Na última quinta-feira, o Flamengo venceu a primeira no Campeonato Brasileiro Sub-20 ao superar o Fluminense por 2 a 1 no Luso-Brasileiro (veja os melhores momentos no vídeo acima). E o gol da vitória foi de um velho conhecido dos rubro-negros: Lorran. Depois de ficar perto de uma venda ao CSKA, da Rússia, e de um empréstimo para o Fortaleza, a joia voltou a atuar na base do Flamengo, que desistiu de negociar o jogador nesta janela. Neste retorno ao sub-20, o camisa 10 soma dois gols e uma assistência em quatro jogos.
E nessa volta para a base, Lorran encontrou um novo aliado: Nuno Campos. Novo comandante do sub-20, o técnico português ainda não pode dirigir a equipe à beira de campo enquanto resolve a parte burocrática da licença para trabalhar no Brasil. Mas já assumiu a missão de recuperar a joia do clube, que não se firmou no profissional.
O ge apurou que ele já teve duas conversas em particular com o camisa 10 desde que chegou ao clube no mês passado. Nuno tem dito nos corredores do Ninho do Urubu que vai ajudar Lorran com conteúdos que a joia de 18 anos talvez não tenha tido até agora em seu processo de formação. Nos diálogos com o jovem, o português tem procurado transmitir confiança a ele e afirmou que vai orientá-lo para evoluir e poder voltar a brilhar no profissional.
Internamente, o Flamengo entende que houve um erro de formação de Lorran na base e, por isso, ele não conseguiu se desenvolver da forma ideal para corresponder no time profissional. A decisão de mantê-lo treinando no sub-20 faz parte do projeto da atual diretoria, que entende ser uma medida dura, mas necessária para o desenvolvimento do atleta, que está entre os inscritos do clube na Libertadores.
De acordo com o diretor de futebol José Boto, "É um jogador realmente com um talento enorme, mas durante todo o processo de formação dele faltou aprender coisas que são essenciais quando chega ao futebol profissional. E ele hoje em dia não está preparado para o futebol profissional. E nós, como reconhecemos um potencial enorme nele, vamos fazer aquilo que se diz muitas vezes, dar um passo atrás para depois dar dois à frente. E tentar dar, e ele quer também, aquilo que lhe falta para poder realmente ser um jogador profissional e explanar todo o talento que tem, o que neste momento ele não é capaz. Depende 90% deste momento dele e de paciência de nossa parte também"
Lorran soma 35 jogos, dois gols e três assistências no profissional. Lorran era considerado a maior joia do Ninho pós-Vini Jr. e, nos bastidores, desde que surgiu teve o seu nome especulado como alvo de clubes europeus. Ele se profissionalizou em 2023 e se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Flamengo , aos 16 anos. Sob o comando de Tite, viveu bom momento no Brasileirão do ano passado, e a gestão anterior montou um projeto esportivo para o meia virar ídolo antes de ir para a Europa. O garoto renovou contrato até agosto de 2029 e passou a ter multa de 100 milhões de euros (R$ 636 milhões).
Comentários do Facebook -