Flamengo e Fluminense, responsáveis pela administração do Maracanã, conseguiram, junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, prorrogar, por mais 180 dias, a permissão para a utilização do estádio. Sendo assim, as equipes poderão continuar exercendo o direito de uso do ginásio e do Maracanãzinho, até abril de 2021. Conforme divulgado pelo jornal O Globo, e confirmado pela reportagem do Coluna do Fla, o novo documento deve ser publicado no Diário Oficial dos próximos dias.
Em maio deste ano, a dupla Fla-Flu, cogestora do Complexo Maracanã, já havia renovado a concessão pelos mesmos 180 dias. As renovações vêm ocorrendo porque o Governo do Estado ainda não abriu um processo de licitação para a concessão do estádio pelos próximos 35 anos. Vale lembrar que, sem a pretensão de construir o próprio ginásio, o Flamengo já manifestou o interesse em assumir a gestão do Maraca.
Os planos do Flamengo para o estádio são a médio/longo prazos, e passam pela implementação de um gramado híbrido, com tecnologias similares às que serão utilizadas na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Além disso, a grama híbrida é considerada como a solução dos problemas do Maracanã, que convive com um gramado alvo de duras críticas e muito abaixo do que o templo do futebol mundial pode oferecer.
Flamengo, Maracanã
O problema é que, o FLAMENGO vem pagando os aluguéis sozinho, e o Fluminense nada paga nessa permissão.