Do campo para os tatames, João Gomes encontra no jiu-jítsu o equilíbrio para mudar sua história no Flamengo

27/10/2022 10:49

Do campo para os tatames, João Gomes encontra no jiu-jítsu o equilíbrio para mudar sua história no Flamengo

Do campo para os tatames, João Gomes encontra no jiu-jítsu o equilíbrio para mudar sua história no Flamengo
João Gomes do Flamengo se divide entre campo e tatame — Foto: Arquivo pessoal

Um pouco da arte suave para equilibrar a intensidade tão marcante de um dos queridinhos da torcida do Flamengo nesta final da Libertadores: João Gomes está de volta após a suspensão contra o Corinthians e mescla os ensinamentos no tatame do jiu-jítsu para aprimorar a mobilidade e o fôlego tão importantes para sua posição.



De cortado por Renato Gaúcho até do banco de reservas na final de 2021 a uma das principais peças do Flamengo diante do Athletico-PR (vide o impacto de sua ausência na Copa do Brasil), João jogará a partida mais importante de sua carreira muito mais maduro do que o jovem que acabou na arquibancada do Centenário um ano atrás. Reflexo de um ano onde evoluiu taticamente, ganhou confiança e se lapidou com atividades "extracurriculares".


LEIA TAMBÉM: VP do Flamengo explica por que não haverá Fan Fest para a final da Libertadores


O jiu-jitsu entrou na vida do volante há cerca de seis meses. A faixa branca de iniciante é apenas um detalhe para o garoto que faz treinamentos particulares com o professor Maurício Weibel que impactam diretamente em valências que precisa ter em campo:

- O jiu-jítsu é um esporte que exige muita mobilidade. Quanto mais você tem, mais "fácil" ficam os movimentos. O João tinha essa dificuldade, principalmente no quadril. Além disso, é um esporte de tiro curto, com lutas de, no máximo, 10 minutos. A demanda fisiológica é diferente do futebol, mas o João aprendeu a dosar a energia. É muito importante para não cansar logo nos minutos iniciais. E isso serve também para o futebol - explica o professor.

A periodicidade das aulas depende do calendário corrido do Flamengo, mas João evita passar mais de 10 dias sem ir ao tatame. O novo esporte tem o papel também de aliviar a tensão comum ao jogador profissional e é tratado como um momento de lazer. Ainda aprendendo a lidar com os impulsos naturais da juventude de seus 21 anos de idade, o fator psicológico também é tratado quando veste quimono.

- O jiu-jítsu é um esporte que faz bem principalmente para a cabeça do praticante. É uma arte que prega muito o respeito, não só dentro do tatame. É uma filosofia de vida. Tratamos do respeito, da hierarquia e a capacidade de trabalhar sob pressão. É preciso estar frio e calmo para tomar a melhor decisão - completa o professor.

João Gomes já chegou a postar em redes sociais momentos de treinamentos e foi interpelado por torcedores sobre os riscos de lesão ou desgaste por conta da atividade extra. O próprio revelou que há todo um cuidado para que não lute com outros iniciantes justamente para evitar golpes fora do tom e toda programação é atrelada ao que é desempenhado no Ninho do Urubu.

- Cuidado em não dar uma carga excessiva de treinamentos para não conflitar com o campo. São treinos descontraídos, um momento de lazer, mas com responsabilidade. Tudo é planejado para que não exista o mínimo risco de problema.

Da arquibancada para o campo
O trabalho de lapidação de João Gomes fora de campo passa ainda por outros profissionais que passaram a acompanhá-lo neste 2022. Juntamente com o staff responsável por gerir sua carreira, ficou decidido que o xodó rubro-negro faria acompanhamento psicológico para absorver a ascensão pelo Flamengo e também uma fonoaudióloga para tratar problemas de dicção.

Estratégia bem-sucedida e que o tirou da arquibancada do Estádio Centenário de Montevidéu para o gramado do Estádio Monumental, sábado, às 17h (de Brasília), em Guayaquil. No dia 27 de novembro de 2021, um João Gomes frustrado chegou ao palco da partida ciente de que sequer ficaria no banco de reservas.

Após ficar com os companheiros momentos antes da partida, participando da corrente no vestiário, ele foi surpreendido com um convite de um membro da comissão técnica: "Vamos para arquibancada?". E não titubeou. De credencial em punho, deu a volta no lado de fora do estádio e se meteu no meio das organizadas no setor Norte do Centenário juntamente com o goleiro Gabriel Batista.



A experiência ficou marcada, mas não durou mais do que metade do primeiro tempo. Os muitos pedidos de fotos fizeram com que João voltasse para o espaço destinado aos não relacionados. Já era, no entanto, um sinal do que vinha pela frente: muito carinho do torcedor que não se cansa de exaltar seu Pitbull.

Ou melhor, seu jiu-jiteiro!

465 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA TAMBÉM
- DECISÃO TOMADA? Insatisfação de Allan na reserva do Flamengo resulta em possível decisão sobre saída
- SEQUÊNCIA PESADA! Flamengo enfrenta desafios após rodada das Eliminatórias da Data Fifa
- CORTADO! De La Cruz não é utilizado em derrota do Uruguai



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo