Após a goleada por 4 a 1 para o Botafogo, a primeira sofrida por Tite no comando do Flamengo, o técnico voltou a apontar o calendário como justificativa para a queda de rendimento do time. Porém, se comparado aos outros 20 clubes da Série A, a quantidade de jogos do Rubro-Negro até aqui na temporada é inferior a outras oito equipes, incluindo as três que estão à sua frente na tabela do Brasileirão: Botafogo, Fortaleza e Palmeiras. O time que mais atuou até o momento na temporada é o Fortaleza, segundo colocado da Série A, com 54 jogos em cinco competições: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileiro. Em seguida vem o líder Botafogo, com 53 somando Carioca e Taça Rio, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.
À frente do Flamengo ainda tem: Bahia e Bragantino (52 partidas), Palmeiras, Athletico-PR e Cuiabá (51), e Grêmio (49). Até agora, o Rubro-Negro de Tite disputou 48 jogos em 2024, contando os dois amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos em janeiro (foram ainda 22 no Brasileiro, 13 no Carioca, sete na Libertadores, quatro na Copa do Brasil). Mesmo número que tem Fluminense, São Paulo e Corinthians.
O Flamengo é o único do G-4 que continua em três competições paralelas, já que Botafogo, Fortaleza e Palmeiras foram eliminados na Copa do Brasil. O preço da maratona atual é o número de lesões: Cebolinha, Viña, Pedro, Gabigol, Luiz Araújo e agora também Arrascaeta, que sentiu um problema na coxa esquerda no clássico, estão no departamento médico. Com seis jogadores sem condições de jogo, o Flamengo está entre os times com mais jogadores no DM atualmente, empatado com Bragantino e Corinthians.
Contra o Botafogo, que usou sua força máxima, o Rubro-Negro poupou três titulares (De la Cruz, Léo Pereira e Varela) e tirou Gerson no intervalo por causa do desgaste.
Em 2024, o Flamengo de Tite tem 48 jogos e 70,8% de aproveitamento após 31 vitórias, nove empates e oito derrotas. Contra o Botafogo, o técnico reconheceu a disparidade física: "O conjunto todo nosso não teve, e principalmente quando foi no segundo tempo que a equipe foi se desmanchando em termos físicos".
O Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, quando recebe o Bragantino às 20h (de Brasília), no Maracanã. Antes, o time decide sua vida nas oitavas de final da Conmebol Libertadores na quinta-feira, ao visitar o Bolívar na temida altitude de 3.600m de La Paz, na Bolívia. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0, o Rubro-Negro pode até perder por um de diferença para se classificar para a próxima fase e seguir em busca do tetra continental.
Comentários do Facebook -