O adiamento de 42 jogos de competições nacionais que envolvem equipes gaúchas, por conta da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul nos últimos dias, foi oficializado pela CBF nesta terça-feira (7) mesmo contra a vontade da própria entidade. A ESPN apurou que, se dependesse exclusivamente do desejo de quem manda na Confederação Brasileira de Futebol, apenas os jogos deste fim de semana seriam adiados. Essa decisão, aliás, já estava tomada, a ponto de a CBF trabalhar nos bastidores para que ela prevalecesse. No entanto, o pedido mais enfático de Grêmio e Internacional , somado a um ofício da Federação Gaúcha de Futebol, foi fundamental para que a CBF fosse obrigada a rever a própria posição. A partir do posicionamento dos gaúchos, a confederação passou a consultar todos os clubes da elite do Brasileirão para ouvir o que cada um pensava sobre o assunto. E o consenso passou longe. A ESPN , inclusive, questionou os 20 times que disputam a primeira divisão e percebeu que a minoria se mostrou disposta a adiar as partidas. Alguns, como Athletico-PR e Atlético-GO , se mostraram visivelmente contrários à ideia, por problemas de calendário. Na tentativa de defender a continuação do Brasileiro, a CBF chegou a elencar opções.
Uma delas foi levar os gaúchos para lugares como Paraná e até mesmo regiões do estado de São Paulo. A ideia não foi adiante porque Grêmio, Inter e Juventude vetaram. Outra sugestão foi tratar os adiamentos de jogos a cada semana, para avaliar os estragos das enchentes. A alternativa foi novamente recusada pelos times gaúchos, que exigiram da CBF uma resposta ao ofício da federação local. Sem opções, a CBF viu-se obrigada a aceitar a vontade dos clubes e adiar os 42 jogos, somando todas as competições. Como ficam Libertadores e Sul-Americana?
O adiamento das partidas é referente a competições nacionais, mas a CBF fará o meio-campo com a Conmebol para buscar o mesmo no cenário internacional. Segundo apurou a ESPN , a entidade brasileira está em contato com a confederação sul-americana para prestar esclarecimentos sobre o caso. O possível adiamento das partidas de Grêmio e Inter será debatido entre Conmebol e CBF, sem passar pelos clubes. Hoje, o cenário atual aponta para o adiamento das partidas de gremistas e colorados na rodada 5, assim como já aconteceu nesta semana.
Comentários do Facebook -