SAF 100 do clube: entenda o que é e o plano do Flamengo em busca de profissionalização

2/3/2023 13:56

SAF 100 do clube: entenda o que é e o plano do Flamengo em busca de profissionalização

SAF 100 do clube: entenda o que é e o plano do Flamengo em busca de profissionalização
Não é novidade para ninguém que o Flamengo entrou de vez no debate sobre a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol, a chamada SAF, mesmo que seja rico o suficiente para não precisar do recurso que outros clubes utilizaram para o pagamento de suas dívidas e para sair do atoleiro.

As conversas na Gávea vão de vento em poupa e tratam de duas possibilidades: a criação da SAF para que o clube administre 100%, conforme noticiado pelo blog Panorama Esportivo, e a venda da SAF para investidores, esta opção bem mais polêmica e com pouca chance de avançar no futuro próximo.

Mas qual o sentido de o Flamengo criar uma SAF se não vai vender para obter investimento?

Bem, fontes no mercado que tratam do assunto junto ao clube e a outras equipes sinalizam que a alternativa de o Flamengo ter uma SAF e controlá-la 100% tem como vantagem a profissionalização. E o desejo por tornar o futebol uma pasta com menos interferência política é quase unânime na Gávea.

Em meio ao debate sobre a necessidade de profissionalizar o departamento de futebol, que levaram até o autor da lei da SAF, senador Carlos Portinho, à Gávea, a cúpula da diretoria do Flamengo tem feito reuniões a portas fechadas sobre o tema SAF. Na mesa, o presidente Rodolfo Landim mantém diálogo constante com o CEO Reinaldo Belotti, o vice de finanças Rodrigo Tostes e interlocutores do mercado.

Um dos movimentos recentes de Landim foi aproximar Belotti, que pertence ao Conselhinho do Futebol, das viagens e práticas do dia a dia da pasta, para se inteirar para uma possível intervenção. Mesmo que o presidente siga se escorando no vice de futebol Marcos Braz

Quem também contribui para a discussão sobre a SAF no Flamengo é Cláudio Pracownick, ex-vice de finanças do clube e hoje CEO e sócio da Win The Game, joint venture criada com o BTG Pactual para atuar no mercado de futebol e entretenimento.

Resistência na Gávea

O tema ainda enfrenta resistência, mas os dirigentes o mantêm na pauta do dia em busca de uma convergência de ideias. O principal objetivo seria a busca por uma melhor governança. Outra razão é o fato de a SAF dar mais transparência, reduzir juros em operações de débito e a possibilidade de se capitalizar com venda de ações para que o clube invista quando precisar.

Nesta quinta-feira, o vice-geral Rodrigo Dunshee, que trata de temas como a Liga no clube, foi para as redes sociais e afirmou que o Flamengo não vê sentido em uma SAF 100% do clube, e que o debate é inicial para a venda no futuro.

"Não é verdade. Não existe nada de SAF e muito menos de SAF 100%. SAF sem captação de recursos não faz sequer sentido", afirmou o vice-presidente, responsável pelo jurídico do clube.

Apesar das visões positivas da diretoria do Flamengo a respeito da possível venda da SAF do clube, o tema é uma semente plantada para ser colhida no futuro. Os debates com especialistas se sucedem entre conselheiros e diretoria para que o clube seja inserido na realidade que já atinge diversas equipes do futebol brasileiro, mas não há pressa.

Uma das ideias conversadas é apresentar ao Conselho Deliberativo uma proposta para criação da SAF, mas que o Flamengo seja dono de 100%, pelo menos como ponto de partida, antes de futura venda. A outra visão é esperar que a lei aprovada recentemente ganhe consistência nos próximos anos, e que esse movimento aconteça com calma, estudos, e uma contrapartida além do dinheiro.

Inclusive, um dos entraves observados pela diretoria é o custo fiscal elevado em uma eventual entrada do clube no chamado Regime de Tributação Específica do Futebol –TEF. Pela lei da SAF, nos primeiros cinco anos a tributação equivalerá à aplicação da alíquota de 5% sobre todas a receitas, excetuando-se apenas aquelas decorrentes da cessão dos direitos desportivos dos atletas, as quais passam a ser incluídas na base de cálculo do TEF tão somente a partir do 6º ano, em contrapartida da redução da alíquota para 4%.

586 visitas - Fonte: Extra


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu