por Renato Zanata Arnos*
Conheci o futebol do garoto Adrían Nahuel “el Chino” Martínez, 21 anos, 1,77 metro, quando ele foi titular da lateral direita* do selecionado albiceleste, categoria sub 20, em hexagonal amistoso (“Torneo Integración Latinoamericana”) realizado no Paraguai, em 2010. Eletambém pode atuar como volante pelo lado direito do losango em um 4-3-1-2 e ainda, em uma linha de quatro de meia cancha, tanto dentro de um 4-4-2, como de um 3-4-3.
Na ocasião, Martínez deu velocidade e profundidade às jogadas de ataque da seleção celeste y blanca, pelo lado direito da cancha, escalado no posto de lateral, tanto dentro do sistema tático 4-1-4-1 aplicado contra o México, quanto no 4-2-3-1 apresentado no primeiro tempo da derrota para a Colômbia por 1 a 0, na última partida do torneio. Confira o posicionamento de Martínez nos campinhos táticos abaixo:
Aos 7 anos de idade Adrían Martínez chegou ao San Lorenzo de Almagro, um dos “cinco grandes” da Argentina. Em 2010, a Traffic adquiriu 50% do seu passe, mas a jovem promessa da cantera azulgrana permaneceu no clube. Na mesma negociação, a empresa brasileira de marketing esportivo adquiriu 90% do passe do volante Leandro Chaparro, que posteriormente foi negociado com o Vasco da Gama.
Atuando com a camiseta do Ciclón, destaco sua participação como titular na derrota por 1 a 0 para o All Boys, em partida válida pelo torneio Apertura 2011. Adrían fez uma boa partida, principalmente na primeira etapa, atuando como lateral-direito dentro do 4-4-2 aplicado pelo técnico Omar Assad. Martínez recebeu nota 5 do diário Olé, melhor nota de um jogador do San Lorenzo naquela partida. No segundo tempo, todo o time caiu de produção, pressionados que estavam pelo grande risco de rebaixamento.
Adrían Martínez chegou ao aurinegro Olimpo de Bahía Blanca em julho de 2012, sendo incluído juntamente com Nahuel Benítez, em uma troca pelo atacante Julio Furch. Lá é treinado por Walter Perazzo, o mesmo técnico que o convocou e o escalou entre os titulares naquela seleção sub 20 que disputou o hexagonal amistoso no Paraguai, em 2010. El chinito vem sendo titular da lateral direita do Olimpo na segunda divisão do futebol argentino e neste sábado foi escalado para encarar o Patronato fora de casa.
Vídeo: Confira o gol (o primeiro da partida) de Adrían Martínez na peleja Olimpo 4 x 1 Aldosivi, válida pela Copa Argentina, em 27 de janeiro de 2013. Ele também participou da jogada do segundo tento naquela partida.
Enfim, Adrían Martínez me agradou quando o acompanhei na sub 20 albiceleste e, pelas informações que colhi desde então, vive no Olimpo de Bahía Blanca o seu melhor momento como jogador profissional. Entretanto tem pouca idade, fator que geralmente se traduz em altos e baixos dentro da cancha, e ainda não teve oportunidades concretas (envergando uma casaca de peso como a do San Lorenzo) de na primeira divisão do futebol argentino.
Mas pode demonstrar técnica e taticamente que será uma boa aquisição para eventualmente substituir Léo Moura como titular em um clube do tamanho de um Flamengo. Nomes como os de Gabriel Mercado (ex-Pincha, atualmente no River) e Gino Peruzzi, do Vélez Sarsfield, seriam os meus primeiros recomendados aos clubes brasileiros que estão a procura de um bom lateral-direito argentino.
* Renato Zanata Arnos, niteroiense; 46 anos; formado em História; cursando Jornalismo; autor da biografia “Adílio, camisa 8 da Nação”; co-autor do livro “Sarriá 82 – O que faltou ao futebol-arte?”; ex-comentarista da TV Esporte Interativo e administrador do blog Resenha Tática - clique aqui(http://resenhatatica.blogspot.com.br/) e acesse.
Comentários do Facebook -