Soa até estranho, ainda mais por falarmos de duas equipes que estão na disputa por um título importante, mas Flamengo e São Paulo iniciam a final da Copa do Brasil no próximo domingo (17), no Maracanã, pressionados, com confiança em baixa e, por que não, flertando com a crise.
Tais sentimentos afloraram na volta do Campeonato Brasileiro . Depois de dias parado por causa da Data Fifa, o Tricolor levou uma virada do Internacional em Porto Alegre, enquanto o Rubro-Negro viveu noite até pior, ao perder por 3 a 0 do Athletico-PR diante da torcida, em Cariacica.
Tudo isso só faz aumentar o peso sobre os dois times para domingo. Quando a bola rolar no Maracanã, o Flamengo terá a torcida a seu favor, mas talvez com uma atmosfera de mais pressão do que de apoio, enquanto o São Paulo colocará em jogo a sua imensa dificuldade de atuar longe de casa.
Afinal, o que a volta do Brasileirão mostrou aos dois finalistas? O ESPN.com.br analisa alguns pontos abaixo:
O Flamengo chegou a Cariacica com um misto de apoio daqueles que não viam o clube ao vivo há tempos, mas também de protestos com os insatisfeitos com resultados recentes (embora, no último jogo antes da Data Fifa, a equipe tenha vencido o líder Botafogo ).
Essa atmosfera se transferiu para a partida. Contra um Athletico-PR mais organizado e inteligente ao aproveitar o nervosismo dos mandantes, o Flamengo contou com o azar, como no primeiro gol, após desvio em Pedro, e se desesperou completamente na etapa final, quando viu uma derrota magra virar bem mais pesada .
O resultado em campo foi refletido nos protestos nas arquibancadas. Gritos de protestos, xingamentos e até pipocas atiradas em Gabigol, após expulsão , deixaram claro que o clima não é dos melhores para uma disputa de título que bate na porta.
Ao mesmo tempo em que o São Paulo é forte quando atua no Morumbi, a equipe perde bastante de sua potência quando vai a campo em um estádio diferente. No Brasileirão, são 11 jogos como visitante, com cinco empates e seis derrotas.
A mais recente, agora para o Inter, mostrou algo que é comum em jogos do Tricolor na Série A: um período, breve ou longo, de desatenção que leva o adversário a dominar a partida, empilhar chances de gol e, cedo ou tarde, furar a defesa são-paulina.
Dias antes da partida que pode definir a avaliação da temporada 2023, Flamengo e São Paulo ainda mostram dúvidas sobre qual a escalação ideal para decidir o título da Copa do Brasil.
No Flamengo, Jorge Sampaoli testou David Luiz de volante, improvisou Thiago Maia como lateral-esquerdo e buscou um encaixe ofensivo com Gabigol mais aberto e Pedro centralizado. O resultado de 3 a 0 a favor do Athletico-PR certamente deixa mais questionamentos do que certezas na cabeça do treinador.
Com Dorival, a dificuldade passa sobretudo pelo encaixe ofensivo. Contra o Corinthians , naquele que foi o grande jogo do São Paulo no ano, Lucas flutuou livremente pelo ataque, mas o retorno de Luciano mexeu nessa situação. Hoje em dia, parece difícil ver os dois lado a lado, ainda mais com Calleri. James Rodríguez? Se com três já está complicado...
São Paulo (C): 17/9, 16h (de Brasília) - Copa do Brasil
Goiás (F): 20/9, 19h (de Brasília) - Brasileirão
São Paulo (F): 24/9, 16h (de Brasília) - Copa do Brasil
Flamengo (F) - 17/09, 16h (de Brasília) - Copa do Brasil
Fortaleza (C) - 20/09, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Flamengo (C) - 24/09, 16h (de Brasília) - Copa do Brasil
418 visitas - Fonte: espn
VEJA TAMBÉM
- David Luiz perto de fechar com clube da Libertadores após saída do Flamengo
- VAI PARA RIVAL? Flamengo decide não renovar com David Luiz e zagueiro negocia rivais na Libertadores!
- FLAMENGO DEFINE FUTURO DE DAVID LUIZ! Jogador já foi comunicado da decisão do clube!
Comentários do Facebook -