse o movimento vai leva-lo a fazer alterações.



Após 13 rodadas realizadas no Brasileirão, o Flamengo soma 15 pontos, 13 pontos atrás do líder Palmeiras, e enfrenta o América-MG neste sábado. Já foi obrigado a demitir o técnico Paulo Sousa e contratar Dorival Jr. Trata-se do sexto da gestão de Rodolfo Landim.


LEIA TAMBÉM: Saída de Gabigol, Diego Alves e mais: os nomes que podem deixar o Flamengo


Esses sintomas geraram questionamentos sobre os motivos do baixo rendimento do futebol rubro-negro. Lembremos que falamos do clube com receita de R$ 1 bilhão e dono do maior investimento em elenco.

Diferentemente de outras crises, o foco não está apenas no técnico. Há questionamentos sobre a forma de gerir o futebol por meio de um vice-presidente, Marcos Braz, a formação do elenco atual com veteranos e a estrutura e staff no departamento de futebol.

A oposição - grupo liderado pelo ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello - já tinha enviado um projeto ao Conselho Deliberativo para "profissionalizar" o futebol do clube. O objetivo era acabar com o cargo de vice-presidente de futebol - e outros VPs temáticos. Um diretor deveria se reportar diretamente ao Conselho de Administração.

Mas essa certeza de que há problemas na gestão do futebol rubro-negro se alastrou além da oposição. Durante a semana, Luiz Eduardo Baptista, presidente do Conselho de Administração, deixou seu cargo no Conselho de Futebol, juntamente com outros dois. Motivo: divergências na condução do futebol.

Há um problema de relacionamento entre Bap e Braz antigo. Mas há também uma visão diferente de como deve ser conduzido o futebol. Aos poucos, Landim foi optando por dar força ao vice de Futebol e deixar o outro aliado de lado. Não há uma ruptura política definitiva, mas está claro que o movimento afasta Bap da atual gestão.

Bap não é o único na diretoria insatisfeito com a condução o futebol neste ano. Reunião de diretoria na segunda-feira também expôs outros questionamentos sobre o departamento, em encontro em que Braz não estava presente. As contratações de jogadores são vistas como mal sucedidas por parte dos cartolas.

Na sequência, um grupo composto por dirigentes importantes - três ex-presidentes - tornou pública uma carta fazendo críticas à gestão e pedindo uma série de mudanças no clube. Sobre o futebol, foram feitas reivindicações para redução do papel dos amadores no futebol, contratação de um novo diretor de alto nível e constituição de uma comissão técnica permanente. As críticas são diretas a Braz, mas também a Bap.

Landim é pouco afeito a mudanças radicais por pressão. Além disso, sua diretoria foi composta por uma complexa rede de alianças em que cargos foram distribuídos a grupos políticos. Tirar dirigentes amadores de seus postos significa abrir mão de apoios que garantiram sua reeleição com sobras. Há quem aposte que ele vai ignorar solenemente a pressão por mudanças.



Ao mesmo tempo, a manutenção da atual estrutura está lhe rendendo cada vez mais oposição e debandadas. Para não falar no efeito externo, são constantes os gritos de protestos da torcida rubro-negra no Maracanã com hostilidades a Landim.

O dirigente está portanto em uma corda de equilibrista. Uma mudança pode joga-lo na frigideira, mas se manter parado pode faze-lo cair no caldeirão. Sua salvação é se a bola do Flamengo começar a entrar de novo apesar de todos os erros de gestão.

Caldeirão, Flamengo, Landim, equilibrista, corda

621 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- COMENTE AQUI, DEIXE SEU PALPITE - Athletico-PR x Flamengo
- MONTE SUA ESCALAÇÃO! Como você entraria para a partida contra o Athletico-PR?
- [PRÓXIMO JOGO] Saiba onde assistir, horário e informações de Athletico-PR x Flamengo

VEJA: Flamengo é multado em R 17 mil pelo STJD por objeto arremessado no campo e atraso contra o Atlético-MG

CONFIRA: Jorge Jesus, Lazio e Catar tentam tirar titular do Flamengo de Dorival Júnior; jogador se posiciona nos bastidores















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Copa do Brasil

Qua - 21:30 - Arena da Baixada -
X
Atletico Paranaense
Flamengo

Brasileiro

Dom - 16:00 - do Maracanã
5 X 0
Flamengo
Atletico Paranaense