Conhecido mundialmente por sua técnica e cultura ligada diretamente com o futebol, o Brasil é reconhecido como o país do futebol. Embora muitos de seus jogadores não atuem no país e façam carreira na Europa e em todo o mundo, o Brasil é um verdadeiro celeiro de atletas. Nesse sentido, clubes de todo o globo se beneficiam da técnica e da excelência do futebol brasileiro, seja importando seus jogadores ou inspirando-se por suas características em campo. No caso do continente Africano, muitos dos clubes que participam da Liga dos Campões da Confederação Africana de Futebol (CAF) se inspiram na cultura brasileira, o que ajuda a elevar o nível do futebol no continente. A seguir, vamos entender como esse processo ocorre e como o Brasil influencia diretamente os clubes ao redor do mundo.
Conexão Brasil e África
A conexão entre o Brasil e o continente africano vai muito além dos gramados. Ambas as localidades possuem uma herança histórica e cultural que se entrelaça, compartilhando influências históricas que remontam a períodos passados. Essa proximidade na cultura facilita o consumo da cultura de uma localidade em relação a outra. Em alguns países Africanos que também são de colonização portuguesa, essas semelhanças e proximidades são ainda mais presentes – inclusive no idioma.
Brasileiros na Liga dos Campeões da CAF
A
Liga dos Campões da CAF é a principal competição do futebol Africano. Justamente por isso, atrai os melhores times de todo o continente. Historicamente, alguns países têm sido dominantes na liga, como é o caso de Egito e Marrocos. Porém, nos últimos anos, os clubes têm investido cada vez mais na captação de atletas estrangeiros, além, é claro, da pesquisa de tendências no mundo do futebol para tornar seu desempenho em campo ainda melhor.
Além disso,
alguns jogadores brasileiros inclusive já entraram em campo em times que disputaram a CAF. Yan Sasse, ex-Coritiba e Vasco da Gama, e Rodrigo Rodrigues, de 27 anos, são alguns dos nomes que representaram times do continente africano durante a competição. Quando os brasileiros chegam à liga africana, não apenas são vistos como jogadores talentosos, mas sim, como verdadeiros embaixadores do estilo de jogo característico do Brasil. Esse intercâmbio de talentos ajuda os clubes a inclusive alcançarem novos níveis, além é claro, de explorar a criatividade e técnica dos brasileiros em campo.
Estilos de jogos que se complementam
Nos campos, o estilo de jogo brasileiro é caracterizado principalmente pelos dribles habilidosos e pela fluidez das equipes em campo. Ao introduzir esses elementos no futebol africano, os jogadores e equipes têm ajudado a transformar, aos poucos, o futebol africano, que, historicamente, é bastante físico e intenso. Assim, o esporte ganha mais táticas e estratégias, agregando novas habilidades técnicas, capazes de enriquecer as partidas.
No entanto, essa integração é um processo de duas vias: assim como os brasileiros influenciam e inspiram os jogos africanos, também aprendem com a intensidade e com o espírito esportivo presente nos clubes que disputam a CAF. Como resultado disso, temos uma combinação poderosa e equilibrada, que faz com que essa interação resulte em uma experiência futebolística única e muito diversificada.
Técnicos Brasileiros e sua influência
Para além dos jogadores, técnicos também são verdadeiras inspirações para o futebol Africano. Com uma abordagem focada na disciplina, na tática e em sólidos fundamentos técnicos, os treinadores brasileiros são verdadeiras referências na formação de jogadores preparados para contextos complexos do futebol. Assim, a experiência Brasileira contribui não somente dentro do campo, mas também com todo o contexto que envolve este universo.
Para os clubes africanos, além de atrair mais torcedores e investidores, esse tipo de influência aumenta a visibilidade e promove o esporte de forma cada vez mais positiva no continente Africano. Isso resulta em um acesso cada vez maior aos jogos, na promoção de novos mercados, no crescimento de
apostas de futebol em Moçambique e outros países e, também, no aumento do número de espectadores de futebol.
Conclusão
A influência brasileira no futebol mundial é um exemplo de como este esporte pode ser um gigantesco promotor de integração e trocas culturais. Seja com jogadores, técnicos ou comissões, os brasileiros têm muito a ensinar quando o assunto é futebol. Essa colaboração também permite que o futebol africano chegue a outros níveis, enquanto os brasileiros têm a oportunidade de deixar um legado também em outros continentes. Essa conexão entre Brasil e África é bastante rica e deve continuar crescendo e fazendo história.
Comentários do Facebook -