Maurinho relembra golaço contra Peñarol e comenta confusão durante partida.

19/9/2024 15:13

Maurinho relembra golaço contra Peñarol e comenta confusão durante partida.

Maurinho relembra golaço contra Peñarol e comenta confusão durante partida.

O rubro-negro que acompanhou atentamente o Flamengo entre o final dos anos 1990 e o início da década seguinte lembra bem de Maurinho. Qual torcedor se esquece da famosa tarde em que a arquibancada do Maracanã o pediu na Seleção e depois gritou que era 1º de abril, o dia da mentira? Mas este mesmo flamenguista se recorda que o paulista de Votuporanga começou a mudar sua vida na Gávea exatamente contra o Peñarol, adversário desta quinta-feira, pela Libertadores? Treinador de futebol desde 2018 e atualmente disponível no mercado após bons trabalhos entre janeiro e junho com Parintins FC e Princesa de Solimões, ambos do Amazonas, Maurinho recebeu a equipe da TV Globo em sua casa, no Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e contou episódios divertidos sobre aquele histórico confronto com o Peñarol em 1999, pela Copa Mercosul, competição que o Flamengo conquistaria em final brasileira contra o Palmeiras.

Maurinho, ex-Flamengo, em entrevista ao ge
Maurinho, ex-Flamengo, em entrevista ao ge — Foto: Fred Gomes

O confronto daquela semifinal como um todo reserva episódios marcantes para Maurinho. No Rio, ele fez um golaço aos 44 minutos do primeiro tempo, o segundo da vitória por 3 a 0 sobre o Peñarol, resultado que deixou a vaga na decisão muito bem encaminhada. Hoje aos 49 anos, o ex-atleta lembra que aquele duelo disputado em 25 de novembro de 1999 mudou para sempre sua vida dentro do Flamengo.

Maurinho, ex-Flamengo, em entrevista ao ge
Maurinho, ex-Flamengo, em entrevista ao ge — Foto: Fotos de Fred Gomes

Além de ter sido marcado num momento crucial da partida, em que o Flamengo estava perto de ir para o intervalo com um resultado magrinho de 1 a 0, o gol não nasceu de uma jogada qualquer. Bom cabeceador dos tempos de volante, Maurinho foi à área para tentar marcar no jogo aéreo, mas um escanteio curto provocou a mudança de planos. Uma rápida troca de palavras com Leandro Machado fez o novo lateral-direito de Carlinhos definir o deslocamento e escolher a melhor maneira possível para acertar a bola. O voleio foi executado com perfeição.

Na foto maior, Maurinho comemora o título da Mercosul com seus companheiros
Na foto maior, Maurinho comemora o título da Mercosul com seus companheiros — Foto: Arquivo Pessoal

Se o jogo do Maracanã teve o golaço de Maurinho como grande momento do dia, em Montevidéu o futebol ficou em segundo plano, e as imagens mais repetidas da vitória por 3 a 2 do Peñarol são as da pancadaria após o apito final. Apesar da covardia dos uruguaios, que contaram com o reforço de pessoas que nada tinham a ver com o time de futebol, hoje Maurinho dá risada do lamentável episódio.

Confira algumas imagens da briga de Flamengo e Peñarol e a de Clemer já no Rio brincando com Leandro Ávila
Confira algumas imagens da briga de Flamengo e Peñarol e a de Clemer já no Rio brincando com Leandro Ávila — Foto: Acervo O Globo

A saída à francesa, a brechinha e o chute. "Eu estava do outro lado do campo. A saída do vestiário era de um lado e tinha um lateral para nós no outro lado. O juiz apitou o final, um jogador deles acenou para trocarmos a camisa. Tirei a camisa e quando eu levanto a cabeça o cara já estava correndo. Aí coloquei a camisa de volta, vi a briga, fui correndo em direção à briga, mas diminuí a passada antes de chegar nela. Eu fiquei atrás. Quando saí correndo para tentar chegar na briga, que já estava o Clemer no meio, aí ficou um amarelo e preto da galera dos caras de costas para mim, a nossa galera na frente, e aí eu diminuí. Todo mundo começou a pular para o túnel, eu cheguei devagarzinho sem ser percebido, vi que tinha um brechinha e pulei. Mas ainda tomei um chute na costela quando estava descendo."

O título contra um Palmeiras fortíssimo. "Vínhamos de vice-campeonatos em 1997. Perdemos a Copa do Brasil em casa, eu estava. Em 1999, ganhamos do Vasco a final do Carioca, e o Vasco era muito forte, atual campeão da Libertadores, campeão brasileiro de 1997 e o nosso maior rival. Com aquela vitória, deu aquela sensação de que tiramos a má fase de 97 e 98. Finalizamos o ano sendo campeões da Mercosul e pegamos um Palmeiras que era muito mais forte do que a gente no papel."

E assim, Maurinho, o ex-lateral do Flamengo, tem muitas histórias para contar, desde seus golaços em campo até os momentos de pressão e superação. Agora, atuando como treinador, ele continua a escrever sua trajetória no futebol, contribuindo com seu conhecimento e experiência para as novas gerações do esporte.

Maurinho tem um escritório com faixas de campeão, quadros e camisas do tempo de atleta
Maurinho tem um escritório com faixas de campeão, quadros e camisas do tempo de atleta — Foto: Fred Gomes

Para saber mais sobre a trajetória de Maurinho e ficar por dentro das últimas notícias do Flamengo, acompanhe a cobertura completa no ge, na Globo e no Sportv.

59 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- TROPEÇOU! Flamengo empata com o Fluminense nas quartas do Brasileirão Sub-17
- ESCALADOS! Com Léo Ortiz como reserva, o time está definido para o jogo de hoje!
- DE VOLTA! De La Cruz é escalado após quase 1 mês fora dos campos



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena do Grêmio -
X
Gremio
Flamengo

Libertadores

Qui - 19:00 - do Maracanã
0 X 1
Flamengo
Penarol