O presidente Eduardo Bandeira de Mello posa na Ilha do Urubu, nova casa do Flamengo
Depois de atrasos nas obras, polêmicas e algumas batalhas nos bastidores para obtenção dos laudos necessários, o Flamengo inaugura nesta quarta-feira (14) a sua casa pelos próximos três anos, pelo menos. Às 21h (de Brasília), o estádio Ilha do Urubu - batizado pela torcida - recebe o duelo entre Rubro-negro e Ponte Preta, válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A noite até poderia ser de festa por conta da expectativa pela conclusão da reforma do estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador. No entanto, a crise técnica que o Flamengo atravessa - a vitória é fundamental para a sequência do trabalho de Zé Ricardo - e a longa indefinição sobre a casa definitiva do clube mais popular do país deixam os torcedores apreensivos.
A Ilha do Urubu será inaugurada pouco mais de 20 anos depois do último jogo do Flamengo em seu estádio, na sede da Gávea. Foi em 27 de abril de 1997 - vitória por 3 a 0 sobre o Americano. A estrutura da época também era provisória, em sua maior parte. Desde então, o clube fez inúmeras tentativas para a construção do estádio próprio e esbarrou em diversos obstáculos - autorizações, associações de moradores, custo, etc.
Em 2005, por conta das obras no Maracanã, o Rubro-negro fez uma parceria com o Botafogo e administrou a Arena Petrobras no mesmo local da atual Ilha do Urubu. A casa, porém, não era de responsabilidade apenas do clube da Gávea, o que só voltou a acontecer agora. O principal motivo para o Flamengo buscar abrigo no estádio da Portuguesa foi justamente a indefinição sobre o futuro do Maracanã e a necessidade de ter um lugar com baixo custo para mandar os jogos no Rio de Janeiro.
O cenário, no entanto, continua longe do ideal. A capacidade da Ilha do Urubu é de 20.215 torcedores, reduzida para o aspecto de lucro com bilheteria e o contrato tem a duração máxima de seis anos. Neste intervalo, o clube espera resolver de forma definitiva o problema histórico da ausência de uma casa própria. Enquanto atua na Ilha, a ideia é a de que as obras no estádio acústico da Gávea transcorram normalmente apesar da necessidade de obtenção de uma série de projetos, estudos e autorizações. A expectativa é a de que, com tudo resolvido, os procedimentos sejam iniciados em 2018.
"O prefeito Marcelo Crivella tem sido parceiro de várias brigas do Flamengo. É claro que a Ilha não é a solução definitiva para a nossa casa. Pretendemos ter um estádio, o que já foi aprovado pelo prefeito. Só que a torcida e os cariocas vão gostar do que fizemos. Conseguimos uma importante solução provisória", afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Apesar do projeto de estádio na Gávea para 25 mil pessoas, o Flamengo sempre teve o desejo principal de participar da administração do Maracanã. O processo segue indefinido, os valores são consideravelmente elevados e não se sabe se será realmente viável. Crivella é um dos entusiastas do clube, que aguarda a decisão do governador Luiz Fernando Pezão. Enquanto sonha com Gávea e Maracanã, a realidade rubro-negra está na Ilha do Urubu - uma possível última solução provisória em 121 anos de história.
"O panorama do Maracanã ainda é de indefinição. Todos entendemos que ela já poderia ter sido resolvida, mas aguardamos. O estádio da Ilha é confortável, com segurança e tem um gramado maravilhoso, o melhor do Brasil. A nossa intenção sempre foi intercalar os jogos na Ilha e no Maracanã durante o período, mas esse problema todo prejudica e precisamos negociar jogo a jogo", encerrou Bandeira.
FLAMENGO X PONTE PRETA
Data/hora: 14/06/2017, às 21h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
Flamengo
Thiago; Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Cuéllar (Willian Arão) e Diego; Vinicius Júnior, Everton e Leandro Damião
Técnico: Zé Ricardo
Ponte Preta
Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Kadu e João Lucas; Naldo, Elton, Léo Artur e Renato Cajá; Negueba e Lucca
Técnico: Gilson Kleina
parabéns sr.presidente pela exelente administração. Futuramente desejo piamente parabenizalo por nivelar o futebol do flamengo ao patamar competitivo e de boa qualidade a nivel mundial como sonhamos.Contamos e confiamos no seu carater honesto e na sua competencia. Nós e seu familhares temos orgulho de conhecer a Deus e ele ter nos dado vc como cabeça dirigente.Brovo e obrigado...
isso já tá virando uma covardia com o conca.
nosso presidente em termo de adiministrar é o melhor cm pareia fez um belo ct alugou mini estádio ótimo más em campo o time não responde á autura pena que acabara seu mandato ce
zaga do desespero meu deus
E isso ai presidente vc deve merecer cpionatos ...
Conca não jogou e nem vai jogar eles não quer pagar salario a ele e ai ficamos com essas Perebas
esse zé bosta , ele é muito indefinido , ele nao tem um time definido na mao, ta foda esse cara todo jogo tem uma escalação diferente , pow o conca nunca vai jogar , para de insistir com esse sangue do aro .
Melhor do que nada e não podemos criticar nosso presidente,pois muitos além de nunca terem feito nada a respeito de um estádio novo ou reformar a gávea o esse restruturou o CT e ainda deu um jeito de termos pelo menos esse pequeno estádio e futuramente pela competência e responsabilidade o Mengo vai ter um com capacidade maior! Parabéns presidente vc está colocando o Mengo aonde sempre merecia está.Hoje todo jogador e treinador querem está no Fla pela organização que o clube se encontra.
o flamengo tem q entrar com essa escalacao zé Thiago, Rodinei, Rever, Leo Duarte, Cuellar, Rômulo, Conca, Diego, Vinicius Jr, vizeu.
AFINAL o q passa na cabeca desse tec. em nao colocar o CONCA PARA JOGAR.
jamilton
concordo com vc Hamilton.
podia ser melhor mais aos poucos nós vamos um dia ter um estádio de porte pra nação rubro negra
Concordo com vc Jamilton Jr. O MENGÃO não precisa disso. Não precisa estar com o pires na mão. Temos que ter nosso próprio estádio e com capacidade pra no mínimo 50 mil torcedores. O FLAMENGO É IMENSO, assim como a NAÇÃO apaixonada. Pra cima deles meu MENGO!
porque este treinador não escala Conca ele não gosta de jogar com bom!!! ele é péssimo treinador
Estádio para o mengao tem que ser no mínimo 40 mil pessoas, fazer um estádio de 25 mil é gastar dinheiro em vão!