O dirigente português José Boto será responsável por reformular todo o modo de trabalho do departamento de futebol do Flamengo. O português já está em ação nos bastidores, apesar de ainda não ter sido oficializado pela nova diretoria de Bap. Bem conhecido na Europa, ele chega ao Brasil pela primeira vez para abraçar um projeto no estilo que gosta: um clube que acredite nas suas ideias e esteja disposto a criar estratégias para melhorar.
José Boto deixará o NK Osijek, da Croácia, onde estava desde janeiro. O início da carreira foi como treinador, mas ele migrou de função rapidamente. Em 2010, foi chefe de scout do Benfica e se destacou. Depois de oito anos, foi contratado como diretor esportivo do Shakhtar Donnestk, da Ucrânia, onde trabalhou até 2021, ano que chegou ao Paok, da Grécia. Ele deixou o clube em 2023 e assumiu o clube croata em seguida.
A aposta no português tem a ver com a tentativa do fortalecimento do "DNA Flamengo". Ou seja, um futebol para frente. "O José é defensor de um futebol ofensivo, atraente, valoriza o lado estético, e penso que isso vai ao encontro das necessidades do Flamengo. Mais do que um admirador do futebol brasileiro, é alguém com um conhecimento bastante profundo.", analisou Nuno Travassos, do site A Bola, de Portugal.
Ele tenta há anos entrar em um grande clube brasileiro, já que é apaixonado pelo futebol do país. Ao fechar com o Fla, falou até com Jorge Jesus. Além do mercado sul-americano, Boto também transita bem pela Europa, mas tem um olhar especial para os alternativos, como Sérvia, Croácia, Grécia e Holanda.
Como vai trabalhar Boto conhece bem o mercado nacional, apesar de ser o primeiro trabalho no país. O dirigente não gosta de ser apenas um executor de tarefas e da vontade dos outros, mas busca traçar uma estratégia de uma política esportiva, evitando ser apenas mais um dentro da equipe.
O português poderá dar ao Flamengo algo que o clube focou pouco nos últimos anos: a atenção aos jovens. Também por isso José Boto buscou JP Sampaio, do Palmeiras, a quem já conhecia. Nem sempre ele prioriza buscar os reforços na base e geralmente vai ao mercado, mas também com atenção aos mais novos.
Comentários do Facebook -