O Flamengo não contará com Danilo para as partidas contra Internacional, no próximo sábado (29), e Deportivo Táchira (VEN), na quinta-feira (3). O zagueiro sentiu dores na coxa direita em atividade da última terça-feira (25) e desfalcará a equipe nas estreias por Brasileirão e Libertadores, respectivamente. A ausência do defensor, que já vinha de período sem atuar, expõe problema na montagem do elenco rubro-negro.
O ex-jogador da Juventus chegou à Gávea no início da temporada com status de titular. Sem o camisa 13, a dupla titular da zaga será formada por Léo Ortiz e Léo Pereira, a mais utilizada por Filipe Luís desde o ano passado. Contudo, além dos três principais zagueiros, resta apenas Cleiton como opção no elenco profissional.

O jovem de 21 anos, formado pelas categorias de base do Flamengo, soma apenas 14 partidas pelo time principal desde que estreou em 2022, todas pelo Campeonato Carioca. Além disso, boa parte desses jogos foram em equipes alternativas. Não bastasse a pouca experiência de Cleiton, ele é o único zagueiro que compõe o elenco profissional do Rubro-Negro à disposição no banco de reservas para os próximos jogos.
Assim, é provável que Filipe Luís tenha de relacionar jogadores da base para as estreias por Brasileirão e Libertadores. A ausência de Danilo e a escassez de opções abre espaço para jovens do sub-20 terem chances no time principal. Destacam-se alguns nomes, como Carbone, defensor canhoto que já foi relacionado para partidas do profissional e participou da pré-temporada nos últimos dois anos.
O melhor zagueiro da base é Iago, que já deveria estar entre os profissionais. Titular absoluto dosub20, campeão mundial, bicampeão da libertadores, muito melhor que Carbone, que vem jogando como lateral esquerdo!