Se a torcida do Flamengo se mobiliza para partidas importantes nas copas e no segundo turno do Brasileiro, a principal decisão fora de campo prevista para 2024 se aproxima. Neste sábado, o clube entra numa contagem regressiva de um mês para a abertura da inscrição das chapas. Nesta sexta-feira, o clube comunicou aos sócios que já está decidida a data da eleição que indicará o presidente para o triênio 2025/2026/2027. O pleito acontecerá em 9 de dezembro, numa segunda-feira, de 8h às 21h. Quatro pré-candidatos anunciaram que participarão. São eles Rodrigo Dunshee de Abranches, atual vice-presidente geral e jurídico do clube; Luiz Eduardo Baptista, presidente do Conselho de Administração; Maurício Gomes de Mattos, que deixou a vice-presidência de Consulados e Embaixadas em maio; e Wallim Vasconcellos, ex-vice-presidente de futebol e de finanças.
Novidades no pleito: voto eletrônico e chapas numeradas Em 8 de maio de 2023, o Conselho Deliberativo aprovou alterações de 11 artigos (6º, 77, 80, 82, 83, 86, 87, 98, 151, 153 e 154) do Estatuto do Clube de Regatas do Flamengo . Uma das principais novidades é a implementação do voto eletrônico, com urnas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A inscrição de chapas deverá ser realizada entre 10 e 30 de setembro. A novidade é que elas, pela primeira vez, serão identificadas por números e não por cores. Outra mudança é que os candidatos a membros dos corpos transitórios dos Conselhos Deliberativo e de Administração deverão autorizar de maneira expressa suas respectivas inscrições nas chapas.
Critério de desempate e pré-requisitos Outra inovação é o critério de desempate. Se houver igualdade entre chapas, o candidato que tiver maior tempo de vida associativa vence a eleição. Se o empate persistir, será eleito quem tiver a idade mais avançada. Para se candidatar à presidência do Flamengo, o associado terá de assinar termos de compromisso e responsabilidade pessoal, solidária e patrimonial por qualquer ato ilícito doloso que comprovadamente causar danos ao clube. É necessário ter cinco anos de vida associativa e pertencer a uma das seguintes categorias: grande-benemérito, benemérito, emérito ou proprietário.
Condições de voto Em comunicado enviado aos associados na última quarta-feira, o Flamengo diferenciou categorias de associados para definir quais estão ou não aptos a votarem no pleito marcado para 9 de dezembro de 2024.
Eleição na segunda-feira gera protestos Depois de duas eleições consecutivas realizados aos sábados, em 2024 o pleito volta para a segunda-feira por decisão do presidente de Assembleia Geral, Carlos Henrique Fernandes do Santos. Alguns associados e até mesmo o candidato Maurício Gomes de Mattos se manifestaram contra a decisão, alegando que tal mudança dificulta a vida dos sócios off-Rio, que não moram no estado do Rio de Janeiro.
Comentários do Facebook -