O Flamengo empatou com o Athletico-PR, ontem (2), fora de casa, no Campeonato Brasileiro. Além de ter cedido o empate nos minutos finais da partida, a outra notícia ruim para o clube da Gávea foi o fato de Vitinho ter sido substituído após acusar dores na perna direita.
Na Live do Flamengo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Rubro-Negro, André Rocha e Renato Maurício Prado lembraram que o camisa 11 pode ser mais um problema médico para o técnico Renato Gaúcho e fizeram críticas ao departamento.
LEIA TAMBÉM: Em novo balancete, Flamengo aponta superávit até setembro e reduz dívida; veja os números
Para este duelo, o Fla já não pôde contar com David Luiz, que cumpre preparação após se recuperar de lesão muscular, além de Rodrigo Caio, Arrascaeta, Diego e Filipe Luis, que estão sob cuidados do departamento médico. Pedro se recupera de uma artroscopia no joelho direito.
"Falando de Arrascaeta e de contusão, queria voltar na questão dos contundidos. Em outubro, o Flamengo teve 15 contusões, e destas 15 contusões, só três não foram musculares: o Pedro, que foi uma pancada que causou lesão no menisco, Gabigol teve uma entorse no tornozelo, e Diego Alves, que levou um pisão. Em 15 contusões, 12 serem musculares, e agora 13, que teve a do Vitinho... Não é possível! Fico imaginando o que vai vir pela frente e como o Flamengo tem de se preparar para trazer esses recuperados de volta. 13 contusões musculares em um espaço de 1 mês e dois dias é inadmissível", disse Renato Maurício Prado.
O colunista do UOL Esporte, então, lembrou de um comentário do ex-jogador Pedrinho durante a transmissão do jogo na TV Globo, e questionou o colega:
"Durante a transmissão, o Pedrinho levantou uma bola que achei meio maluca, mas ele acha que as contusões musculares podem estar ligadas também à forma meio desencontrada que o Flamengo está jogando".
André Rocha, também colunista do UOL Esporte, acha que pode, sim, ter uma relação de causa e consequência, mas aponta não acreditar ser essa a única explicação.
"Eu vi toda a explanação dele e faz bastante sentido. Os jogadores, quando correm errado, se desgastam mais. A lesão do Filipe Luis... As outras podem não ser, mas, por exemplo, aquela lesão do Filipe Luis foi de tanto dar pique atrás do Nikão no contra-ataque. Por que? Porque o time estava desorganizado e tinha um campo enorme para correr, e não é mais nenhum garoto. Faz sentido (...) Agora, não pode ser a única explicação. São muitas lesões, lesões quando o jogador não está jogando, apenas em período de treino. Vitinho não vinha com tantos minutos e correndo igual maluco para se contundir. Não tem uma explicação só", afirmou.
"A preparação física tem a sua responsabilidade. É difícil defender uma equipe de preparação física, no Flamengo, com o investimento que o Flamengo tem, e o currículo que eles têm. A partir do momento que tem esse contexto, esse cenário, fica difícil de precisar o que causa o que. É jogar tudo no dia 27 e, independentemente do que acontecer, ganhando ou perdendo, tem de rever muita coisa para 2022", completou.
Renato Maurício Prado, então, mostrou discordar do companheiro e do comentarista da TV Globo.
"Eu não concordo muito com o Pedrinho e com você, não. Inclusive, o Filipe Luís... A primeira contusão dele foi treinando, na semana de treino livre. E ele sentiu a mesma panturrilha que sentiu agora. A coisa é bastante complicada", indicou.
O jornalista, então, chamou o departamento médico de "caótico" ao comentar querer ver quais serão as soluções encontradas pelo clube. "Estou curioso para saber as medidas do Renato, da comissão técnica e do caótico departamento médico, e de fisioterapia e preparação física, em relação à sequência de jogos do Flamengo".
André Rocha citou que o Rubro-Negro chegar completo à final da Libertadores, no dia 27, será quase um milagre.
