O Campeonato Brasileiro entra em sua última semana com muito a ser decidido: título disputado por Botafogo e Palmeiras, seis times na luta pelas vagas nas fases prévias da CONMEBOL Libertadores e mais um bolo de gente preocupada com a zona de rebaixamento. Restam duas rodadas para a definição de tudo. O campeão, por exemplo, pode sair nesta quarta-feira (4), se a combinação de resultados for favorável ao Fogão, líder e de "ressaca" pelo título da Libertadores no fim de semana.
As derrotas de Internacional e Fortaleza no domingo (1º) reduziram a disputa pelo título brasileiro a dois times apenas: Botafogo e Palmeiras. A vantagem é dos cariocas, com 73 pontos, três acima dos paulistas e atuais bicampeões. Como faltam dois jogos para cada um, existem cenários para o Botafogo comemorar o caneco já nesta quarta. Para isso, precisa vencer o Internacional, em Porto Alegre, e torcer para que o Palmeiras no máximo empate com o Cruzeiro.
Está certo que o Brasileirão de 2024 terá G-8, graças aos títulos do Botafogo na Libertadores e do Flamengo na Copa do Brasil. Além dos dois, estão garantidos na fase de grupos: Palmeiras, Internacional, Fortaleza e São Paulo. O que falta definir, então, são os dois brasileiros que jogarão as fases prévias do torneio de mais prestígio da América. Se o campeonato acabasse agora, as vagas seriam de Bahia e Corinthians, empatados com 50 pontos em 7º e 8º lugares, respectivamente.
Se a briga pela Libertadores é grande, a do rebaixamento também não deixa nada a desejar. Afinal, são seis clubes na briga para continuar na elite do Brasileirão. Atlético-MG (44 pontos), Athletico-PR (42), Juventude (42), Fluminense (40), Criciúma (38) e Red Bull Bragantino (38): dois desses vão fazer companhia a Cuiabá e Atlético-GO, rebaixados por antecedência. Como na disputa pelo título, existe a chance de definição das duas vagas de rebaixados na quarta.
Comentários do Facebook -