Flamengo e São Paulo: uma Copa, dois significados bem diferentes

17/9/2023 15:41

Flamengo e São Paulo: uma Copa, dois significados bem diferentes

Flamengo e São Paulo: uma Copa, dois significados bem diferentes

Se há algo que o futebol brasileiro soube fazer nos últimos anos foi elevar o status dado à Copa do Brasil. O torneio ganhou um tratamento raramente recebido em outros países do mundo. Seja pela vaga direta à principal competição continental – que não existe nos principais países europeus, mas sim em vizinhos sul-americanos como a Argentina -, seja pela premiação milionária – e em certo aspecto exorbitante -, o torneio ganhou uma importância que, por vezes, faz clubes inverterem prioridades. De todo modo, a grande virtude é transformar a final num grande evento do calendário nacional.

+ Flamengo x São Paulo: onde assistir ao vivo, horário e escalações

Final da Copa do Brasil entre Flamengo e São Paulo tem jogadores decisivos nos dois times

Mas esta decisão entre Flamengo e São Paulo tem traços peculiares. Não apenas pela fase de oscilações e desconfianças por que passam os dois candidatos ao título. Mas também por ser raro ver um mesmo troféu ter significados tão diferentes para os dois finalistas.

+ Sampaoli testa Flamengo com Bruno Henrique, Gabigol e Pedro + Dorival reencontra Fla para coroar trabalho autoral no São Paulo

Não se trata de menosprezar a conquista de um lado ou outro, muito menos insinuar que cariocas ou paulistas querem a copa mais ou menos do que o adversário. Ambos desejam vencer da mesma forma, mas por razões muito distintas.

Taça Troféu Copa do Brasil 2023 — Foto: Thais Magalhães/CBF

Taça Troféu Copa do Brasil 2023 — Foto: Thais Magalhães/CBF

Os rubro-negros iniciaram o ano com múltiplas ambições de conquista. O maior investimento do país sustentava aspirações que incluíam Libertadores, Brasileiro, Supercopa, Recopa e, pelo menos, uma boa participação no Mundial. Pior do que as eliminações em cada torneio ou a distância em relação ao Botafogo na disputa por pontos corridos, foi o desempenho de um elenco estelar para os padrões continentais. A esta altura, parece claro que a Copa do Brasil pode oferecer uma tarde de celebração, alguns dias de trégua em um 2023 de imensas pressões e críticas, mas nunca será suficiente para restaurar a avaliação do que foi a temporada do Flamengo. O humor em torno do elenco, da comissão técnica, parece irremediavelmente abalado.

Flamengo x São Paulo: confira a possível escalação do Flamengo para a final da Copa do Brasil

Em termos de valor meramente esportivo ou histórico, é um título de menos peso do que o Brasileirão ou a Libertadores. Vencer a Copa teria o poder de evitar o primeiro ano sem títulos desde 2018. Mas, neste momento, é como se o Flamengo jogasse mais por uma redução de danos do que pela realização de um objetivo, de um sonho de início de temporada. Não foi para ganhar apenas a Copa do Brasil que o clube que fatura mais de R$ 1 bilhão por ano se preparou. É como se a taça valesse menos pelo que se ganha, e mais pelo que se evita perder.

Do outro lado, é absolutamente natural que o olhar do São Paulo para esta decisão seja diferente. Não é um clube que, neste momento, ocupe o topo da pirâmide de receitas do futebol brasileiro. Convive com dificuldades econômicas, ainda que por vezes vá ao mercado dar tiros que, nem sempre, correspondam à realidade do clube. De todo modo, quando 2023 começou, não soava realista colocar o tricolor como um candidato a ser campeão brasileiro, não havia uma Libertadores por disputar. Em tese, vencer uma copa, fosse a Sul-Americana ou a Copa do Brasil, era uma aspiração racional.

Flamengo e São Paulo começam domingo a decidir o título da Copa do Brasil

Além disso, este é um São Paulo que busca uma conquista fora dos limites estaduais desde 2012. Não é pouca coisa para um clube deste tamanho, e a manifestação da torcida antes do embarque do time para o Rio de Janeiro foi sintomática. É como uma afirmação, é dar um passo adiante num caminho de recolocação em seu devido lugar, retornar à Libertadores após dois anos de ausência. Sem contar a simbologia de ser campeão pouco mais de um mês após a volta de Lucas Moura, personagem do título da Sul-Americana de 11 anos atrás. Sua contratação foi como um golpe de vitalidade, de autoestima.

Ônibus do São Paulo na saída do CT da Barra Funda — Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc

Ônibus do São Paulo na saída do CT da Barra Funda — Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc

Após 180 minutos, um destes dois times irá erguer uma taça e receber um cheque de R$ 70 milhões. Estes são os únicos objetivos em comum para Flamengo e São Paulo. Troféu e dinheiro à parte, cada um deles viverá sensações muito distintas após quando esta final terminar. O sabor de ganhar a Copa será diferente no Ninho do Urubu, ou no Morumbi.

288 visitas - Fonte: ge


VEJA TAMBÉM
- DECEPÇÃO! Arrascaeta recebe críticas por atuação na Seleção Uruguaia durante as Eliminatórias
- PRIMEIRO NA NOVA ERA? Gabigol deseja marcar gol inaugural no novo estádio do Flamengo
- VAI RENOVAR?? Futuro de Gabigol no Flamengo: amor ao clube rúbro negro



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo