O Flamengo completa neste sábado, contra o Atlético-GO, no Maracanã, 1.500 jogos no Campeonato Brasileiro a partir de 1971, ano no qual a competição foi consagrada antes de unificação feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2010, a entidade contabilizou também as conquistas de Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa nas estatísticas.
Confira abaixo uma lista de 20 jogos marcantes do Flamengo na história da competição desde 1971 selecionados pelo ge e alguns números do clube.
LEIA TAMBÉM: Vai ter problema? Casimiro comenta sobre problema que Arturo Vidal pode ter jogando pelo Flamengo
PRIMEIRO GOL DE ZICO
11/8/1971 - Bahia 1 x 1 Flamengo
Na primeira edição do Campeonato Brasileiro (antes representado pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil), Zico fez seu primeiro gol como profissional na segunda rodada da competição. Ele garantiu o empate em jogo realizado na Fonte Nova, abrindo caminho para uma história de glórias e troféus.
PRIMEIRO TÍTULO
1/6/1980 - Flamengo 3 x 2 Atlético-MG
Em um jogo que entrou para a história da competição, o Flamengo levantou seu primeiro troféu de campeão brasileiro no Maracanã. Nunes marcou duas vezes - o outro foi de Zico - inclusive o da vitória, com um drible em cima de Silvestre, que ficou marcado par sempre nos torcedores do clube, que naquela lotaram o estádio com mais de 150 mil pessoas.
A VOLTA DO MUNDIAL
20/1/1982 Flamengo 3 x 2 São Paulo
Depois de conquistar o título mundial em dezembro de 1981, o Flamengo voltou a jogar diante de seus torcedores pouco mais de um mês depois, pelo Brasileirão de 1982. Serginho fez 2 a 0 para o São Paulo ainda no primeiro tempo. Mas Zico comandou uma virada marcante na vida do torcedor. Ele fez o primeiro, Andrade fez o segundo e o Galinho voltou a marcar para garantir a vitória aos 36 minutos do segundo tempo.
O ARTILHEIRO DAS DECISÕES
25/4/1982 - Grêmio 0 x 1 Flamengo
O jogo contra o São Paulo abriu o caminho para terminar o ano com mais uma grande conquista. Depois de empates no Maracanã e no Olímpico, um jogo extra foi marcado para definir o campeão brasileiro de 1982. Nunes se consagrou de vez como artilheiro das decisões, ao marcar o gol da vitória por 1 a 0, superando o zagueiro De León e o goleiro Leão.
O MAIOR PÚBLICO DO BRASILEIRÃO
29/5/1983 - Flamengo 3 x 0 Santos
Na decisão do Brasileirão de 1983, 155.523 pessoas estiveram no Maracanã. Depois de sair em desvantagem no jogo de ida, com uma derrota por 2 a 1, o Flamengo contou com mais um jogo inspirado de Zico para ser campeão. Ele abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Leandro aumentou ainda no primeiro tempo e Adílio fechou o placar.
A RESPOSTA DE RENATO GAÚCHO
2/12/1987 - Atlético-MG 2 x 3 Flamengo
Em 1986, Renato Gaúcho foi cortado da Seleção, comandada por Telê Santana, por ter abandonado a concentração. No ano seguinte, o jogador se tornou o principal nome da conquista da Copa União. E, na semifinal, marcou um golaço no Mineirão para confirmar a vitória por 3 a 2 e a classificação para a decisão. Na comemoração, foi em direção ao banco onde estava o Telê, então técnico do Atlético-MG para fazer a festa e dar uma resposta.
A CONQUISTA DO TETRA
13/12/1987 - Flamengo 1 x 0 Internacional
Com uma escalação que ficou na ponta da língua dos torcedores, o Flamengo conquistou seu quarto título brasileiro. Desta vez, o autor do gol foi Bebeto, na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, no Maracanã, depois de ter marcado também no empate em 1 a 1 no jogo de ida em Porto Alegre.
