O Flamengo poderá fazer até 87 jogos na temporada de 2025. O clube disputará seis competições: Supercopa, Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e o Mundial de Clubes. Se for campeão continental, haverá a disputa do Intercontinental em dezembro, aumentando para sete torneios. O Rubro-Negro só fará 87 partidas caso se classifique para a final de todas as competições disputadas. No caso do Mundial de Clubes, por exemplo, são apenas três jogos garantidos pelas fase de grupos e os outros quatro jogos dependem de classificação no mata-mata.
Este número é igual ao ano de 2021. Mas, na ocasião, o Flamengo completou 87 jogos porque o calendário do ano anterior foi esticado por causa da pandemia de Covid. As últimas 12 rodadas do Brasileirão 2020 foram realizadas no início daquele ano, e o clube foi o campeão daquela edição. Em 2021, o Rubro-Negro terminou como vice-campeão brasileiro e da Libertadores, campeão da Supercopa do Brasil e do Carioca, mas foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil.
Na temporada de 2022 foram 77 jogos, um a mais que 2023. Em 2024, quando foi campeão do Carioca e da Copa do Brasil, o Flamengo completou 73 jogos por causa da eliminação precoce nas quartas de final da Libertadores. Houve também dois amistosos nos Estados Unidos. O Flamengo se reapresenta no dia 8 de janeiro e viaja para a pré-temporada nos Estados Unidos no dia 10.
A estreia na temporada é no dia 11, contra o Boavista, mas acontecerá com o elenco alternativo, já que o principal estará com Filipe Luís para amistoso com São Paulo em solo americano. Em recente entrevista à Bandsports, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente eleito para o próximo triênio, falou sobre a importância do planejamento para a temporada que vem.
Uma das alternativas já expostas pelo mandatário é o controle cada vez maior da minutagem dos atletas. Além disso, o dirigente promete um elenco maior e faz comparação com as substituições no basquete e no vôlei. Ele mencionou: "Um time que joga muito na Europa joga 58, 60 partidas por ano. O Flamengo em 2025, se chegar em todas as finais como eu espero, pode jogar incríveis 87 partidas."
"Esse tipo de mudança é uma adaptação que quem está no futebol vai ter que sofrer. Isso vale para o Flamengo, Fluminense, São Paulo, Palmeiras, vale para todo mundo. Os times que vão disputar o Mundial estão no mesmo ritmo que a gente. Será que o time daqui estão preparados? Se olhar de janeiro a dezembro, só vamos ter duas semanas que quarta-feira não tem jogos - e isso até março. Eu acredito que ano que vem vai ter que cuidar de minutagem."
Comentários do Facebook -