O Flamengo perdeu chance de ouro de se reaproximar da briga pelo título brasileiro. Abriu o placar e foi dono do jogo contra o Corinthians enquanto teve Gerson em campo, mas deixou de ter o controle quando o autor do gol rubro-negro foi obrigado a ser substituído por conta de um pisão. Os reservas Gabigol, Arrascaeta e Victor Hugo não entraram bem, o adversário ganhou campo e conseguiu o empate por 1 a 1 no abafa.
+ Éverton Ribeiro elogia Tite após empate do Flamengo: "Agregador e entende muito" + Deu nervoso? Filipe Luís, no banco do Flamengo, se espanta com Gerson "sem unha"; veja vídeo + Mário Jorge lamenta saída de Gerson em Corinthians x Flamengo: "A gente perdeu a referência"
Corinthians 1 x 1 Flamengo - Melhores momentos - 26ª rodada do Brasileirão Série A 2023
Com o frustante resultado, o Rubro-Negro estacionou no quinto lugar, com 44 pontos, oito a menos do que o líder Botafogo. Para não perder as remotas chances de título de vista, o time de Mário Jorge torce por uma vitória do Fluminense contra o Alvinegro em clássico estadual neste domingo, no Maracanã.
Flamengo é muito melhor no primeiro tempo
Depois de 39 jogos com Jorge Sampaoli, o Flamengo voltou a repetir time em duas rodadas consecutivas. E os rubro-negros tomaram conta da partida rapidamente, especialmente pelo lado esquerdo. Gerson, Bruno Henrique e Ayrton Lucas tinham muita liberdade por ali, com o primeiro em destaque absoluto.
Gerson em Corinthians x Flamengo, pelo Brasileirão — Foto: Marcos Ribolli
Na outra ponta, Everton Ribeiro também ia muito bem e simplicava jogadas com toques de inteligência e muitas tomadas de decisões corretas. Na melhor delas, deu grande passe para Ayrton Lucas, que deixou Fagner no chão e bateu para boa defesa de Cássio.
Em novo lance de grande visão de jogo, Everton, sem ângulo, arriscou um chute próximo à linha de fundo e por pouco não surpreendeu Cássio. A bola explodiu no travessão.
Mesmo bem superior, o Flamengo pecou pela falta de profundidade. Chutou bastante de longe - algo que não vinha aparecendo nos últimos jogos -, foi mais ofensivo do que o adversário, mas poderia ter pisado mais na área. Os rubro-negros tiveram 56% de posse de bola e sobraram em finalizações: 11 a 5.
Flamengo dorme após saída de Gerson e entradas de Gabigol e Arrascaeta
No segundo tempo, o Flamengo voltou ainda mais forte. Abriu o placar rapidamente em jogada que contou com participação de três de sua melhores peças. Thiago Maia , que vinha muito bem no combate, roubou bola com carrinho. Pedro, como um autêntico centroavante, amorteceu. Everton Ribeiro clareou a jogada, e Gerson buscou o espaço necessário para disparar um lindo chute e vencer Cássio.
Gerson, que sobrava em campo, tinha deixado Bruno Henrique na cara do gol minutos antes, mas o camisa 27 adiantou demais a bola e não aproveitou. O problema é que uma saída forçada do melhor rubro-negro em campo fez a equipe cair demais de produção. Em entrevista coletiva após o jogo, Mário Jorge admitiu que o Flamengo perdeu a referência sem o Coringa.
Aos 16 minutos, oito após a abertura do placar, Gerson teve de sair por conta de um pisão que lhe custou uma unha. Arrascaeta, longe das condições ideais, o substituiu e não jogou bem. Gabigol entrou junto com o uruguaio, e Pedro deixou o campo. A partir dessas mexidas o Rubro-Negro não foi o mesmo.
Com Arrasca e Gabigol em campo, o Flamengo perdeu movimentação, e o Corinthians partiu para o abafa. A estratégia deu certo, e os paulistas conseguiram empate após um bate-rebate na área que terminou com pênalti cometido por Léo Pereira. O zagueiro abriu demais o braço ao tentar cortar chute de Fábio Santos.
É bom destacar que o pênalti foi conseguido após uma cobrança de lateral do Corinthians. Mais um gol sofrido pelo Flamengo em 2023 nasceu de um lateral.
A mudança de característica com as mexidas aos 18 minutos foram fundamentais para a queda do Flamengo . Se Pedro era pouco acionado, pelo menos conseguiua prender a bola na frente e a marcação adversária. Não à toa participou do gol de Gerson fazendo o pivô para Everton Ribeiro. Gabigol, que parece ter perdido a característica de centroavante, saiu demais da área e pouco deu opção para finalizações.
Num contra-ataque em que o Flamengo chegou em superioridade numérica, e Luiz Araújo errou corta-luz, Gabigol poderia ter se aproximado para finalizar, mas se encontrava na entrada da área e não dentro dela.
Victor Hugo também não conseguiu manter o nível de Thiago Maia, que terminou o jogo como líder de desarmes, com cinco. Entrou em outra intensidade, com pouca ajuda defensiva e quase nenhuma participação na construção.
Matheuzinho, que entrou no mesmo nível de Wesley, e Luiz Araújo, que conseguiu alguma movimentação pelo lado direito na reta final do jogo, foram os reservas que não comprometeram.
Comprometida, porém, mais uma vez está a briga do Flamengo pelo eneacampeonato brasileiro, que já estava bastante distante antes do tropeço. Provavelmente com Tite a partir de segunda-feira, o Rubro-Negro se vê obrigado a não cometer vacilos como o deste sábado caso queira continuar sonhando com a irrisória chance de tirar a taça do Botafogo.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
+ Leia mais notícias do Flamengo
?? Ouça o podcast ge Flamengo ??
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
Comentários do Facebook -