Os novos acordos do Flamengo e Corinthians para placas publicitárias no Brasileiro dobram o valor ganho pelos dois times a partir de 2019. Cada um dos dois clubes fechou com a Sportpromotion por R 12 milhões de garantia mínima pelas placas em volta do campo em seus jogos, enquanto recebiam apenas R 6 milhões da Globo pelas mesmas propriedades em 2018. Ainda vão ganhar mais do que o dobro do que outros times se estes assinarem de fato com a BR Foot.
Os termos dos acordos de Flamengo e Corinthians com a Sportpromotion foram revelados primeiro pela 'ESPN'. Pelos contratos, os clubes recebem pelo menos R 12 milhões pelas placas, e depois 65 do que exceder esse valor. Os compromissos são válidos por quatro anos.
No caso do Flamengo, foi feita uma concorrência com empresas: a Sportpromotion foi vencedora também pela forma de modelo proposto. A empresa faz a procura por interessados e tem que respeitar duas premissas: primeiro tem que oferecer os espaços para os parceiros da Globo, o que está previsto por contrato com a emissora.
Na sequência, o clubes rubro-negro pretende que se priorize seus patrocinadores. Então, por exemplo, concorrentes de seus parceiros podem ser barrados, como uma empresa de energéticos diferente da da Carabao. Todos os contratos de patrocínio serão assinados com o próprio clube e não com a Sportpromotion. E o valor de R 12 milhões é líquido.
Pelo acordo atual com a Globo, a empresa dá a garantia mínima de R 6 milhões, mas só vendeu R 3,5 milhões em 2018. Ou seja, o clube ficou neste patamar mínimo. E a emissora tinha total controle sobre a comercialização dos espaços publicitários. Os acordos do Corinthians com a Globo eram similares ao do que clube rubro-negro por um acordo com a emissora.
O acordo feito pelos outros 18 clubes com a BR Foot dá a cada um R 5,5 milhões. Mas desse valor é descontada a comissão de 10 da CBF que portanto reduz em R 500 mil. Além disso, há um desconto de R 1,7 milhão para logística do campeonato. A diretoria do Flamengo entende que pode fazer parcerias e reduzir consideravelmente este custo ou até anula-lo.
[i]Blog do Rodrigo Mattos[/i]
Comentários do Facebook -