A DESPEDIDA DE ZICO
2/12/1989 - Flamengo 5 x 0 Fluminense
O último jogo oficial de Zico com a camisa do Flamengo foi uma goleada sensacional sobre o Fluminense, em Juiz de Fora. Para a competição, o resultado pouco valia. Mas Zico deixou sua marca com um golaço de falta, abrindo o placar na goleada, que ainda teve gols de Renato Gaúcho, Luis Carlos, Uidemar e Bujica.
O CAÇADOR DE MARAJÁS
5/11/1989 - Flamengo 2 x 0 Vasco
Um jogo marcado pela primeira vez na qual Bebeto enfrentaria o Flamengo com a camisa do Vasco. Mas quem brilho foi Bujica, que marcou os gols da vitória, um deles com passe de Zico. Bebeto ainda foi expulso. Bujica ficou conhecido como o caçador de marajás, em alusão ao slogan de Fernando Collor, então candidato a presidente.
O PENTA DE JÚNIOR
12/7/1992 - Flamengo 3 x 0 Botafogo
Depois de uma campanha surpreendente, o Flamengo chegou inesperadamente à final contra um adversário teoricamente mais forte. No entanto, com uma atuação sensacional, Júnior, Gaúcho e Nélio marcaram os gols da vitória e praticamente sacramentaram o título no jogo de ida da final. Na volta, empate em 2 a 2 com o Maracanã tomado por torcedores do Flamengo.
BAILE DE SÁVIO
22/10/1994 - Flamengo 2 x 0 Palmeiras
Na época, o Palmeiras era um supertime, e o Flamengo vivia uma reconstrução, com jogadores mais jovens, entre eles, Sávio. E foi o Diabo Louro o responsável pela grande vitória, marcando um golaço no primeiro tempo e outro de pênalti, sofrido por ele mesmo, fechando o placar em 2 a 0.
FUGA DO REBAIXAMENTO
2/12/2001 - Flamengo 2 x 0 Palmeiras
Em 2001, o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Palmeiras, em Juiz de Fora, com risco de rebaixamento. Juan e Roma marcaram os gols da vitória por 2 a 0 e ajudaram a livrar o time da queda.
OBINA SALVA DESSA VEZ
20/11/2005 - Flamengo 1 x 0 Paraná
Obina foi o responsável por sacramentar a permanência do Flamengo na primeira divisão e quebrar um jejum de sete anos sem vitórias em Curitiba. Na época, o Flamengo engrenou uma reta final com seis vitórias e três empates nos nove últimos jogos da competição sob o comando de Joel Santana para se livrar do rebaixamento.
SINTONIA COM A TORCIDA
4/10/2007 - Flamengo 1 x 0 São Paulo
Em uma arrancada sensacional no Brasileiro que levou o Flamengo para Libertadores, a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, que seria tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008, coroou a campanha. Ibson marcou o gol da vitória em uma temporada na qual a média de público do time foi de quase 40 mil pagantes por jogo, liderando a competição.
LÁGRIMAS E FIM DO JEJUM
26/7/2009 - Santos 1 x 2 Flamengo
Pela primeira vez em 33 anos, o Flamengo conseguiu sair da Vila Belmiro com uma vitória. Adriano acertou uma bomba para empatar o jogo e depois viu Pará marcar um gol contra para garantir a vitória. No fim, o então técnico Andrade se emocionou e foi às lágrimas pela morte do ex-goleiro Zé Carlos, que tinha ocorrido dois dias antes.
TEMA PARA MÚSICA
6/12/2009 - Flamengo 2 x 1 Grêmio
O Flamengo entrou em campo na última rodada do Brasileiro de 2009 precisando apenas de uma vitória para ser campeão depois de 17 anos. O Grêmio saiu na frente, mas David Braz empatou logo depois. O tempo passou, foi sofrido, mas no segundo tempo, Petkovic cobrou escanteio na cabeça de Ronaldo Angelim. Um gol histórico, que faz parte de música cantada pela torcida hoje em dia no Maracanã.
