O Campeonato Carioca começa no próximo dia 11 de janeiro. A competição teve sua primeira rodada desmembrada nesta quinta-feira (02), mas nem todos os pontos para o início da competição estão resolvidos. A empresa responsável pela venda de direitos de transmissão acertou valores fixos de participação, diferenciados entre os grandes e os pequenos. Mas não haverá premiação pela classificação final. Ou seja: quem ganhar o campeonato não receberá um prêmio em dinheiro. A expectativa da Federação é que, dependendo dos resultados financeiros do campeonato, a premiação volte em 2026. As conversas entre a empresa (Braxi) e a Federação caminham neste sentido.
Pela primeira vez na história do Carioca, haverá VAR em todas as 78 partidas. O custo operacional da implementação desta tecnologia será de aproximadamente R$ 1 milhão e R$ 800 mil. Até o ano passado, o VAR estava previsto para ser usado somente em clássicos a na fase final. Mas os problemas em um jogo entre Vasco e Bangu fizeram com que, a partir da sexta rodada da Taça Guanabara, todos os jogos dos grandes passassem a ter a tecnologia. Alguns estádios não estão com todos os laudos para receberem os jogos oficiais. São eles: Lourival Gomes (Sampaio Correia), Eucy Rezende de Mendonça (Boavista) e Aniceto Moscoso (Madureira). A Federação acredita que as pendências destes três estádios serão resolvidas até domingo.
Estreante na primeira divisão, o Maricá vai jogar contra os pequenos no seu estádio, o João Saldanha. Maricá e Sampaio Correia vão mandar os jogos contra os grandes no Eucy Rezende de Mendonça, estádio do Boavista. Em relação ao Maracanã, ao contrário do que vinha acontecendo, o gramado não foi trocado. No último dia 30 de dezembro foi iniciado o processo de "revitalização", operação que consiste em uma raspagem de 10/12mm da camada superficial da grama, removendo assim todo o colchão e material excedente. Finalizado esse manejo, será realizado o topdressing (forração de areia), adubação granulada, descompactação com pinos sólidos e cortes helicoidais, proporcionando um gramado mais resistente e resiliente ao final dos 25 dias de revitalização. Previsão é que o primeiro jogo do estádio seja no dia 29 de janeiro, pela sexta rodada, Flamengo x Sampaio Correia. E, por fim, uma novidade no regulamento: vai constar um novo artigo que recomenda aos clubes realizarem, antes do início do campeonato, palestras educacionais sobre os riscos da manipulação de resultados.
Veja os jogos da primeira rodada:
Sábado, 11/01 Nova Iguaçu x Vasco da Gama (Raulino de Oliveira) - 16h30 (de Brasília) Botafogo x Maricá (Nilton Santos) - 16h (de Brasília) Bangu x Portuguesa (Moça Bonita) - 19h (de Brasília)
Domingo (12/01) Flamengo x Boavista (Baptistão, Aracaju-SE) - 16h (de Brasília) Madureira x Volta Redonda (Aniceto Moscoso) - 16h (de Brasília) Fluminense x Sampaio Corrêa (Moça Bonita) - 19h (de Brasília)
Comentários do Facebook -