"Virou uma roleta russa e a impressão que dá é que vai ser um milagre jogar completo dia 27. Mesmo que faça um planejamento agora, puxe um pouco o freio de mão, mas é muito difícil. Esse combo está muito complicado para o Flamengo administrar. Se o Flamengo conseguir chegar completo, vai jogar com o time principal e as substituições serão de acordo com o contexto (...). Fica tudo em um grande ponto de interrogação. Acho que essa lesão do Vitinho é daquelas de desanimar porque é um jogador que nem pode alegar sequência pesada de jogos e tal", apontou.
Renato, então, voltou a se mostrar favorável a poupar jogadores no Brasileiro.
"Eu acho que tem de descansar o Andreas, coloca o Thiago Maia. Descansa o Arão, coloca o João Gomes. Saca o Everton Ribeiro... Everton tem de se preparar para a final, coloca o Kenedy. Acho que a hora é desses jogadores. O próximo jogo, então, contra o Atlético-GO, no Maracanã, coloca o time reserva. Gabigol acho que tem de continuar jogando", pontuou.
André, por sua vez, colocou outro debate à mesa sobre um possível dilema que o Fla pode enfrentar:
"Rodrigo Caio e David Luiz estão prontos, precisam jogar, se entrosar para o dia 27, mas, ao mesmo tempo, os dois podem estourar e ter uma lesão que os deixem de fora. E o Flamengo vai jogar uma final de Libertadores com Gustavo Henrique e Léo Pereira. Torcedor do Flamengo, está entendo o drama? O buraco onde o Flamengo se enfiou? (...) Quem é que detecta problema físico em jogador para avisar ao departamento médico e ao treinador que o jogador pode ter um problema? E na fisiologia do Flamengo tem um profissional lá que é amigo do Márcio Tannure [gerente de saúde e alto rendimento] e não tem tanta experiência no futebol. Não vou falar mal dele, mas não era para ele estar ali, em uma função tão importante quanto essa. Não tem um profissional 100% confiável para fazer isso no Flamengo", argumentou.
Renato Maurício Prado citou ainda outro ponto que considera problema.
"Não é só o apadrinhamento, mas o achatamento dos salários. O Flamengo achatou salários justamente do departamento médico, preparação física e centro de fisiologia. Se não melhorar isso, não consegue buscar profissional de excelência. O que fizeram é típico de quem não é do ramo mesmo. Tem médico e preparador físico do Flamengo que saiu e está ganhando três vezes mais que em outros clubes brasileiros. Tem de rever tudo isso. Mas não pode ver tudo isso e deixar lá o Tannure. Mas isso é para ano que vem", ressaltou.
A próxima edição da Live do Flamengo será na sexta-feira (5), logo após a partida contra o Atlético-GO, pelo Brasileiro. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
Impressão, milagre, Fla, jogar, completo
Boas noticias Domingos Gomes, temos que ter muita confiança, porque temos o.melhor elenco do B4asil Vamos que vamos MENGÃO q e Fé, afinal de ccontas
Contra a galinha não, contra o porco
Domingos Gomes Carneiro vc é funcionário do Mengão? Vai dando notícias ai pra nós. Pergunta Marcos Braz se tem algum projeto pra trazer JJ de volta. Abço bom trabalho.
Acho que o último jogo antes da final, Sport x Flamengo dia 24, o Flamengo tem que poupar
No ninho eu moro a 80 metros do ninho sou amigo.do RENATO E DO TANURI ANOTA AI DAVID LUIZ ESTÁ TREINANDO COM BOLA FELIPE LUIZ IDEM SEMANA QUE VEM ARASCAETA COMECA A IR PRO CAMPO E. PEDRO DIA 15 VAI PRO CAMPO TODOS ESTARAM TININDO COBTRA A GALINHA
Olha fica difícil é vcs dar noticia sem base eu estou quase todos os dpias