O Flamengo deu um importante passo, na noite desta quarta-feira, para minimizar o caos financeiro que assola o clube há alguns anos. O Conselho Deliberativo aprovou, por unanimidade, o contrato de fornecimento de material esportivo com a Adidas que renderá cerca de R$ 380 milhões aos cofres rubro-negros nos próximos dez anos.
Assinado por Patricia Amorim, que tem mandato até o dia 31 de dezembro, e Eduardo Bandeira de Mello, presidente eleito para o triênio 2013, 2014 e 2015, o vínculo entrará em vigor no próximo dia 1o. de maio e se estenderá até o meio do ano de 2023. O clube receberá cerca de R$ 35 milhões por ano, além de R$ 38 milhões de luvas pela assinatura do termo.
Este primeiro valor será depositado em duas parcelas, uma até o dia 15 de janeiro, e outra em fevereiro. Com o montante, o Flamengo passa integrar o grupo classificado pela Adidas como "Top Five", dos cinco principais contratos da fornecedora no mundo, ao lado de Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Milan (Itália) e Bayer de Munique (Alemanha).
A negociação que durou pouco mais de seis meses foi oficializada após uma reduzida votação do Conselho Deliberativo. Em assembleia extraordinária, convocada apenas para tal escolha, o contrato entre Flamengo e Adidas foi aprovado por unanimidade entre os pouco mais de 130 conselheiros que compareceram à reunião na sede da Gávea.
A votação da noite desta quarta marcou ainda a primeira reunião do Deliberativo do Flamengo sob o comando de Delair Dumbrosck, eleito presidente do Conselho na última semana.
Nike tentou última cartada
Durante a reunião desta quarta-feira, Luiz Eduardo Baptista, que será vice-presidente de marketing e planejamento, ainda revelou que a Nike procurou o Flamengo nas últimas semanas para apresentar uma proposta. Com o acordo encaminhado com a Adidas, porém, o rubro-negro nem sequer ouviu a conversa da empresa americana. Bap, como é conhecido o dirigente que também é presidente da SKY, discursou por quase 30 minutos sobre alguns pontos da parceria.
Entre alguns detalhes, Baptista falou sobre os ajustes e correções de valores programados para daqui a cinco anos. A intenção da diretoria, que conseguiu rever este ponto do contrato em reunião na última semana, é não deixar que o Flamengo seja prejudicado por modificações do mercado. Outro ponto revisto foi a premiação por títulos de grande porte, como Brasileiro e Libertadores.
Por fim, o Flamengo acatou que só poderá ter dois patrocinadores no uniforme até o fim de 2017. Este foi um dos principais pedidos da Adidas, que, após muita conversa, recuou e liberou que apenas no ano de 2013 fossem estampadas três marcas.
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