UM JOGO PARA A HISTÓRIA
27/7/2011 - Santos 4 x 5 Flamengo
De um lado Neymar e do outro, Ronaldinho Gaúcho. Um confronto sensacional. O Santos saiu na frente, abriu 3 a 0, com dois gols de Borges e um de Neymar, que levou até prêmio Puskas. O Flamengo diminuiu com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Elano, então, poderia ter feito 4 a 2, em cobrança de pênalti, mas tentou dar uma cavadinha e Felipe defendeu facilmente, fazendo embaixadas com a bola. Logo depois, Deivid empatou. No começo do segundo tempo, Neymar marcou novamente, mas então a genialiade de Ronaldinho Gaúcho fez a diferença. Ele cobrou uma falta por baixo da barreira para empatar e na sequência virou o jogo para 5 a 4.
O ATROPELO DE JESUS
1/9/2019 - Flamengo 3 x 0 Palmeiras
A crescente rivalidade com o Palmeiras teve um capítulo de grande imposição para o Flamengo. Ainda em uma disputa acirrada pela liderança do Brasileiro, o Flamengo atropelou o Palmeiras no Maracanã. Com dois de Gabriel e um de Arrasca, o resultado foi construído com facilidade. Foi um capítulo especial na conquista do hepta.
UM JOGO ANTES DA CONSAGRAÇÃO
17/11/2019 - Grêmio 0 x 1 Flamengo
Em 2019, o Flamengo conquistou o título brasileiro sem entrar em campo. No último jogo antes da viagem para Lima, onde conquistaria a Libertadores, Jorge Jesus poupou quase todos os titulares, mas deixou Gabigol em campo. Ele marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, foi expulso e deixou o campo provocando a torcida adversária, contando os cinco gols marcados na goleada por 5 a 0 pela semifinal da Libertadores. Depois disso, o Flamengo venceu o River Plate na final da Libertadores e celebrou o título na volta para o Brasil enquanto o elenco festejava com a torcida na Av. Presidente Vargas.
A VIRADA PARA O OCTA21/2/2021 - Flamengo 2 x 1 Internacional
Em um campeonato marcado pela pandemia e os jogos sem público, o Flamengo sofreu para conquistar o oitavo título do Brasileiro. Na penúltima rodada, em um confronto direto pela liderança, o Flamengo venceu o Internacional, de virada, por 2 a 1, com gols de Arrascaeta e Gabigol. O jogo teve como elemento a presença de Rodinei, então emprestado ao Internacional. Ele foi expulso depois de uma entrada em Filipe Luís, depois de análise da jogada no vídeo. Foi a primeira vez na qual o Flamengo terminou uma rodada em primeiro lugar na competição. Depois, na última rodada, perdeu para o São Paulo, mas o empate do Internacional com o Corinthians garantiu o título.
MAIORES ARTILHEIROS:
Zico - 135 gols
Gabi - 56 gols
Bruno Henrique - 42 gols
Bebeto - 41 gols
Renato Abreu - 40 gols
Romário - 37 gols
Nunes - 32 gols
Petkovic - 31 gols
Tita - 29 gols
Léo Moura - 29 gols
QUEM MAIS JOGOU?
Léo Moura - 314 jogos
Júnior - 265 jogos
Zico - 249 jogos
Willian Arão - 201 jogos
Adílio - 181 jogos
Ronaldo Angelim - 171 jogos
Everton Ribeiro - 170 jogos
Zinho - 165 jogos
Renato Abreu - 164 jogos
Andrade -161 jogos
AS 10 MAIORES GOLEADAS:
8 x 0 Fortaleza - Maracanã (04/02/1981)
8 x 1 Sampaio Corrêa – Maracanã (16/09/1976)
7 x 1 Rio Negro – Maracanã (19/02/1983)
7 x 0 Santa Cruz – Maracanã (13/03/1985)
6 x 0 Bahia – Maracanã (07/08/2003)
6 x 0 Paysandu – Teixeira de Castro (17/07/1974)
6 x 0 Fluminense-BA – Joia da Princesa (26/10/1977)
6 x 1 Goiás – Maracanã (14/07/2019)
6 x 1 Botafogo – Maracanã (24/03/1985)
6 x 1 Avaí – Maracanã (05/12/2019)
Comentários do Facebook -