Libertadores: quais heranças Paulo Sousa e Carille deixaram para o Flamengo de Dorival e o Athletico de Felipão

25/10/2022 11:24

Libertadores: quais heranças Paulo Sousa e Carille deixaram para o Flamengo de Dorival e o Athletico de Felipão

Libertadores: quais heranças Paulo Sousa e Carille deixaram para o Flamengo de Dorival e o Athletico de Felipão
Para se tornarem finalistas da Libertadores, Flamengo e Athletico precisaram dar uma cambalhota no planejamento de 2022. O ano começou com um quê de modernidade e nostalgia com a chegada do português Paulo Sousa ao rubro-negro carioca, enquanto o paranaense apostou na renovação, primeiro com Alberto Valentim, que havia sido campeão da Sul-Americana, e depois com Fábio Carille. Com a interrupção dos trabalhos entre maio e junho, as duas equipes chegam com muito pouco ou quase nada do que se fez no primeiro semestre para a reta final da temporada. Dorival Júnior e Luiz Felipe Scolari, mais experientes e rodados no futebol brasileiro, aproveitaram o momento do ano em que as diretorias conseguiram encorpar os plantéis para simplificar o trabalho focado em novos títulos.



Seus antecessores não conseguiram, por motivos distintos, emplacar a longo prazo. Do lado do Flamengo, Paulo Sousa tinha um projeto ambicioso na teoria que não se confirmou na prática, por dificuldades de entender algumas realidades do futebol brasileiro e do próprio clube. Acabou não resistindo à pressão após quatro meses sem resultados convincentes e um futebol bem jogado. Do lado do Athletico, Alberto Valentim durou até abril após seis meses no cargo. Fábio Carille, seu substituto, ficou 21 dias na função. Havia um planejamento montado desde o começo do ano pelo diretor Alexandre Mattos ao lado do presidente Mario Celso Petraglia, mas o que foi pensado nunca aconteceu. A equipe foi sendo estruturada ao longo do início da Libertadores e o final do Estadual. Tanto Valentim quanto Carille tiveram que trocar o pneu com o carro andando, e os resultados não vieram muito por conta também da desorganização do clube. A direção previu não disputar o Estadual e depois jogou com metade do elenco, pois a outra metade não podia ser inscrita.


LEIA TAMBÉM: Por que Cristiano Ronaldo no Flamengo é sonho irreal


Nomes como Canobbio, Vitor Roque e Cuello só foram atuar mais adiante, quando chegaram também Fabinho e Alex Santana. Depois da derrota para o The Strongest por 5 a 0, na Libertadores, Carille não resistiu. Mas os relatos em um mês de trabalho era de um dia a dia de alto nível, com bom comando de grupo, bons treinos e boas ideias de jogo, que posteriormente Felipão adaptou. Com mais tempo para organizar o ambiente e dar uma cara ao elenco, o técnico que chegara para ser coordenador acelerou os ajustes e conseguiu os resultados. A ideia sempre foi oferecer ao treinador não só o cargo que era de Paulo Autuori, mas tê-lo como um dirigente e elo entre o campo e a direção de futebol.

No Flamengo, a primeira impressão sobre a forma de Paulo Sousa ver futebol era boa entre jogadores e diretoria. O fato, porém, é que a equipe não engrenou sob o estilo do português. Paulo queria ganhar tudo, potencializar jogadores jovens, gerar riqueza para o clube e dominar a América do Sul. De fato, só conseguiu mesmo deixar como legado a manutenção de atletas da base na equipe principal. Em termos de estilo de jogo, a estrutura se modificou. Passou de um 3-2-5 bem desenhado, que não encaixou, para um losango, num 4-3-1-2, sem alas. O time de Sousa saía com três jogadores e apostava muito na amplitude. Segundo as últimas impressões, Dorival trouxe conforto e liberdade para os atletas jogarem como gostavam. Assim como aconteceu com Felipão, o trabalho de Dorival gerou resultados. Com o jogo como produto final, ambos imprimiram suas caras nos trabalhos que lideram até a final de sábado. E ninguém vai lembrar que eles começaram sob outra direção.



Jogo no Brasileirão
O Flamengo recebe o Santos nesta quarta-feira, pelo Brasileiro, no Maracanã, com a intenção de usar os titulares de forma alternada. Ontem o clube informou que Thiago Maia e Vidal seguem em recuperação e estarão fora do jogo. Varela, por sua vez, teve lesão grau 2 na coxa esquerda e não estará disponível para final de sábado

Libertadores, heranças, Paulo Sousa, Carille, Flamengo

410 visitas - Fonte: Extra.globo


VEJA TAMBÉM
- FOCO NO PRÓXIMO CONFRONTO! Adversário do Flamengo, Fluminense pode ter retorno de craque geracional ao time titular
- A GENTE FAZ EM CASA! Flamengo quase 1 bilhão com crias do Ninho desde 2019
- ADEUS! Segundo jornalista, goleiro do Flamengo já está confirmado no Corinthians



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo